E todos são muito fáceis de evitar!

Não tem como: ENTREVISTA DE EMPREGO SEMPRE DÁ UM FRIOZINHO NA BARRIGA e aquela preocupação de ir bem frente aos recrutadores. Nem mesmo as pessoas mais confiantes escapam desse estresse!

Muitas vezes, inclusive, alguns errinhos passam despercebidos, e podem prejudicar o seu desempenho lá na frente, na HORA DA CONTRATAÇÃO. Por isso o SITE AMERICANO “CAREERBUILDER”, especializado em vagas de trabalho e aconselhamento, fez uma pesquisa com cerca de 2.600 PROFISSIONAIS DE RH e descobriu o que você não deve nem sonhar em fazer ao ser chamado para ser avaliado por uma empresa:

ESTAR DESPREPARADO: é natural ficar um pouco nervoso ao ter encarar as perguntas sobre o que já exerceu na vida, mas não deixe que a FALTA DE CONFIANÇA impacte na sua preparação. “Se você não SE INFORMAR SOBRE A COMPANHIA E PESQUISAR A RESPEITO DO CARGO PRETERIDO, pode ampliar o seu medo e perder a oportunidade”, explica Rosemary Haefner, diretora de RH da própria plataforma.

"Mentir no CV é sempre a pior mentira..." FOTO: thinkstock

“MENTIR NO CV É SEMPRE A PIOR MENTIRA…” FOTO: THINKSTOCK

MENTIR NA CARA DURA: pode até dar uma vontadezinha de aumentar aqui e ali as conquistas e/ou FUNÇÕES DESCRITAS NO SEU CV; mas quando isso é descoberto, os empregadores simplesmente PERDEM A FÉ NO SEU POTENCIAL. É legal ter orgulho das realizações alcançadas, só que exagerá-las pode soar enganador.

SER ARROGANTE: a confiança, já mencionada anteriormente, é uma das características essenciais para obter sucesso em um PROCESSO SELETIVO. Agora, se achar não está com nada! Em torno de 59% dos entrevistados admitiram, ainda, que ARROGÂNCIA OU PREPOTÊNCIA INVIABILIZAM A ADMISSÃO DE UM CANDIDATO.

VESTIR-SE INAPROPRIADAMENTE: 49% dos participantes disseram que essa questão era suficiente para não admitir um indivíduo – para ver o quão importante é. Mesmo que seja difícil prever qual é o DRESS CODE da posição para a qual está se apresentando, sempre assuma que o estilo é elegante e o mais clássico possível.

EVITAR O CONTATO “OLHO NO OLHO”: aqui, quase 70% da amostra afirmou que isso desqualifica prontamente um concorrente à vaga. É fundamental encontrar o equilíbrio entre convicção, sinceridade e atenção visual – nada de ENCARAR O ENTREVISTADOR até que se sinta desconfortável também, hein?

Atrasar-se para uma entrevista não é visto com bons olhos pela maioria dos empregadores FOTO: thinkstock

ATRASAR-SE PARA UMA ENTREVISTA NÃO É VISTO COM BONS OLHOS PELA MAIORIA DOS EMPREGADORES FOTO: THINKSTOCK

CHEGAR ATRASADO: demonstra não somente MAU GERENCIAMENTO DO TEMPO, como DIFICULDADE DE ORGANIZAÇÃO, desrespeito e AUSÊNCIA TOTAL DE PROFISSIONALISMO. Caso você tenha uma razão incrivelmente legítima para tal, ligue com antecedência e esclareça o porquê do atraso.

DEMONSTRAR INQUIETAÇÃO DESPROPOSITADA: aquela ANSIEDADE DEMASIADA, que faz com que você não consiga ficar quieto no lugar – está toda hora batendo o pé, mudando de posição na cadeira, estralando os dedos – é incômoda para 32% dos que responderam ao questionário. Já 28% deles colocaram, além disso, que é o fim quando a pessoa não para de mexer no cabelo ou no rosto.

TER UMA LINGUAGEM CORPORAL SEM NOÇÃO: seu CORPO FALA! E você pode nem se dar conta, contudo, má postura, gesticular em excesso e cumprimento inadequado (tipo dar um aperto de mão “frouxo” ou muito forte), são vistos como comportamentos muito negativos por quem está do outro lado, analisando tudo. Para 32% do total questionado, CRUZAR OS BRAÇOS DURANTE A CONVERSA é o pior deles.