Materiais como pallets, caixotes de feira, portas antigas e pneus ajudam a dar um toque moderno aos ambientes

Redecorar a casa não precisa ser caro e difícil, é possível deixar tudo muito mais charmoso reutilizando materiais baratos e que rendem objetos incríveis. Descubra como reaproveitar itens como pallets, caixas de feira e até pneus com muita criatividade para espaços mais interessantes, modernos e econômicos.

“Mobílias feitas com materiais reciclados geralmente ficam muito bacanas e dão um ar atual para a casa. O importante é que você não utilize muito desses recursos em um mesmo ambiente. Esse tipo de objeto se torna AUTOMATICAMENTE UM PONTO FOCAL E DE ATENÇÃO e, se você sobrecarrega, acaba perdendo o destaque, que é o efeito desejado”, explica a designer de interiores ALESSANDRA MORÁVIA.

PALLETS

MESA DE CENTRO

Pallets podem virar lindas mesas de centro com um tampo de vidro para proteger a madeira. Foto: hamburguesaconqueso/iStock

PALLETS PODEM VIRAR LINDAS MESAS DE CENTRO COM UM TAMPO DE VIDRO PARA PROTEGER A MADEIRA. FOTO: HAMBURGUESACONQUESO/ISTOCK

O pallet é muito versátil, e pode ser transformado em uma grande variedade de móveis. O cuidado está em caprichar no acabamento. “Você pode trabalhar com a tinta de sua preferência ou deixá-lo cru. De qualquer forma, deve lixar com lixa para madeira, pintar da cor que deseja ou apenas passar o verniz, as duas ficam interessantes. PARA MESAS É BOM COLOCAR UM TAMPO DE VIDRO POR CIMA, QUE VAI PROTEGER A PEÇA SE VOCÊ COLOCAR COPOS, POR EXEMPLO. Outra ideia é comprar PASTILHAS DE VIDRO e colar com cola simples de contato, fica lindo e ainda segura grandes temperaturas caso você queira fazer um fondue”, ensina a designer de interiores FABIANA VISACRO.

Versátil, o material pode se transformar em vários tipos de móveis. Foto: Jovy86/iStock

VERSÁTIL, O MATERIAL PODE SE TRANSFORMAR EM VÁRIOS TIPOS DE MÓVEIS. FOTO: JOVY86/ISTOCK

Apesar de muita gente ainda associar o pallet a um efeito rústico, é possível alcançar muita elegância, basta prezar pelos detalhes. “ELE PODE PASSAR DE RÚSTICO PARA MUITO SOFISTICADO CASO VOCÊ ADICIONE CORES, VIDRO, RODÍZIOS OU ATÉ ESPELHO. Quanto mais bem trabalhado, mais coerente com ambientes internos e elegantes”, aponta Alessandra.

SOFÁS E CAMAS

Lixe e envernize a madeira para fazer um sofá bonito e econômico. Foto: archideaphoto/iStock

LIXE E ENVERNIZE A MADEIRA PARA FAZER UM SOFÁ BONITO E ECONÔMICO. FOTO: ARCHIDEAPHOTO/ISTOCK

Já pensou em transformar pallets em camas e sofás? Acredite, além de muito fácil – e bem mais econômico do que comprar pronto – o efeito é incrível. “ELES COSTUMAM AGUENTAR PESO E SER BEM ESTRUTURADOS, ENTÃO DÁ PARA FAZER CAMAS E SOFÁS MUITO BONITOS. Você vai tratar a madeira, lixando, e depois escolher se pinta ou apenas passa verniz, e empilhar até a altura que quer. Tome cuidado ao pregar”, conta Fabiana.

Para a cama, basta lixar e colocar o colchão sobre o pallet. Foto: archideaphoto/iStock

PARA A CAMA, BASTA LIXAR E COLOCAR O COLCHÃO SOBRE O PALLET. FOTO: ARCHIDEAPHOTO/ISTOCK

Para as camas é bastante simples, basta colocar o colchão e está pronto. No caso dos sofás, invista em um estofamento bacana e que combine com o restante da sua decoração, como indica Fabiana: “Dá para brincar bastante na decoração por ser mais barato do que comprar um móvel que você não pode mudar muito. ESCOLHA BONS TECIDOS E COLOQUE UMA ESPUMA MACIA DENTRO, e se quiser troque de tempos em tempos para variar as estampas”.

HORTINHA VERTICAL

Fure o pallet com o próprio parafuso para que os vasos não caiam. Foto: Newnow/iStock

FURE O PALLET COM O PRÓPRIO PARAFUSO PARA QUE OS VASOS NÃO CAIAM. FOTO: NEWNOW/ISTOCK

Plantar temperos ou apenas manter vasos dentro de casa deixa o clima mais agradável, e com os pallets isso é algo bonito e simples. “É só pregar na parede, pintado ou não, e fixar os vasinhos com ganchos. O PALLET NÃO ACEITA TANTO A FURADEIRA, ENTÃO O IDEAL É QUE VOCÊ VENHA FAZENDO PRESSÃO COM O PRÓPRIO PARAFUSO para furar e fixar tanto os vasos quanto o material na parede. Esse furo feito com as mãos ficará muito mais seguro, porque não afrouxa. Aproveite um espaço na área ou na cozinha, que geralmente ficam ótimos com plantas”, aposta Fabiana.

PAINEL DE COZINHA

É possível utilizar o material para fazer painéis muito úteis na sua cozinha, no tamanho que você desejar. “VOCÊ PODE PENDURAR PARA COLOCAR GANCHINHOS COM COLHERES E UTENSÍLIOS DIVERSOS, FICA MUITO BONITO. Eu fiz e como uso livros de receitas pendurei no pallet um caixote de feira, onde guardo todos eles”, conta Fabiana.

