Um dos primeiros momentos marcantes da vida profissional merece ser comemorado à altura, com uma peça que seja festiva e reflita o estilo da formanda

Um dos primeiros momentos marcantes da vida profissional merece ser comemorado à altura, com um vestido que seja festivo e reflita o estilo da formanda.

O final de ano se aproxima e com ele as festas de formatura de ensino médio e na sequência as de curso superior. Enquanto os meninos, vão de terno ou smoking, tendo um leque mais restrito de opções, as mulheres se debruçam sobre milhares de opções para uma das noites mais importantes da suas recém-começadas carreiras.

O vestido precisa ser notório: ao mesmo tempo em que atenda às especificações definidas pela comissão de formatura precisa combinar com a personalidade da dona. Uma escolha perfeita considera os diferentes detalhes do look: sapatos, acessórios e maquiagem.

Para chegar a esse resultado é preciso considerar os diferentes tecidos:
• Brocado: considerado nobre por já ser bordado;
• Cetim: delicado, fino e suave;
• Chiffon: famoso pelo aspecto leve, volumoso e com movimento;
• Crepe: possui caimento suave e elegante;
• Organza: excelente opção para ser usado junto a outros tecidos;
• Renda: delicado, vazado, romântico e versátil;
• Seda: macio, brilhante, confortável e, talvez, o mais conhecido;
• Tafetá: fino, brilhante e moderno.
• Tule: geralmente usado sobreposto. É fino e possui transparência.
• Veludo: Charmoso e confortável.

O MODELO PERFEITO
Após escolher o tecido, o formato do vestido bem ajustado ao corpo da mulher deve ser escolhido quando todo o visual já estiver contemplado. Isso significa já ter em mente como será a maquiagem e também o sapato. A referência do tipo de vestido desejado vai ajudar no momento da escolha, excluindo variáveis – para isso vale pesquisar os modelos em redes sociais focadas em imagens como Pinterest e Instagram, além de revistas especializadas em moda festa.

Longos ou curtos? – Os modelos mais usados para formatura são os longos. Se a comissão de formatura não estabeleceu uma cor, a pessoa está livre para usar a de sua preferência. Caso haja uma cor, os diferentes matizes de tons garantem uma ampla oferta de escolha. Se são os curtos que fazem a cabeça da formanda, aposte em tecidos glamourosos e capriche nos detalhes.

Moda – As tendências do mercado também ajudam na escolha de modelos com detalhes específicos. Decotes, por exemplo, estão em alta e podem ser utilizados tanto na parte da frente, quanto nas costas. Entretanto, a sintonia com o corpo deve ser levada em conta, assim como sapato e maquiagem.

Ainda em dúvida? Tire uma fotografia com o vestido e avalie com calma.

Make-up – As opções de maquiagens também são muitas, então a mulher deve decidir quanto ao seu estilo, uma maquiagem mais simples com preparação da pele, batom e maquiagem nos olhos pode ser a aposta certa para formaturas no período do dia. Se a ideia é investir em uma maquiagem mais elaborada, mesclar cores escuras com brilhos é ideal.

Legenda da imagem: Oito formandas posando para o fotógrafo com modelos em variadas cores e estilos