Manter uma silhueta enxuta e saudável não é uma preocupação apenas do verão, e a melhor estratégia para manter as curvas é APOSTAR NOS CUIDADOS O ANO TODO. No entanto, conseguir eliminar a gordura localizada e conquistar um “tanquinho” pode parecer uma tarefa impossível. Por isso é importante saber que, com ALIMENTAÇÃO ADEQUADA E UM BOM EXERCÍCIO AERÓBICO, como a corrida, além de ABDOMINAIS, dá para chegar lá. “Quando a finalidade é secar barriga é necessário fazer uma força-tarefa. Por isso, além dos exercícios abdominais, é importante ativar o corpo de forma global”, explica ANA GRECHI, professora da academia Bio Ritmo.

Abaixo, ela ensina CINCO MOVIMENTOS POTENTES PARA ATIVAR A REGIÃO, que podem ser feitos de duas a quatro séries seguidas de 10 a 15 repetições, de acordo com a sua aptidão física.

ABDOMINAL CANIVETE

Execução do abdominal canivete. Foto: Medioimages/Photodisc

Fique SENTADA E COM O TRONCO INCLINADO para trás, as pernas semiflexionadas e elevadas, os braços flexionados sem encostar o cotovelo no chão e as mãos apoiadas.FLEXIONE OS JOELHOS ao mesmo tempo em que eleva o tronco, sem tirar as mãos do lugar.

ABDOMINAL INFRASSOLO/PRANCHA DECLINADA

DEITADA DE COSTAS NA PRANCHA DE ABDOMINAL e com as mãos apoiadas nas manoplas, estenda as pernas unidas e eleve-as para cima, na altura da cintura. Contraia o abdômen e desça as pernas bem devagar (sem retirar a região lombar da prancha) até formar um ângulo de 45° graus. A prancha pode estar declinada para as avançadas ou reta para as iniciantes.

ABDOMINAL OBLÍQUO LATERAL 

Execução do oblíquo lateral. Foto: undrey/iStock

O exercício é realizado NO CHÃO, deitando-se de barriga para cima com os joelhos flexionados e posicionados ambos para um dos lados. Então realize a flexão de coluna e retorne à posição inicial. “Ao terminar a série de um lado repita a mesma para o outro”, explica Ana.

ABDOMINAL SUSPENSO  

Execução do abdominal suspenso. Foto: Satyrenko/iStock

Para trabalhar a musculatura total do abdômen, SEGURE FIRME NA BARRA, flexione o quadril e faça a extensão para voltar à posição inicial. A dica neste exercício é evitar que o corpo balance para ter melhor resultado. 

ABDOMINAL ROLINHO 

Posição inicial do abdominal rolinho. Foto: robeo/iStock

POSIÇÃO INICIAL DO ABDOMINAL ROLINHO.

Posicione os joelhos no solo, segurando no aparador lateral do aparelho. Em seguida, DESLIZE O APARELHO PARA FRENTE e em linha reta, fazendo a extensão dos joelhos e do quadril. No retorno para a posição inicial, os joelhos e o quadril fazem a flexão e os ombros ficam em extensão.