A edição de verão da São Paulo Fashion Week (SPFW) chega ao fim nesta sexta-feira (1), e é impossível falar em tendências sem se lembrar das grandes estrelas da temporada: as roupas de banho. Descubra as peças que são destaque e que vão inspirar os seus looks para a praia ou piscina durante a estação.Babados

Fotos: divulgação/Marcelo Soubhia/Agência Fotosite

Os babados ganharam lugar de destaque nas roupas das últimas duas estações, então nada mais esperado do que usar o detalhe também nos biquínis. Neste verão, ele promete marcar presença nas partes de baixo, mangas (outro hit das passarelas) e tops cheios de charme.

Maiô com manga

Água de Coco e Lenny Niemeyer. Fotos: divulgação/Marcelo Soubhia/Agência Fotosite

Os maiôs com manga apareceram em praticamente todas as passarelas de trajes de banho, boa pedida para quem quer praticar algum esporte dentro da água ou apenas ficar mais confortável (e longe do sol) na areia ou beira da piscina.

Maiôs modernos

Água de Coco e Lenny Niemeyer. Fotos: divulgação/Marcelo Soubhia/Agência Fotosite

A  versão tradicional do maiô também foi reformulada com estampas e detalhes diferenciados, que te ajudam a levar a peça da praia ao look noite – substituindo o body para a combinação clássica com pantalona ou saia longa.

Hot pants

Triya e Água de Coco.Fotos: divulgação/Marcelo Soubhia/Agência Fotosite

As hot pants não são novidade no guarda-roupa feminino, e tudo indica que continuarão com força total. A diferença, no entanto, surge na cava, que está mais profunda e sexy – quase como no modelo asa delta.

Amarrações e recortes

Borana e Amir Slama. Fotos: divulgação/Marcelo Soubhia/Agência Fotosite

Para quem gosta de ousar, as amarrações e recortes (que já apareceram no verão passado) permanecem em alta, criando um jogo bacana de esconde e revela que deixa a peça de banho ainda mais sensual.

Capas

Borana e Lenny Niemeyer. Fotos: divulgação/Marcelo Soubhia/Agência Fotosite

Para cobrir o seu biquíni e maiô o grande destaque são as capas longas e cheias de movimento, que acrescentam um toque de sofisticação e são muito práticas: basta jogar por cima e você está pronta para sair.

Textura 

Borana, Água de Coco e Triya. Fotos: divulgação/Marcelo Soubhia/Agência Fotosite

As texturas também ganharam bastante importância nas passarelas, com trabalhos manuais como o tricô e o crochê e os trançados feitos com couro ou linha. Esse tipo de trama deixa o visual mais interessante e pode estar presente tanto nos acessórios quanto nas roupas.

Palha

Triya e Giuliana Romanno. Fotos: divulgação/Marcelo Soubhia/Agência Fotosite

A palha é um material bastante comum nas produções de verão, e volta com força total em bolsas, acessórios (como brincos, pulseiras e chapéus) e até sapatos. Se você tem no armário pode ter certeza de que vai usar muito.