Quer acertar em cheio no estilo de inverno, mas não é fã das botas? 

O inverno é conhecido por ser a temporada das botas, mas a verdade é que não são apenas elas que te deixam estilosa – e versátil – na estação. Descubra cinco calçados que são tendência e que vão deixar os seus looks charmosos, modernos e, claro, confortável

O Oxford é um sapato clássico e que nunca sai de moda, mas agora ele surge em versões mais ousadas e que se encaixam nos mais variados guarda-roupas. “A influência do calçado masculino vem muito forte nesta temporada, e veremos o oxford em especial. Ele vem com sola tratorada, flatform (que deve ter vários tamanhos de salto), e com acabamentos como o verniz, o metalizado, o nude, que transita bem entre o inverno e o verão, o envernizado – mais formal – e os bicolores”, explica a consultora de imagem e estilo Ana Vaz.

Os bicos também podem sofrer variações, e a escolha vai do seu gosto pessoal. “Os bicos finos são ótimos para alongar as pernas e caem bem com barras mais amplas, como a flare. Já os arredondados, que também terão espaço, caem bem com skinny, saias e vestidos por serem mais delicados. Vale lembrar que o mais bacana do Oxford é a versatilidade, já que ele vai muito bem para o trabalho mesmo com efeitos modernos, como o metalizado”, indica.

Mules

As mules começaram a ganhar espaço no ultimo verão, e tudo indica que continuarão em alta por um bom tempo. “Elas devem permanecer nos looks pelo menos até o próximo ano, e estão cada vez mais populares. Podemos pensar na mule como uma rasteirinha pelo fato de ser aberta atrás, então vai casar muito bem com saia longa e calças flare ou pantalonas, que vão sofisticar o calçado. Por deixar boa parte dos pés de fora precisamos lembrar que elas não são aceitas em ambientes mais formais, que tendem a vê-las como chinelos”, revela.

Mocassim

Outro sapato clássico, o mocassim voltou aos holofotes repaginado, com opções de alto alto ou baixo. “Ele se assemelha muito ao Oxford, mas é um pouco menos formal, e é muito legal para deixar looks despojados um pouco mais sofisticados. Teremos várias opções de acabamentos e cores, e no geral é bem fácil de usar em qualquer ocasião e produção. Uma grande novidade é o branco, que pode assustar um pouco à princípio, mas que fica ótimo com a calça preta sequinha para inovar um pouco”, aconselha.

Tênis

Gosta da praticidade do tênis? Então pode comemorar, porque ele continua como estrela da estação. “A febre dos tênis é uma aposta para anos, especialmente porque a moda tem caminhado para uma linha mais confortável. Existe uma variedade muito grande de estilos, cores e tamanhos de sola, e é realmente um ótimo investimento. No trabalho é possível usar quando ele tem um material mais nobre, como o couro, o verniz ou o metalizado, e com peças que sejam menos casuais, como o vestido tubinho com casaco, o terninho que fica encostado no armário por ser formal demais e até a saia lápis com camiseta”, aponta.

Sandálias tratoradas

As sandálias também surgem mais invernais e ganham espaço nos looks da estação, especialmente quando utilizadas com a meia calça: “As sandálias de salto tratorado estarão muito fortes e quebram aquela ideia de salto delicado que estamos acostumadas. Elas tem uma referência masculina muito forte e caem bem com flare, pantalonas, saias e vestidos longos. Só vão funcionar em ambientes de trabalho mais informais, misturadas com uma flare escura e uma camisa”.