Você pratica alguma atividade física? Faz musculação, uma aulinha de zumba, aquela caminhada básica que seja? Se você respondeu “não”, já pode dizer que entrou para as estatísticas: 62% DA POPULAÇÃO BRASILEIRA É SEDENTÁRIA! Preocupante, não?

Foto: LittleBee80/istock

O número é resultado de um estudo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), intitulado “PRÁTICAS DE ESPORTE E ATIVIDADE FÍSICA”, em parceria com o MINISTÉRIO DO ESPORTE, divulgado na última quarta (17). Entre 2014 e 2015, 62, 1% das pessoas (seis em cada 10) com 15 anos ou mais não fizeram nenhuma atividade física ou qualquer esporte, ou seja, do total de 161,8 milhões de brasileiros, 100,5 milhões ficaram “parados”.

A pesquisa foi realizada com adolescentes e adultos, DE SETEMBRO DE 2014 A SETEMBRO DE 2015, e buscava identificar a frequência com que a pessoa se exercitava, o local e a atividade praticada. APENAS 37,9% PRATICARAM ALGUMA ATIVIDADE FÍSICA NESSE PERÍODO, e declararam que o fizeram para bem-estar próprio, relaxar, aumentar a qualidade de vida ou se divertir.

Foto: MilanMarkovic/istock

Os sedentários justificaram, em grande parte, sua “ausência” pela FALTA DE TEMPO (51,6% – 25 a 39 anos) ou DESINTERESSE mesmo (57,3% – 15 a 17 anos). Segundo MARIA LUCIA VIEIRA, GERENTE DA PESQUISA, “isso se deve pela falta de hábito durante a infância, sabemos que nessa fase inicial precisa de um estímulo da família para que as crianças façam atividade física e o corpo se acostume e sinta falta de estar em movimento ao longo da vida”.

ACORDA, MENINA!

Ainda de acordo com o estudo, AS MULHERES SÃO MAIS SEDENTÁRIAS QUE OS HOMENS: no tempo de avaliação, 66,6% (duas em cada três) não praticaram nenhuma atividade física ou esporte, contra 57,3% deles.