Você sabe dizer o que te faz comprar mais? Seria empolgação, impulso, a felicidade por algo bom que aconteceu, aquela amiga maravilhosa do lado? Independente do motivo, é fácil passar um pouquinho do limite, mas há outras duas razões que não partem de você e que podem te influenciar bastante, como uma música animada em uma loja lotada! Que tal?

 

Pelo menos é o que diz um novo estudo realizado por um grupo de pesquisadores da Alemanha e da Noruega, e publicado no periódico ScienceDirect. Eles analisaram as compras de mais de 43 mil clientes em 460 lojas de conglomerados europeus, todas com mais 100 m², para entenderem o impacto da música de fundo em grandes estabelecimentos comerciais. O resultado? Com o som animado e a loja no limite da sua capacidade de pessoas, os clientes compraram até 8% a mais!

Lojas com pouco movimento podem até por uma música agitada, mas isso não influencia na compra. Foto: Siri-Stafford/iStock

Esses dois fatores, no entanto, não funcionam independentes um do outro. Em uma loja com poucas pessoas, a trilha sonora não influencia em nada, principalmente se for uma playlist tranquila. Para que o “instinto” de compra fosse despertado, o estabelecimento precisava estar quase lotado e com um som agitado ao fundo.

Naturalmente, há quem deteste ambientes muito cheios de gente, mas os cientistas acreditam que a música “para cima” te distrai da “agonia” que geralmente dá, e te relaxa a ponto de ficar um pouco mais na loja e claro, gastar mais. Então já sabe, se quiser economizar, um fone de ouvido com aquelas musiquinhas de barulho de água caindo e floresta ao fundo podem ser boas aliadas.