Para emagrecer é preciso gastar mais calorias do que se ingere, e o que não faltam são dicas de como conseguir isso de maneira rápida e eficiente. No entanto, nem tudo o que se diz é real: LISA MALLONEE, do Texas A&M Health Science Center, desvenda os maiores mitos da boa forma para te ajudar a não cair em falsas promessas.

SOBREMESAS SEM GLÚTEN SÃO MELHORES

Muita gente ainda confunde os produtos livres de glúten com mais saudáveis e benéficos para a silhueta, mas nem sempre é o que acontece. BOA PARTE DESSES DOCES CONTÉM MAIS CALORIAS DO QUE AS VERSÕES TRADICIONAIS e podem levar ao sobrepeso.

ALIMENTOS SEM AÇÚCAR E SEM GORDURA SÃO SAUDÁVEIS

Outro equívoco comum é acreditar que os alimentos livres de açúcar e de gordura podem ser consumidos em maior quantidade, sem pensar nas calorias que existem neles. Essas versões podem ganhar aditivos químicos para o aumento do sabor, que as deixam mais pesadas e prejudiciais. Portanto, A DICA É FICAR DE OLHO NO RÓTULO.

CARBOIDRATOS ENGORDAM

Não é o carboidrato que faz uma pessoa engordar, e sim o tipo escolhido e a quantidade ingerida. De acordo com a especialista, ELE É A MAIOR FONTE DE ENERGIA PARA O CORPO E O PROBLEMA ESTÁ EM CONSUMIR AS VERSÕES CHAMADAS DE SIMPLES, que são refinadas e estão presentes em alimentos processados. O ideal é acrescentar a versão complexa, como farinhas e grãos integrais, frutas e vegetais.

COMER TARDE É RUIM PARA EMAGRECER

O que se come é mais importante do que o horário. Foto: Choreograph/iStock

O QUE SE COME É MAIS IMPORTANTE DO QUE O HORÁRIO. FOTO: CHOREOGRAPH/ISTOCK

Apesar da crença de que não se deve comer muito tarde, e de que o café da manhã deve ser mais encorpado que o resto das refeições, Lisa diz que isso não faz tanta diferença, e que oCONTEÚDO DO PRATO E O SEU TAMANHO SÃO MUITO MAIS IMPORTANTES DO QUE A HORA DO DIA em que são ingeridos.

FAZER JEJUM “LIMPA” O CORPO

Programas detox com um ou dois dias de jejum ao longo da semana ficaram bastante populares nos últimos anos, mas não são as melhores saídas. Os rins e fígado já fazem a tarefa de limpar o organismo e PASSAR DIAS SEM SE ALIMENTAR NÃO MUDARÁ A MANEIRA COMO VOCÊ ELIMINA TOXINAS, além de ser perigoso. Procure montar refeições ricas em fibras e evite guloseimas industrializadas.

BARRAS DE CEREAIS AJUDAM A PERDER PESO

Quem nunca recorreu a uma barrinha de cereal para matar a fome ao entrar na dieta? Populares, essas opções oferecem praticidade, mas é essencial ficar de olho nos ingredientes.ALGUNS TIPOS APRESENTAM NÍVEIS ALTOS DE AÇÚCAR, GORDURA E CALORIAS, o que pode ser ótimo para atletas, mas não recomendado para pessoas comuns que estão tentando perder peso.