Está mais do que comprovado o quanto as ATIVIDADES DE LAZER SÃO BENÉFICAS para a saúde. Inclusive, cientificamente: uma pesquisa da Universidade de Harvard e do Instituto Nacional de Saúde (NIH, sigla em inglês) dos Estados Unidos, mostrou que UNIR MOMENTOS DE FOLGA A EXERCÍCIOS PODE ACRESCENTAR ATÉ SETE ANOS NA LONGEVIDADE de uma pessoa. Então, por que não começar logo no FIM DE SEMANA, COMO ESTÍMULO para que a prática seja constante durante os outros dias? “Às vezes, o final de semana ativo dá o começo da história, e faz com que você continue ativo”, conta o Dr. Nahas, coordenador do Centro de Medicina do Esporte do Hospital 8 de Julho. Inclusive, para ele, uma coisa puxa a outra: “quando você começa a andar, a fazer uma atividade física, independente de qual seja, ela éSOMATÓRIA. Se cumprir uma jornada ativa durante a semana, conseguirá jogar aquela bola com o filho no domingo”.

A nutricionista Dra. Talita Barbieri, da Clínica Dermablue, reforça a individualidade do ser humano com suas características próprias de metabolismo, idade, sexo, peso, etc. “É excelente que o ‘paciente’ encontre um modo de se divertir e tenha prazer com a atividade física. Praticando essa conduta, a LUTA CONTRA O SEDENTARISMO, obesidade, doenças crônicas e o mau humor se transformará em algo muito prazeroso e definitivo. Se proponha agora em SER FELIZ GASTANDO CALORIAS duas vezes por semana e vá AUMENTANDO A CADA DIA A FREQUÊNCIA E INTENSIDADE”.

Abaixo o DaquiDali lista alguns exemplos que você já pode por em ação neste fim de semana, e gastar calorias de maneira muito mais divertida e prazerosa:

ANDAR DE BICICLETA NO PARQUE: você pode chamar a família inteira para essa aventura, mesmo que não tenha o equipamento, já que é possível alugá-lo em muitos locais. Com uma hora dessa diversão, é possível eliminar 300 KCAL, – o que corresponderia a 40 MINUTOS DE AULA DE AGACHAMENTO, aproximadamente.

Andar de bicicleta no parque é uma atividade que pode envolver toda a família FOTO: thinkstock

ANDAR DE BICICLETA NO PARQUE É UMA ATIVIDADE QUE PODE ENVOLVER TODA A FAMÍLIA FOTO: THINKSTOCK

DANÇAR LAMBADA, ZUMBA OU OUTROS RITMOS ACELERADOS NA BALADA: mesmo quem não é nenhuma bailarina consegue queimar 600 KCAL por hora de agito na pista. ANDAR NA ESTEIRA ERGOMÉTRICA PELO MESMO TEMPO chega a gastar menos que isso, acredita? Em torno de 540 calorias.

PINTAR A CASA, O QUARTO OU OUTRO CÔMODO: renovar o visual do lugar onde se mora pode ser uma boa pedida para o fim de semana. Por que não botar a mão na massa e se divertir na hora da pintura? Dá para chamar a criançada para ajudar também e o trabalho ficará ainda mais rápido! Em uma hora é possível dar adeus a 160 KCAL. Você terá um ambiente novo ao invés de ficar numa AULA DE ALONGAMENTO PELO MESMO TEMPO.

SURFAR: já se aventurou nas ondas? Pode parecer difícil à primeira vista, mas não custa experimentar. A praia dá o toque final para completar a recreação. 30 minutos na água dando braçadas e ficando em cima da prancha consomem 240 KCAL. Quantia equivalente aFAZER FLEXÕES, ABDOMINAIS E SALTOS.

LEVAR O CACHORRINHO PARA PASSEAR: apenas 20 minutinhos de volta pelo bairro com ele e você perde até 110 KCAL; mais ou menos o mesmo que ANDAR EM BICICLETA ERGOMÉTRICA COM LEVE ESFORÇO.

IR AO SUPERMERCADO: essa tarefa pode ficar ainda mais recompensadora quando você descobre que andar uma hora pelos corredores do estabelecimento empurrando o carrinho elimina 270 KCAL – mais ou menos o mesmo que LEVANTAR PESO LEVE NA ACADEMIA, que perde em torno de 180 calorias.

FAZER COMPRAS NO SHOPPING: sabia que com 40 minutos você pode se desfazer de até 220 KCAL? Aqui vale o MESMO EXEMPLO DA BICICLETA ERGOMÉTRICA, que no modo leve consome 120 cal.

Quem disse que passear no shopping não gasta calorias? FOTO: thinkstock

QUEM DISSE QUE PASSEAR NO SHOPPING NÃO GASTA CALORIAS? FOTO: THINKSTOCK

ANDAR DE PATINS: equipamentos de proteção a postos e vamos lá! Em 30 minutos, 196 KCAL. O mesmo que 45 minutos de EXERCÍCIOS NA BARRA.

CAMINHAR NA AREIA FOFA: verão, calor… Só falta, justamente, andar na areia fofa: 30 minutinhos de um lado ao outro da praia, por exemplo, aniquilam 190 KCAL; o que corresponde a 35 MINUTOS DE ABDOMINAL.

PARA TER EM MENTE

“Existe QUANTIDADE MÍNIMA DE CALORIAS A SEREM GASTAS PARA SAIR DO SEDENTARISMO”, explica o Dr. Nahas. “Uma pessoa de 70kg  precisa gastar 2000 kcal a mais por semana, além das que consome para se manter viva”. Por isso a importância deDISTRIBUIR MAIS ATIVIDADES AO LONGO DA SEMANA também. Segundo ele quando as pessoas não tinham rotinas que as mantinham tão sentadas e sem se movimentar muito – já que, em muitos empregos há necessidade de se trabalhar de uma mesa, com pausas regulares, por exemplo; ou com a facilidade do carro e outros meios de transporte, muito usados em quaisquer situações – o sedentarismo não era tão atrelado a realidade. Ao invés de estacionar bem na frente do escritório, que tal parar um pouco mais longe e caminhar? Subir e descer escadas ao contrário de pegar o elevador?

A constância do movimento faz com que o cenário mude: “Atividade física DEVE SER CONSTANTE PARA TUDO QUE VOCÊ FAZ”, ele recomenda. O METABOLISMO SE TORNA MAIS ACELERADO E MELHORA A QUALIDADE DO TRABALHO COM OS NUTRIENTES INGERIDOS.