Nem só de sanduíches se faz um lanche da tarde: com um pouco de criatividade é possível inovar o cardápio e deixar as refeições secundárias muito mais gostosas. Para sair das opções de sempre,

Torta de linguiça
chef Ana Spengler

Divulgação

Ingredientes para a massa:

500g de farinha de trigo;
140g de manteiga;
200ml de água.

Ingredientes para o recheio:

500g de linguiça defumada;
2 talos de alho poró;
150g de queijo gouda;
Tempero mediterrâneo.

Modo de Preparo:  para o recheio, corte a linguiça em cubos e doure na própria gordura, mexendo de vez em quando. Junte o alho poró em rodelas e deixe murchar. Para a massa, aqueça a água com a manteiga até ferver. Coloque a farinha numa tigela, e despeje a água com manteiga, quente, sobre a farinha. Mexa com as mãos até obter uma massa lisa.

Abra um disco com as mãos como se fosse uma pizza e disponha metade queijo gouda em cubos. Adicione a linguiça com alho poró por cima e depois o restante do queijo em cubos. Dobre a borda da massa sobre o recheio e tempere. Asse por 25 minutos a 200ºC, até que a massa esteja dourada.

Crostini com patê de mandioquinha
Julia Guedes, blogueira e autora do Herbivoraz

Divulgação

Ingredientes:

6 fatias de pão;
1 xícara de grão-de-bico cozido;
1 xícara de mandioquinha cozida;
Suco de ½ limão;
3 colheres (sopa) de azeite;
1 colher (chá) de açafrão-da-terra em pó;
Sal a gosto;
Pimenta-do-reino moída a gosto;
Folhas de rúcula a gosto;
½ xícara de tomate seco.

Modo de preparo: leve o pão ao forno para tostar levemente. Enquanto isso, coloque o grão-de-bico, a mandioquinha, o limão, o azeite e o açafrão no processador e bata até obter um creme homogêneo. Tempere com sal e pimenta a gosto. Retire o pão do forno e passe o patê nas fatias. Coloque folhas de rúcula e tomate seco por cima. Sirva imediatamente.

Pãozinho de batata doce com ricota
Viviane Almeida

Divulgação

Ingredientes:

30g batata doce cozida e amassada;
1 colher (sopa) de chia;
1 colher (sopa) de linhaça dourada;
1 colher (sopa) de manteiga derretida ou azeite;
1/2 colher (café) de sal rosa;
2 colheres (sopa) de leite;
1 xícara de ricota xalada ou desmanchada nas mãos;
Entre 8 a 10 colheres (sopa) de polvilho doce;
2 ovos.

Modo de preparo: coloque os ovos, o leite e a manteiga em uma bacia de vidro, mexa bem. Acrescente a batata doce, a chia e a linhaça, mexa novamente. Inclua a ricota e, mexendo, vá acrescentando o polvilho aos poucos. Comece a moldar a massa com as mãos. Quando a massa desgrudar das mãos é o ponto para enrolar. Coloque numa forma untada e asse em forno médio 180 a 200°C por 40 minutos ou até dourar.

Ovos Benedict
Fábio Guia, Marcelo Kalil e Jeferson Paiano, do Laundry Deluxe

Mario Rodrigues/Divulgação

Ingredientes dos ovos:

2 ovos;
1 litro de água;
250 ml de vinagre

Ingredientes do molho hollandaise:

20 ml de vinho branco;
1 colher (chá) de mostarda dijon;
1 colher (chá) de manteiga;
1 ovo;
Sal a gosto.

Montagem:

100 g de salmão defumado;
4 brioches redondos;
Pesto de dill e mostarda dijon a gosto.

Modo de preparo do ovo: quebre o ovo em um recipiente e reserve. Ferva a água com o vinagre. Mexa a água, formando um redemoinho e coloque o ovo no meio dele. Cozinhe por 3 minutos, tempere com sal e reserve. Repita o processo com o segundo ovo.

Modo de preparo do molho hollandaise: coloque o ovo e o vinho em um recipiente, em banho-maria, em temperatura morna; misture os dois, bata e adicione, aos poucos, a manteiga derretida. Misture sem parar, adicione o sal e a mostarda dijon.

Montagem: aqueça o pão em uma frigideira, com manteiga. Coloque as fatias de salmão defumado sobre o pão, com o pesto de dill e os ovos poché. Finalize com molho hollandaise e um pouco de mostarda dijon.