Com seu currículo em mãos, os recrutadores vão direto para lá!

As REDES SOCIAIS são um terreno perigoso quando se fala em VIDA PROFISSIONAL. Hoje, a maioria dos recrutadores vai direto lá, conferir o perfil do seu candidato. E é aí que seu currículo brilhante pode ir por água abaixo. Nesse mundo em que a web tem um peso proporcional as suas habilidades, TODO CUIDADO COM O MARKETING PESSOAL É POUCO. “Esse espaço deve ter total atenção e foco para alavancar o crescimento profissional, pois quanto mais você tem excelente visibilidade e as pessoas te vêem como autoridade em seu mercado, mais você consegue MELHORES RELACIONAMENTOS, MELHORES OPORTUNIDADES E ATRAI SEGUIDORES. A ideia é construir conscientemente a reputação nas redes sociais, mesmo as consideradas pessoais”, explica a COACH FERNANDA CHAUD, da SBCoaching.

Aqui vão algumas dicas de como melhorar seu marketing pessoal no mundo virtual:

Fotos em festas ou com álcool na mão podem não ser bem vistas se você quer melhorar o profissional. Foto: shironosov/iStock

FOTOS EM FESTAS OU COM ÁLCOOL NA MÃO PODEM NÃO SER BEM VISTAS SE VOCÊ QUER MELHORAR O PROFISSIONAL. FOTO: SHIRONOSOV/ISTOCK

SEJA CUIDADOSA COM A SUA IMAGEM

Se pergunte: como você quer ser vista pelos seus colegas de trabalho, pelo mercado, pela família ou por recrutadores? “Sua imagem é seu cartão de visitas, por isso tenha certeza de que ela impacte positivamente as pessoas, e que a primeira impressão seja a melhor possível. Isso vale para as redes sociais, onde fotos e posts devem refletir a postura que tem no dia a dia e LEMBRE-SE DE QUE ESSA POSTURA DEVE REFLETIR A PESSOA QUE QUER SE TORNAR, E NÃO QUEM VOCÊ É”, orienta a profissional.

FIQUE DE OLHO NO PORTUGUÊS

Cuidado com a escrita (e isso vale para outras línguas também!). “Preste atenção aos erros de português, POIS SÃO INADMISSÍVEIS. Hoje em dia, o perfil profissional é visitado por recrutadores e para causar uma primeira boa impressão é imprescindível que a grafia da língua seja correta e profissional”, afirma Chaud. De acordo com MARCELO ABRILERI, presidente da Curriculum, “os candidatos ainda deixam muitos erros de português, ESPECIALMENTE QUANDO DESCREVEM SUAS PRÓPRIAS EXPERIÊNCIAS”.

Postar seus méritos profissionais te dá visibilidade e respeito. Foto: Wavebreakmedia Ltd/iStock

POSTAR SEUS MÉRITOS PROFISSIONAIS TE DÁ VISIBILIDADE E RESPEITO. FOTO: WAVEBREAKMEDIA LTD/ISTOCK

COMPARTILHE SUAS CONQUISTAS PROFISSIONAIS

Poste conteúdos que reflitam quem você é como profissional, sobre seus pontos fortes e sobre aquilo em que é expert. De acordo com a especialista, “ser muito competente, atingir grandes resultados e não divulgar seus feitos é a mesma coisa que ter um baú cheio de diamantes, só que no fundo do mar. A ideia não é aparecer e se exibir, mas valorizar suas conquistas e promover sua visibilidade. PUBLIQUE SUAS CONQUISTAS QUE AGREGARAM OU AGREGAM VALOR PARA PESSOAS, TIMES OU ORGANIZAÇÃO. Compartilhe com pessoas como forma de inspiração e com frequência. Apareça! Afinal, quem é visto, é lembrado!”.

FAÇA BENCHMARKING DE PERFIL

Veja os perfis profissionais na sua área mais visitados no LINKEDIN, por exemplo, e entenda o que eles estão fazendo de diferente para atrair mais visualizações. A dica da coach é: “PERCEBA A LINGUAGEM QUE USAM, QUAIS SÃO OS TIPOS DE POSTAGENS, E AGREGUE VALOR AO SEU PERFIL, atualizando-o constantemente e ajustando para que fique cada vez mais bem construído. Assim você atrai cada vez mais visitas por gerar confiança nas pessoas e essas o enxergarem como autoridade no seu mercado”.