Depois de dominar as passarelas internacionais, a calça clochard virou uma verdadeira febre entre as fashionistas e já é considerada uma das maiores tendências para a próxima estação. Para embarcar neste modelo versátil e sofisticado, descubra os truques para que a peça se encaixe bem ao seu formato de corpo:

 

Reprodução/Instagram @pamhetlinger; @larsvontiara; @my_stylosophy

“A calça tem cintura alta, é mais larga no quadril e desce afunilando nas pernas e, apesar de ser uma peça mais ousada, está bem presente nos looks de streetstyle, além de agradar quem prioriza o conforto e a sua versatilidade. Ela pode ser usada em produções mais formais e em looks de trabalho, com combinações com scarpin e camisa ou blusas de tecidos leve com blazer, ou para um visual mais despojado, com o combo clochard + camiseta ou cropped”, explica a consultora de imagem e estilo Juliana Maragoni.

Triângulo

Reprodução/Instagram @pazhalabirodriguez; @shortstoriesandskirts; @virginia_from_virginia

Você tem o quadril mais evidente e muito mais largo que os ombros? “Como o modelo da calça já chama bastante atenção e deixa o quadril mais largo quem tem o corpo triângulo pode investir em cores neutras, como o bege, cinza, branco, preto, vinho, verde oliva e coral, e deixar a atenção para a parte de cima do look optando por estampas e brilhos”, indica.

Triângulo invertido

Reprodução/Instagram @stargazerfashion; @styleitupanotch; @notjessfashion

Se você tem o quadril estreito e mais volume na parte de cima, então o melhor mesmo é usar e abusar das texturas e detalhes especiais em sua calça. “Aposte nas estampas e cores extravagantes da calça clochard, harmonizando com o resto do corpo”, esclarece.

Pouca definição de cintura

Reprodução/Instagram @vogue.mylife; @justine_seynhaeve; @pamhetlinger

Para os formatos de corpos que não tem tanta definição de cintura, como o retangular, a cintura alta da calça é uma ótima pedida, assim como quem está incomodada com alguns quilinhos extras na balança. “As mais cheinhas ou com quadril muito largo também podem usar, pois o modelo tem poder de alongar. Os cintos são perfeitos para acinturar (dando forma em quem não tem) e valorizar a silhueta. Dobrar a barra da calça e mostrar um pouco de pele é outra dica, pois garante um visual mais alongado, assim como usar a terceira peça, que é bem-vinda para alongar por formar linhas na vertical”.