O vestido é a grande estrela do look da noiva, no entanto, ele não é o único protagonista para deixar o seu visual incrível no grande dia: os acessórios de cabeça, desde o clássico véu ao moderno voilette, também te ajudam a imprimir o seu estilo e personalidade e fecham a produção com chave de ouro. Descubra os mais indicados de acordo com o seu tipo de festa e, claro, gosto pessoal.

Véu

Véus longos são mais formais e clássicos, e curtos passam romantismo. Fotos: monchak/iStock; VitaliiSmulskyi/iStock

O véu é o acessório mais tradicional para se usar na cabeça, no entanto, ele não é mais obrigatório. “Ele geralmente é a escolha da noiva clássica ou romântica, que querem essa sensação delicada que ele dá. Os bem longos, que chamamos de catedral, são mais formais e ideais para festas noturnas e dão um toque elegante, clássico e até um pouco sexy. Já os curtos, que vão geralmente até a altura das mãos, são mais despojados e funcionam muito bem em festas durante o dia ou em cerimônias em locais abertos”, explica a consultora de imagem e estilo Bruna Guadaim.

Coroa de flores

Flores são românticas e criativas, perfeitas para cerimônias em locais abertos. Fotos: yulyafesik/iStock; orest86/iStock

As coroas de flores se tornaram muito populares nos últimos anos e são perfeitas para quem quer um ar bem romântico e natural no grande dia. “Ela é perfeita para a mulher romântica e até a mais criativa, que gosta de se expressar através de itens diferentes e coloridos. Geralmente, fica bem em festas mais informais, que costumam ser realizadas na parte da tarde ou em locais abertos. Ele acompanha perfeitamente os cabelos soltos e com cachos, ou os penteados mais despojados, como o coque bagunçado e a trança”, indica.

Essa é a sua escolha? Então fique de olho para escolher a peça certa, afinal, nem sempre a flor natural é a melhor pedida. “Elas duram pouco e tendem a murchar rápido nessa época de calor, então vai ser necessário substituir após a cerimônia. Se quiser ficar com o acessório durante a festa, ou você vai precisar ter uma segunda coroa, ou então optar pelas de tecido, que tem uma aparência bem agradável e realista”, lembra.

Grinalda

Grinaldas estão disponíveis em vários estilos e formatos. Fotos: VickyRandom/iStock; KrisCole/iStock; kobrin_photo/iStock

Tiras, coroas, faixas e presilhas estão na categoria grinalda – acessórios considerados atemporais e que funcionam em qualquer tipo de casamento. “As tiaras e coroas são opções clássicas e românticas, e quanto mais brilho, mais formalidade e ideais para casamentos à noite. Para o dia, o melhor é equilibrar: vestidos com muitas aplicações pedem grinaldas menores e com menos brilho, como as tiaras e presilhas com pérolas, e vestidos simples podem ficar muito bem com as maiores e mais brilhantes. Nós temos vários formatos e estilos diferentes, que podem ser acompanhados do véu ou usados sozinhos”, conta.

Voilette

Voilé é moderno e sexy. Fotos: reprodução/Instagram @visionaryveils; @dustanddreamsphotography; @sparrow_station

Você quer um toque sensual ou bem moderno? Então o voilette é uma ótima pedida. “Ele tem uma pegada mais retrô e anos 1920, mas mesmo assim é considerado atual, então é bacana para a noiva moderna e criativa. É o tipo de acessório que foge do tradicional e dá um toque muito especial e dramático ao look, com aquele efeito de pin-up. Ele vai para dia ou noite, e harmoniza melhor com vestidos que tenham uma modelagem mais sequinha ou reta, porque pode ficar desproporcional com os estilos princesa”, esclarece.

Pentes e grampos

Pentes e grampos são discretos e versáteis. Fotos: malyugin/iStock; melanjurga/iStock

Se você tem um estilo mais despojado, os pentes e grampos com pérolas ou brilho são uma ótima escolha, afinal, completam o visual de maneira discreta e pontual. “Os pentes podem ter flores, brilho e normalmente são a preferência das noivas mais casuais, porque dão uma imagem clean e bonita. Muitos são bem delicados e você acaba enxergando apenas um fiozinho para dar acabamento no coque, semipreso ou na trança. Os grampinhos são opções ainda mais discretas e podem criar pontos de iluminação até mesmo no cabelo completamente solto – uma tendência nos casamentos – entre os cachos”, aconselha.

Equilibre com seu rosto

O seu formato de rosto também pode ser determinante na hora de escolher o estilo dos seus acessórios, então vale ficar por dentro: “Brincos são os que mais interferem e eles podem ser usados para equilibrar mesmo que o seu acessório de cabeça não favoreça muito. Quanto mais redondo for o rosto, ou com mais curvas, mais angulosos e retos devem ser os brincos se você quiser afinar. Para os rostos mais alongados e finos podemos optar pelas formas ovaladas. Já os acessórios no topo da cabeça tendem a criar volume, então quanto maiores e mais importantes, mais interessantes para quem tem o rosto mais volumoso na região do maxilar, nos ovais e nas faces que são curtinhas”.