De acordo com especialista, não basta apenas exercícios localizados para conquistar esse objetivo. É importante aliar os aeróbicos também.

Já tentou alguma receita ou um DIETA MAIS DRÁSTICA PARA PERDER A GORDURINHA LOCALIZADA NA BARRIGA? Segundo a nutricionista Kelly Damasceno, da clínica Dr. Rainer Moreira, o acúmulo que se dá nessa parte do organismo é influenciado por fatores genéticos, sexo e idade, além daqueles bem conhecidos como sedentarismo, ingestão de bebidas alcoólicas e tabagismo.

APELAR PARA CINTAS COMPRESSORAS, remédios e até chazinhos recomendados por aí pode ser perigoso para a saúde, se o seu OBJETIVO É CONQUISTAR AQUELE ABDÔMEN SEQUINHO. São muitos os mitos que acabam se propagando, sem embasamento dos efeitos que chegam a provocar. Para esclarecer todas as dúvidas e te ajudar nessa empreitada, o DaquiDali reuniu os mais comuns deles. Veja abaixo:

TODA GORDURA É RUIM

É preciso se atentar para a medida da circunferência abdominal, principalmente quem tem hipertensão FOTO: thinkstock

É PRECISO SE ATENTAR PARA A MEDIDA DA CIRCUNFERÊNCIA ABDOMINAL, PRINCIPALMENTE QUEM TEM HIPERTENSÃO FOTO: THINKSTOCK

MITO: “A gordura é um macro nutriente que exerce diferentes funções, como a densidade calórica e a palatabilidade dos alimentos”, diz. Fora que está presente na membrana celular, é precursora de hormônios e FONTE DE VITAMINA LIPOSSOLÚVEL. “As pessoas tendem a não respeitar a quantidade adequada e, com a associação de dieta desequilibrada e hábitos ruins, ela influencia na composição corporal, aumento de peso e da circunferência abdominal,HIPERLIPIDEMIA (relativa às alterações do colesterol), variações na função intestinal,ESTEATOSE HEPÁTICA (gordura no fígado), etc.”, reforça.

VOCÊ PODE REDUZIR O NÚMERO DE CÉLULAS GORDUROSAS NO SEU CORPO, ESPECIFICAMENTE NA REGIÃO ABDOMINAL

VERDADE: de acordo com a profissional, em número e tamanho! Basta seguir um cardápio balanceado e ter um estilo de vida saudável.

GORDURA VIRA MÚSCULO QUANDO A PESSOA COMEÇA A SE EXERCITAR

MITO: jamais! A gordura, na realidade, é utilizada como recurso energético e não se transforma em músculo de maneira alguma.

PESSOAS MAGRAS COM UMA BARRIGA PROEMINENTE TERÃO PROBLEMAS DE SAÚDE NO FUTURO

Para perder barriga, é preciso incluir exercícios aeróbicos na rotina FOTO: thinkstock

PARA PERDER BARRIGA, É PRECISO INCLUIR EXERCÍCIOS AERÓBICOS NA ROTINA FOTO: THINKSTOCK

DEPENDE: “Podem vir a ter. A CIRCUNFERÊNCIA ABDOMINAL ACIMA DE 80 CM PARA MULHERES e 94 cm para homens está relacionada com complicações metabólicas ligadas à obesidade”, Kelly enfatiza.

QUEM É HIPERTENSO PRECISA TOMAR CUIDADO COM O AUMENTO DA CIRCUNFERÊNCIA ABDOMINAL

VERDADE: aqui, essa questão influencia bastante. “Porque além de já existir uma condição que pode comprometer a saúde, se não cuidar, a circunferência abdominal é outro agravante para a piora do estado como um todo”, aponta.

DEVO ABRIR MÃO DOS DOCES E MASSAS PARA SEMPRE PARA DIMINUIR A GORDURA ABDOMINAL

MITO: “o CONSUMO CONSCIENTE E MODERADO deve ser trabalhado. Pode ser que seja necessário abrir mão por um tempo, mas cada caso é um caso”, avalia. Por isso, consulte um especialista da área antes para saber o que é melhor para o seu objetivo.

EXERCÍCIOS ABDOMINAIS DIMINUEM A GORDURA NA BARRIGA

Sal é dos grandes vilões da retenção de líquido, especialmente na área abdominal FOTO: thinkstock

SAL É DOS GRANDES VILÕES DA RETENÇÃO DE LÍQUIDO, ESPECIALMENTE NA ÁREA ABDOMINAL FOTO: THINKSTOCK

DEPENDE: não só eles! “Exercícios aeróbicos com regulação de tempo, intensidade, e frequência, com a musculação, auxiliam na perda de gordura”, ela pontua.

PÍLULAS QUE QUEIMAM GORDURA SÃO EFICAZES

DEPENDE: “existem fórmulas que auxiliam sim na perda de peso e redução de gordura abdominal, mas DEVEM SER PRESCRITAS POR NUTRICIONISTAS OU MÉDICOS, de acordo com a necessidade”. Não saia por aí experimentando a sugestão que a sua amiga lhe deu, porque pode não funcionar para você, e trazer riscos se mal administrada.

TOMAR CHÁ DIURÉTICO OU LAXANTE É BOM PARA EMAGRECER E DIMINUIR A GORDURA LOCALIZADA NO ABDÔMEN

MITO:CHÁ DIURÉTICO AUXILIA NA REDUÇÃO DE RETENÇÃO HÍDRICA e consequente perda de peso. A perda de gordura está relacionada à basicamente ingestão de calorias menores que o gasto, porém existem outros fatores relevantes’, comenta. “O LAXANTE DESTRÓI A FLORA BACTERIANA e interfere no sistema imune! Não é aconselhável seu uso sem indicação médica para tratar constipação e, muito menos, seu uso para emagrecimento”, alerta.

O CONSUMO DE COMIDA COM MUITO SAL PODE DEIXAR A SILHUETA MAIS ARREDONDADA NA PARTE ABDOMINAL

VERDADE: e o corpo como um todo, em função do aumento da retenção de líquido.

BEBER CHOPE OU CERVEJA AUMENTA A BARRIGA

VERDADE: “podem aumentar sim. Cada grama de álcool tem 7 Kcal e, muitas vezes, seu consumo está vinculado à praxe de incluir petiscos também”.

FAZER LONGOS PERÍODOS DE JEJUM AJUDA A EMAGRECER E PERDER BARRIGA

MITO:JEJUM PROLONGADO PODE LEVAR A UMA REDUÇÃO DO GASTO ENERGÉTICO, e maior dificuldade para eliminação de peso com qualidade: que é quando você preserva os músculos e prioriza a queima da gordura”, explica.