As famosas geralmente servem de inspiração quando o assunto é boa forma, afinal, elas contam com a ajuda de grandes profissionais para sempre exibirem o seu melhor. E, se por um lado é impossível contratar os responsáveis por suas figuras invejáveis, por outro é possível se beneficiar com as dicas deles: o treinador David Kingsburry, que trabalha com celebridades como Jennifer Lawrence, Amanda Seyfried e Jessica Chastain, entrega suas estratégias.

 

Bom resultado mesmo com pouco tempo

Esqueça a ideia de que é preciso passar horas na academia: em entrevista ao “Healthista”, o especialista explicou que mesmo com pouco tempo é possível chegar lá. “Para ter ótimos resultados as pessoas não precisam passar horas treinando. Esse é um grande engano e não é verdade. A chave está em focar na nutrição, porque ela tem um grande impacto em quanto treino você precisa. Se o seu objetivo é perder gordura, e sua alimentação é correta e você está comendo a quantidade certa de calorias, vai eliminar peso mesmo com poucos exercícios. Do ponto de vista do treino em si, eu diria para focar em peso na academia. Exercícios como levantamento de peso, agachamento e passada frontal trabalham vários grupos musculares de maneira eficiente”, indica.

Fique atenta à alimentação

Alimentação é a base para um bom resultado.

De acordo com Kingsburry, exercícios são sim eficientes, mas nada adianta se você não focar no que consome. “Se está tentando perder peso, o primeiro foco é garantir que as calorias estejam em déficit. Para fazer isso é preciso balancear as calorias consumidas com as gastas para conseguir uma energia negativa. Eu geralmente recomendo uma redução de 10-20%. (…) As pessoas geralmente são pegas por várias tendências e dietas da moda, mas a verdade é que ao ficar atento às calorias e se elas estão alinhadas com seus objetivos isso vai funcionar muito melhor”, conta.

Defina uma meta (e um prazo)

Quer mesmo ter bons resultados? Então o melhor é fixar uma meta e o tempo para chegar até ela. “A razão para um ator de Hollywood atingir resultados melhores é ter um prazo para chegar lá. Então a primeira coisa que você precisa fazer é estabelecer um objetivo claro e um prazo para isso”, explica. Dessa forma, fica mais fácil não escorregar no meio do caminho.

Não foque no cardio

Cardio ajuda, mas não deve ser o foco. 

Nada mais comum do que focar apenas nos exercícios de cardio para tentar emagrecer, no entanto, talvez essa não seja a melhor solução. “Muita gente associa a perda de gordura a esses treinos, então faz muita corrida. Mas se você quer reduzir o percentual de gordura e melhorar a composição corporal, eu sugiro treinos de resistência. Eles encorajam o ganho de músculos e melhoram a sensibilidade de insulina. Uma combinação de treino intervalado e de baixa intensidade (como uma caminhada) também pode ser utilizada para queimar caloria e criar déficit”, aconselha.

Mude o seu treino

Ficar muito tempo em um único treino também não é uma boa estratégia, afinal, é preciso desafiar o corpo a ir além: “Se alguém não evolui o treino o corpo não vai mais precisar se adaptar porque ele está confortável fazendo aquilo. Quem levanta o mesmo peso que há um ano, a demanda para que o corpo mude é muito pequena”.