Os dias frios estão aí e, para essa época, nada melhor que um caldinho, uma sopinha ou um creminho bem gostosos e quentinhos. Melhor do que isso, só se eles forem como as três receitas abaixo, com poderes extras para fazer aquele detox que você ama, acelerar o metabolismo para queimar mais calorias e facilitar a digestão, te deixando leve e disposta! Anota aí!

 

CALDINHO VERDE DETOX
47 kcal em 1 concha

De acordo com o chef, “essa sopa superverdinha combina fontes de baixa caloria ricas em magnésio, e ingredientes desintoxicantes e digestivos que auxiliam na purificação do organismo”.

Ingredientes:
1 abobrinha verde em cubos
3 folhas de couve-mineira
½ brócolis chinês em floretes menores
400 ml de caldo de legumes caseiro
1 talo de salsão picadinho
1 cebola picada
2 dentes de alho picadinhos
Sal suficiente
Pimenta suficiente
Noz moscada a gosto
3 colheres de azeite de oliva

Modo de Preparo
Refogar a cebola, o salsão e o alho inicialmente com o azeite. Em seguida, adicionar a abobrinha e refogar por 5 minutos. Acrescentar o caldo de legumes e cozinhar até que fiquem mais macios. Depois de cozidos, bater no liquidificador com as folhas de couve, corrigir o sal, pimenta e adicionar noz moscada.

SOPA DIGESTIVA PERFUMADA COM ALECRIM
40 kcal em 1 concha

Essa sopinha é muito bem-vinda por ser “low carb e de baixa caloria, pelo uso da couve-flor, digestiva e capaz de eliminar toxinas. Além disso, é antifúngica pela uso da hortelã e do alecrim, que desempenham esta função”, afirma o nutrichef.

Ingredientes:
1 cebola picadinha
2 dentes de alho picadinhos
500 g de couve-flor
½ maço de hortelã
500 ml de água
1 colheres de sopa de alecrim fresco picadinho
2 colheres de sopa de azeite de oliva
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto

Modo de preparo
Ferver 500 ml de água, desligar e adicionar ½ maço de hortelã. Deixar descansar por 5 a 10 minutos, coar e reservar. Refogar a cebola, o alho e a couve-flor na panela com o azeite. Adicionar o caldo e cozinhar a couve-flor até ficar mais macia. Bater no liquidificador com o alecrim, temperar com sal e pimenta e servir.

Foto: letterberry/iStock

CREME CAROTENO TERMOGÊNICO
77 kcal em 1 concha

Esse creme, além de delicioso, é “termogênico, digestivo e acelera o metabolismo pela presença do curry, que é uma mistura de temperos como gengibre (além de usarmos mais fresco), cardamomo, açafrão e pimentas. Possui poucas calorias e é fonte de carotenoides, que trazem benefícios à pele e aos cabelos. O coentro é fonte de magnésio e tem propriedades que colaboram na eliminação de substâncias tóxicas do corpo”, explica o nutricionista.

Ingredientes:
4 cenouras raladas
1 cebola média
3 colheres de sopa de coentro
400 ml de caldo de legumes caseiro
1 colher de sobremesa de gengibre ralado
Sal marinho suficiente
2 colheres de sopa de curry
1 colher de sopa de óleo de coco
8 castanhas de caju

Modo de preparo
Refogar a cebola no óleo de coco. Em seguida, adicionar a cenoura ralada, castanhas, gengibre e o caldo de legumes. Cozinhar até a cenoura ficar macia. Bater no liquidificador com os demais ingredientes e servir.