Quem acompanha a novela “A Força do Querer” já notou que Paolla Oliveira, que dá vida a policial Jeiza, está com um corpão super em forma. E como a alimentação é peça-chave nesse processo,

 

Com o aumento da intensidade dos treinos e a alimentação balanceada, 

Menos carbo e mais respeito ao organismo

A nutricionista conta que “Paolla diminuiu a ingestão de carboidratos, deixando alimentos desse tipo apenas para o café da manhã. Fiz um planejamento alimentar personalizado, respeitando a rotina de exercícios e gravações dela. Através do resultado do exame de intolerância alimentar, retiramos alguns alimentos que dificultavam o funcionamento do organismo. Ela aumentou muito os treinos físicos, a intensidade, então programamos pré e pós treinos assim como vitaminas para dar conta da rotina. A dieta foi elaborada de forma a facilitar a rotina corrida da atriz, por isso investimos em uma alimentação balanceada de forma a fornecer gordura boa, proteína, carboidratos de qualidade e antioxidantes”.

Dar um “chega para lá” em doces, frituras e gorduras foi uma das principais recomendações.

Destaques do cardápio

O café com óleo de coco é a combinação escolhida para dar energia, saciedade e acelerar a perda de gordura por seu efeito termogênico. Para também dar energia e ainda ajudar na recuperação e ganho de massa magra, Patrícia optou pelas raízes. Já para o ganho de massa magra e reforçar a saciedade, o shake de proteína entra em cena.

Para auxiliar na perda de peso, a especialista indicou “alimentos que ajudam a acelerar o metabolismo, como abacate, óleo de coco, canela, chás (hibisco, verde, branco), gengibre e cúrcuma (açafrão). Pedi para Paolla evitar alimentos que contenham muito carboidrato (principalmente refinado, como pães, bolos, biscoitos, massas e arroz branco), além de preparações doces e fritas, bebida alcoólica, refrigerantes, salgadinhos e produtos mais industrializados. Na correria de gravações, indiquei nuts, tomatinhos, cenoura baby e fruta. Uma boa pedida também é substituir doces por um chocolate amargo e açúcar branco por outro como o demerara ou mascavo”.

A nutricionista alerta para outros riscos do “dia do lixo” além de engordar. 

Dia do lixo: Paolla pode?

A nutricionista é enfática: “não incentivo esse tipo de prática, pois nosso corpo funciona igual todos os dias da semana, e um dia inteiro de extravagâncias pode fazer o intestino desandar, as pernas incharem e a disposição despencar, por exemplo. Além disso, exceções dificultam a retomada da rotina saudável. Negocio com meus clientes mostrando que é possível ter uma vida saudável sem abdicar dos prazeres alimentares”.

Seguindo essas mesmas recomendações, você também pode entrar em forma?

Patrícia explica que “vai depender do objetivo (ganho de massa magra ou perda de gordura) e da rotina pessoal, cabendo ao nutricionista avaliar. No geral, fontes proteicas (carnes, ovo, peixe, shake de proteína, etc.) e carboidratos (raízes, fruta, tapioca, etc.) serão necessários em horários estratégicos. O segredo principal é elaborar uma dieta com as proteínas adequadas (há testes que avaliam isso) e, com as refeições pré e pós treino bem orientadas”.

Cardápio rápido

Basicamente, o dia a dia da atriz segue esse esqueminha:

Café da manhã: café com óleo de coco, uma raiz e um queijo
Almoço: uma proteína magra e salada de folhas e legumes variados
Lanche: castanhas, tomatinhos, cenoura baby
Jantar: uma proteína magra e salada de folhas e legumes variados ou sopa.