O sexo vai muito além do prazer e da melhora da intimidade do casal, ele também pode ser um grande aliado da saúde. Quer entender melhor essa relação?

 

Melhora do humor

Um estudo publicado no Archives of Sexual Behaviour descobriu que as mulheres sexualmente ativas tem menos chances de terem depressão por conta das endorfinas liberadas durante a relação sexual. A oxitocina, conhecida como o hormônio do amor, também é útil para ser mais generosa com o par e induzir o sentimento de calma.

Coração mais saudável

 Foto: thinkstock

Um outro trabalho, realizado pela Queens University, revelou que fazer sexo três vezes por semana pode reduzir pela metade o risco de ataques cardíacos ou derrame. O motivo? Ele atua de maneira similar a um exercício físico, equivalente a subir dois lances de escada ou fazer uma caminhada, melhorando a saúde cardiovascular.

Melhora da imunidade

Com medo das gripes e resfriados típicos do inverno? Segundo um estudo recente, o sexo aumenta a imunidade contra estas doenças – e basta uma ou duas vezes por semana para ter benefícios.

Mais longevidade

O sexo também te ajuda a viver mais, ao menos é isso o que diz uma pesquisa conduzida pela Welsh. Quem faz menos de uma vez por mês dobra os riscos de morrer prematuramente, quando comparado às pessoas que se envolvem sexualmente uma ou duas vezes por semana.