Seja nas calças, blusas ou mesmo sapatos, o bordado está de volta e com uma cara mais moderna e cheia de estilo. Ainda associa o detalhe ao look datado ou “dos tempos da vovó”? Então anote as dicas para embarcar nesta tendência que promete dominar a temporada de calor de maneira atualizada e cheia de charme.

“Os bordados são muito bacanas e te permitem tanto transformar uma peça que já tem, quanto comprar uma pronta. Hoje em dia temos muitas opções, como os geométricos, as frases e até as flores que fogem daquelas tradicionais e pequenininhas, com cores mais fortes e formas atuais, além da combinação de materiais diferentes, como linhas metalizadas, miçangas e lantejoulas. Dá para brincar muito”, explica a consultora de imagem e estilo Fê Bastos.

No jeans

Reprodução/Instagram @happilygrey; @notjessfashion; @fashionlingual

As calças jeans são uma das grandes favoritas no look de dia a dia, e ganham um toque todo especial ao receberem detalhes bordados. “Diferencia e tira da mesmice, e você não precisa se preocupar: se o jeans combina com tudo, ele vai continuar com essa característica mesmo estando bordado, e cabe até mesmo para o trabalho quando o ambiente não é muito formal. Encare a peça como lisa e não fique tentando combinar muito com a blusa ou o sapato, ela permanece neutra”, indica.

Nas blusas e jaquetas

Reprodução/Instagram @stylebynelli; @madewell; @myviewinheels

As blusas e jaquetas bordadas não estão mais exclusivamente boho, agora é possível encontrar versões para todos os gostos e estilos. “Elas ficam mais interessantes e são muito fáceis de levar para qualquer ocasião, como o trabalho ou uma balada, ainda mais que na calça. Você pode combinar muito bem com jeans, alfaiataria e uma série de outras opções”, esclarece.

Nos sapatos

Reprodução/Instagram @lashvilleblog; @liangalliard; @dvane2013

Quer usar, mas tem um estilo muito básico? Então os sapatos são uma boa solução. “Vamos ver em muitas opções e eles já estão acontecendo há algum tempo, mas agora devem vir ainda mais fortes. É um tipo de detalhe que tem muito a ver com o Brasil, porque nós temos essa herança das rendeiras e bordadeiras que é muito bacana. Para quem não está acostumada, podemos começar por eles porque estão longe do rosto e não saltam tanto ao olhar”, aponta.

Equilibre!

Reprodução/Instagram @stylebynelli; @bibigoeschic; @grasiemercedes

Para que o bordado não fique com carinha de antigo – especialmente quando é um floral – a dica é ficar atenta às peças escolhidas para compor a sua produção e até optar pelo detalhe em itens que sejam mais atuais. “Sempre indico usar apenas um item bordado por vez para não ficar carregado e dar aquela sensação de que você saiu de um filme dos anos 1970. Misturar com itens bem urbanos, como o jeans, as jaquetas de couro e sapatos modernos também funciona e te dá esse resultado muito atual e descolado”, completa.

Reprodução/Instagram
@miss_gunner; @myviewinheels; @somewherelately

Vai escolher um colorido? Então saiba que a combinação no restante do look é o que vai fazer com que o detalhe se sobressaia ou fique mais discreto: “Quando você escolhe uma blusa bordada e joga uma calça em uma das cores desse bordado você chama ainda mais atenção para ele, fica destacado e interessante. Se quiser manter mais sóbrio, é só ir para os neutros”.