Segundo ele, o importante é fazer dar certo no dia a dia

Como saber que ALGUÉM QUE VOCÊ NAMORA OU ESTÁ SAINDO É O PAR PERFEITO? Não basta apenas que ele diga o quanto você é bonita sem maquiagem, ou lhe prepare o café todas as manhãs (e olha que isso já é um bom começo, hein?).

O negócio é FAZER DAR CERTO NO DIA A DIA, quando um mais precisa do outro também. Segundo MAX BLUMBERG, psicólogo e pesquisador da London’s Goldsmiths University, na Inglaterra, é possível identificar alguns sinais de que a relação está, de fato, no caminho certo, e que tem tudo para ser um sucesso. Em entrevista ao JORNAL BRITÂNICO MAILONLINE, ele elencou três dos principais. Vale a pena parar e realizar uma autoanálise:

VOCÊS DISCUTEM… MAS NA MESMA DIREÇÃO!

Discussões são necessárias aos casais. A questão é saber solucioná-las de modo eficaz FOTO: thinkstock

DISCUSSÕES SÃO NECESSÁRIAS AOS CASAIS. A QUESTÃO É SABER SOLUCIONÁ-LAS DE MODO EFICAZ FOTO: THINKSTOCK

Se você pensa que não ter nenhuma briguinha é o segredo para a plenitude na rotina com o companheiro, está enganada. “Se não há conflito, pode ser um sinal de que oRELACIONAMENTO É REALMENTE MONÓTONO – ou que um lado seja mais dominante que o outro, o qual acata tudo”, disse Blumberg. A questão é resolver os problemas na direção certa. “É preciso esperar, ao menos, três ou quatro horas antes que a química no seu corpo entre em equilíbrio novamente, e que sentimentos mais raivosos diminuam, para que se volte a discutir o assunto calmamente. Aquilo da sabedoria popular de NÃO IR DORMIR ATÉ QUE TUDO ESTEJA SOLUCIONADO NÃO É NECESSARIAMENTE VERDADEIRA”.  Para ele, os melhores resultados em um desentendimento são alcançados racionalmente, quando ambos são capazes de COMPENSAR AS DIFERENÇAS SEM O PESO DAS EMOÇÕES.

Além disso, o expert reforça que o CASAL DEVA TER EM TORNO DE SEIS EXPERIÊNCIAS BOAS PARA UMA RUIM. “Se houver menos que isso, não é uma boa marca”.

VOCÊS SÃO FELIZES FAZENDO NADA JUNTOS

Fazer nada juntos e se sentir bem com isso é dos pontos importantes do relacionamento FOTO: thinkstock

FAZER NADA JUNTOS E SE SENTIR BEM COM ISSO É DOS PONTOS IMPORTANTES DO RELACIONAMENTO FOTO: THINKSTOCK

De acordo com ele, existe um TIPO DE AMOR CHAMADO PRAGMA, no qual as UNIÕES SÃO BASEADAS NA PRATICIDADE, RACIONALIDADE E REALISMO. “A definição mais apropriada para ele é quando vocês se dão muito bem juntos – e fazendo absolutamente nada! É sobre encontrar a metade com a qual você possa se divertir. É bem pragmático, mas os estudos mostraram que funciona”. Não há como negar que curtir a companhia do outro mesmo diante da falta do que fazer é um parâmetro bem forte no convívio.

VOCÊS FALAM DE SI MESMOS… COMO CASAL

“Se vocês não puderem falar sobre o namoro/casamento, não é um bom presságio”, ele comentou.  “Isso frequentemente significa que há COMPLICAÇÕES ‘BORBULHANDO’ POR TRÁS DAS APARÊNCIAS”.  Blumberg aconselhou SENTAR PARA UMA DR (discutir a relação) a cada seis meses (a não ser que se trate de uma nova paquera). Você não precisa, inclusive, colocar aquele rótulo sério à conversa, mas tentar adicionar pontos positivos ao que se vive em parceria com o outro. Como exemplo, “eu realmente gosto da nossa relação, o que você acha dela?”, ou ainda, “Há algo que eu possa fazer para melhorar o nosso tempo juntos? EuQUERO QUE VOCÊ SEJA TÃO FELIZ NISSO QUANTO EU SOU!”. “Se não houver engajamento no bate-papo, quem o trouxe à tona começará a se sentir bem solitário”. O propósito de tal processo é ajudar a passar por todas as mudanças (inevitáveis) que ocorrem ao longo dos anos. Sem mencionar, a conexão interpessoal, que se tornará mais forte e verdadeira.