CAIXOTES DE FEIRA

JARDINEIRAS

Madeira pode ser deixada rústica para ambientes externos ou receber pintura para enfeitar a parte de dentro da casa. Foto: Marina Lohrbach/iStock

MADEIRA PODE SER DEIXADA RÚSTICA PARA AMBIENTES EXTERNOS OU RECEBER PINTURA PARA ENFEITAR A PARTE DE DENTRO DA CASA. FOTO: MARINA LOHRBACH/ISTOCK

Assim como os pallets, os caixotes de feira devem ser lixados e pintados, e até receber rodinhas e outros detalhes. “Como ele é profundo, tem uma grande infinidade de usos. PINTANDO COM UMA COR BONITA VOCÊ PODE PLANTAR FLORES OU TEMPEROS PARA DEIXAR UMA PEQUENA HORTA NA SUA BANCADA OU COZINHA. Eles podem ainda receber rodinhas, os rodízios, para ficar mais bem acabados”, aconselha Alessandra.

MESINHAS

Caixotes podem virar mesinhas rústicas ou sofisticadas, de acordo com o acabamento que receberem. Foto: alien185

CAIXOTES PODEM VIRAR MESINHAS RÚSTICAS OU SOFISTICADAS, DE ACORDO COM O ACABAMENTO QUE RECEBEREM. FOTO: ALIEN185

Caixas de madeira rendem ótimas mesinhas laterais, tanto para o quarto quanto para a sua sala. “VOCÊ PODE PINTAR OU SÓ LIXAR, E DEPOIS ENVERNIZAR, FICA MUITO LEGAL E MODERNO. Dá para guardar brinquedos, livros e decorações”, diz Fabiana. Caso queira, pode empilhar várias para fazer uma estante. O passo a passo você aprende aqui.

PRATELEIRAS

Diversidade de tamanhos e profundidades permite criar prateleiras muito funcionais. Foto: archideaphoto/iStock

DIVERSIDADE DE TAMANHOS E PROFUNDIDADES PERMITE CRIAR PRATELEIRAS MUITO FUNCIONAIS. FOTO: ARCHIDEAPHOTO/ISTOCK

Nichos de parede costumam ser caros, embora tenham um efeito muito interessante para a decor. No entanto, é possível alcançar a mesma estética apenas com os caixotes. “PODE LIXAR, ENVERNIZAR E ATÉ REVESTIR COM OUTROS MATERIAIS, como botões coloridos, fotos ou as pastilhas, que basta colar com cola simples. Como tem diferentes profundidades podem guardar muitos objetos e é fácil pregar na parede”, esclarece Fabiana.

TIJOLOS

Sobraram tijolos de alguma reforma na sua casa ou de algum parente? Aproveite! “Dá para fazer sapateiras, colocando os calçados nos quadradinhos. BASTA ENFILEIRAR E PINTAR, É DIFERENTE, FUNCIONAL E BONITO. Além disso, pode virar um suporte de mesa muito bonito, é algo que você não espera e que confere uma cara totalmente nova ao ambiente”, indica Alessandra.

PORTAS ANTIGAS

Portas podem ser pintadas para assumirem funções decorativas. Foto: Fabiana Visacro/Divulgação

PORTAS PODEM SER PINTADAS PARA ASSUMIR FUNÇÕES DECORATIVAS. FOTO: FABIANA VISACRO/DIVULGAÇÃO

Portas antigas são itens econômicos e versáteis, que podem assumir funções meramente decorativas, como receber tinta para se tornarem cabeceiras de cama, ou funcionais. “Elas ficam muito bonitas fixadas na parede para fazer painéis e até colocar prateleiras. Dá para pendurar e deixar uma decoração diferenciada, ou até mesmo FAZER UMA MESA UTILIZANDO CAVALETES OU PÉS DE MADEIRA”, aposta Fabiana.

GAVETAS VELHAS

Às vezes os móveis ficam muito antigos e acabam sendo descartados, mas seria possível aproveitar aquela gaveta que sobrou da cômoda para ganhar um espaço bem moderno de armazenamento. “VOCÊ PODE TIRAR DO MÓVEL, LIXAR E COLOCAR NA VERTICAL NA PAREDE, DE FORMA QUE O PUXADOR FIQUE VOLTADO PARA O CHÃO. Nessa parte de baixo pode investir em colocar ganchinhos para pendurar colares, e aproveitar a parte de dentro do nicho com pequenas prateleiras para guardar objetos maiores ou mesmo fazer um mural de fotos. É muito simples de pregar”, esclarece Fabiana.

PNEUS

Pneus pequenos pintados viram vasos para a parede do quintal. Foto: Marianna Ceccarelli/iStock

PNEUS PEQUENOS PINTADOS VIRAM VASOS PARA A PAREDE DO QUINTAL. FOTO: MARIANNA CECCARELLI/ISTOCK

Pneus de carros pintados se transformam rapidamente em belos vasos de flores para o quintal, enquanto os grandes são ideais para criar assentos. “ELES PODEM VIRAR BANCOS E PUFES MUITO INTERESSANTES, REVESTIDOS DE TECIDO OU COM CORDAS. Escolha sua estampa favorita e cole com cola quente, rodeando todo o pneu”, ensina Alessandra.

RESTOS DE JANELAS

“A janela antiga vira rapidamente uma moldura para as suas plantas, com bromélias ou hortaliças. Fica bonito e é muito simples, só lixar, tratar e pendurar, colocando os vasinhos no meio dela. TAMBÉM PODE USAR COMO UMA MOLDURA PARA OUTROS OBJETOS E FOTOS”, garante Fabiana.