Exercitar-se em casa é uma ótima alternativa para quem não tem muito tempo, não curte academia ou quer economizar, mas para ter reais resultados é preciso estar focada e atenta para não cometer alguns errinhos muito comuns – e que podem por seu projeto de entrar em forma por água abaixo. Saiba quais são e passe longe deles.

Seguir os treinos dos outros

Segundo Valter Da Hora, personal trainer da rede de academias Smart Fit, “acontece muito com treinos de blogueiros fitness ou pessoas que não são formadas em educação física. Atividade física deve ser encarada com seriedade, por isso, seguir conselhos de quem não possui formação na área não é recomendado e pode colocar em risco a sua segurança. Sempre recorra a textos escritos por profissionais de educação física, eles são os únicos aptos a prescrever exercícios”.

Querer fazer tudo de uma vez

“Nosso corpo precisa de descanso e por isso não é recomendado exercitar os mesmos grupamentos musculares todos os dias. Treinar diariamente é possível, mas experimente por membros superiores em um dia e inferiores no outro, assim seu corpo não ficará sobrecarregado e terá muito mais resultado”, explica o personal.

É preciso ter disciplina para não ficar interrompendo o treino ou mesmo furá-lo.

Não estabelecer uma rotina

Treinar em casa pode ser uma opção, desde que seja levada a sério. “Ficar na intenção ou fazer um pouquinho aqui, e depois parar, ou dia sim e dois não, não te trará resultados. Então estabeleça uma meta semanal de treinos e os horários que irá fazê-los, dessa forma ficará mais difícil se entregar ao sofá ao invés de se exercitar”, afirma o instrutor.

Deixar de realizar check-ups periódicos

Não é porque você se exercita em casa, que está isenta da necessidade de fazer uma avaliação. “Antes de começar os treinos passe por uma avaliação médica para saber se está apta ou não a seguir com essa rotina física sozinha. O fundamental aqui é a sua saúde e integridade física”, alerta o personal.