Está difícil segurar o pique ao longo da semana com tantas responsabilidades e tarefas? Alguns hábitos e atitudes podem te ajudar a manter a energia

A semana mal chegou na metade e você já se sente casada e sem forças? Pois você não está sozinha. A vida moderna, com todos os seus afazeres, tem mesmo o poder de acabar com as energias de qualquer um.

Afinal, com tantos compromissos e correria, como conseguir tempo ou mesmo disposição para completar tudo e ainda manter o pique ao longo da semana? Para isso, o melhor é apostar nos pequenos detalhes procurando, em poucas atitudes, manter corpo e mente saudáveis para aguentar o tranco.

Algumas soluções são simples e até óbvias. Outras já vão exigir um mínimo de determinação. Mas todas valerão a pena quando ajudarem você a passar uma semana eficiente e satisfatória. A maneira como encaramos os fatos do dia a dia é um fator determinante para a nossa qualidade de vida.

Separamos algumas dicas pontuais que, se seguidas, vão te ajudar a passar a semana com energia e vitalidade, desfrutando o melhor que a vida tem a oferecer. Aproveite!

1. Não entre em uma espiral de reclamações

Gif: Reprodução / Giphy

Os dias passarão de forma mais leve se você colocar um pouco de luz e cor no seu humor. Os problemas existem e não devem ser ignorados, mas é possível encará-los com suavidade, mais empatia e menos desespero. Um pouco de resignação e flexibilidade vai cair bem. Pode ser difícil, mas com treinamento e atenção você chega lá.

2. Faça uma coisa de cada vez

Gif: Reprodução / Giphy

Você pode até ter a capacidade de fazer mil coisas ao mesmo tempo, mas essa dinâmica tende a ser estressante e pode estar atrapalhando seu ânimo. Sobrepor atividades – às vezes não conseguindo completar nenhuma – causa fadiga mental e frustrações, grandes inimigos da energia vital.

3. Valorize suas noites de sono

Gif: Reprodução / Giphy

Se você dormir o necessário para estar com corpo e mente descansados, obviamente o dia vai passar melhor e você não vai ter que ficar se arrastando por aí. Tente dormir sempre no mesmo horário, organizando seu tempo de sono para a recuperação total.

4. Faça uma atividade física

Gif: Reprodução / Giphy

Manter seu corpo funcionando é pré-requisito para a qualidade de vida e para a mente funcionar à mil. Mesmo cansada do trabalho e das outras atividades diárias, não deixe de se exercitar ao menos duas vezes por semana. Os níveis hormonais ficam mais equilibrados, a saúde é beneficiada e a energia certamente será fortalecida.

5. Não se cobre tanto

Gif: Reprodução / Giphy

Talvez dê para encaixar mais um curso, mais um trabalho, mais um compromisso naquele buraquinho na agenda, mas pare, respire e analise: vale mesmo a pena? Todos precisam de horários de descanso, de ócio, de contemplação da vida. Reserve momentos para os amigos, os filhos ou mesmo os cachorros. Tire um tempo para fazer nada.

6. Alimente-se bem

Gif: Reprodução / Giphy

Seu corpo precisa estar bem nutrido para aguentar o tranco da rotina. Dê uma atenção especial ao café da manhã, priorizando uma refeição balanceada e rica em vitaminas. Evite fast-foods, organize o horário das refeições, diminua o café e beba muita água!

7. Organize suas tarefas

Gif: Reprodução / Giphy

Planeje suas atividades, seja mentalmente, na agenda ou em uma lista. Eleja prioridades, horários e dias para serem resolvidas. Organizando suas tarefas e objetivos vai ficar mais fácil concluí-los, o que faz com que sua semana flua e com que você alcance suas metas, o que dá uma nova carga de entusiasmo.

8. Se preciso, adie problemas pessoais por alguns dias

Gif: Reprodução / Giphy

Se a rotina já está pesada, talvez seja melhor deixar aquele problema pessoal, tenso emocionalmente, para o final de semana. Se possível, evite situações frustrantes quando você já estiver em um ritmo pesado: apesar de não ser a melhor solução, pode ser preciso adotar essa medida para não acabar de vez com a sua disposição.

9. Não se isole

Gif: Reprodução / Giphy

Nem sempre dá pra esperar o final de semana para encontrar os amigos e se divertir um pouco. Mesmo que seja um passeio rápido, essa pode ser a grande salvação da sua semana. A saúde emocional também deve ser considerada e é essencial para manter o bom humor.

10. Mantenha seu espaço limpo

Gif: Reprodução / Giphy

Às vezes é difícil estar em paz quando a casa está uma bagunça. Mas também é muito difícil manter a casa sempre organizada e limpa quando se tem muitas atividades a cumprir durante o dia. Uma boa opção é fazer uma tabela de arrumação da casa, separando mesmo que apenas meia hora para arrumar um cômodo por dia. Uma casa arrumada traz mais dinamismo para o dia a dia.

11. Feche os ciclos

Gif: Reprodução / Giphy

Conclua alguma tarefa que você vem adiando há muito tempo. Marque aquela consulta médica, termine o assunto que está se arrastando no trabalho ou finalmente arrume seu armário como você vem prometendo. Mesmo as missões mais simples, se finalizadas, têm o poder de dar um novo impulso.

Para manter o humor e a disposição durante a semana é preciso basicamente de organização e uma dose de determinação. Aproveite nossas dicas e dê um novo frescor para a sua semana!