Consultora financeira considera planos para viagens ou passeios na cidade mesmo

As férias de julho estão chegando e é bom você começar a se programar desde já se quer que seus pequenos aproveitem de maneira especial esse momento. Vai fazer uma viagem? Vai para a praia, para o campo ou vai ficar na cidade mesmo fazendo os passeios? + Está com o nome sujo?

COMO SE PREPARAR?

SAIBA COM CLAREZA QUANTO VOCÊ TEM

Antes de planejar a viagem, é imprescindível “saber exatamente como está a situação financeira da família. Se há poupança (dinheiro guardado e investido), SE AS CONTAS ESTÃO EQUILIBRADAS OU SE HÁ DÍVIDAS PENDENTES”, diz a CONSULTORA FINANCEIRA EVANILDA ROCHA, do site Dinheiro Inteligente.

Foto: monkeybusinessima/istock

AO DECIDIR O ROTEIRO DOS PASSEIOS OU VIAGEM, CHAME TODA A FAMÍLIA, INCLUSIVE OS MAIS INTERESSADOS: AS CRIANÇAS!

DECIDA OS ROTEIROS

Uma vez que você já sabe quanto tem, é hora de esquematizar quanto terá que economizar “E QUANDO PODERÁ GASTAR DESSE PONTO PARA FRENTE. Para definir exatamente esse valor a ser gasto nas férias, reúna a família (não deixe de incluir as crianças) para planejar os lugares que vocês pretendem visitar”, sugere Evanilda.

VAI VIAJAR? PESQUISE ANTES!

Se seu roteiro inclui uma viagem, busque os melhores preços possíveis para o transporte. “Faça as pesquisas na internet e, em seguida vá às lojas, BUSQUE OS MELHORES PACOTES E VANTAGENS”, recomenda a consultora. E faça com antecedência, porque julho é alta temporada e tudo tende a ficar mais caro.

VAI FICAR NA CIDADE? OPTE POR PASSEIOS GRATUITOS!

Se a família não está tão no azul, aposte em diversão grátis! “Faça visitas a parques públicos, museus (há dias com entrada gratuita, veja nos sites oficiais), zoológico, horto florestal, aquário, etc. Em espaços como horto e parques você poderá usar locais muito agradáveis com cadeiras e mesas ao ar livre para consumir alimentação levada de casa e assim economizar se divertindo muito com as crianças”. APROVEITE PARA MOSTRAR AS CRIANÇAS COMO MOMENTOS como esse, independente do local, SÃO IMPORTANTES PARA A FAMÍLIA!

NÃO PERCA O LIMITE DOS GASTOS

O ideal é dar passos de acordo com as condições financeiras da família. “Saiba que o sonho de uma linda viagem ou de momentos gostosos e divertidos com os filhos não podem se transformar em pesadelos, SE VOCÊ ESTIVER ENDIVIDADA E GASTAR ALÉM DO QUE PODE”, lembra Rocha.