Os batons laqueados ou com acabamento mais brilhante estão com tudo nesta temporada, no entanto, muitas mulheres têm dificuldades em impedir os borrões e conseguir que eles durem o dia todo. Você também está neste time? Então anote seis truques que vão aumentar a durabilidade e ainda impedir que o produto escorra.

 

Hidrate!

Hidrate os lábios antes de começar a maquiagem. Foto: Stockbyte

O primeiro passo para usar qualquer batom é garantir que os seus lábios estejam bem hidratados – um cuidado que é ainda mais importante no inverno. “Quando a boca está ressecada ela deixa aquelas pelezinhas se soltando, e geralmente esse tipo de batom escorre por ali e vai embora mais rápido. O ideal é que você use produtos específicos, como o lip balm, assim que começar o preparo da pele, assim dá tempo de absorver bem até usar o batom ao final da maquiagem”, explica o maquiador Raphael Gonçalves.

Aposte no lápis de boca

Lápis impede que o batom escorra para além dos lábios. Foto: MikeLaptev/iStock

Você não precisa ter um lápis de contorno para cada cor de batom, no entanto, vale sim ter um nude sempre à mão. “Ele ajuda muito tanto para que não escorra quanto para aumentar a durabilidade, porque funciona como uma espécie de primer no seu lábio. Você deve aplicar na boca toda, porque se estiver apenas no contorno ele vai acabar saindo mais rápido no restante e deixando uma diferença de cor ao longo do dia”, indica.

Iluminador ou corretivo

Não gosta do lápis? Então vale usar o corretivo ou o iluminador nude a seu favor. “Ele funciona muito bem para impedir que escorra, mas precisamos selar depois. Primeiro você deve passar o batom e aí aplicar o produto em volta dos lábios. Isso vai te dar mais definição e um bom acabamento, além de dar essa proteção. Depois é só selar aplicando um pouquinho de pó por cima com a ajuda do pincel de sombra ou de uma haste flexível”, ensina.

Troque por fórmulas de longa duração

Fórmulas de longa duração são aliadas. Foto: shumskaya/IStock

Outra solução possível é investir em fórmulas de longa duração ao for adquirir batons com o acabamento do momento, mas tenha em mente que elas não farão todo o trabalho. “O quão bem esse tipo de batom vai funcionar depende muito da qualidade dos seus lábios, que precisam estar hidratado, como falamos antes. É 50% seu cuidado e 50% o produto, mas se fizer tudo corretamente ele vai te ajudar muito”, conta.

Remova os excessos

O excesso de batom é outro problema comum que faz com que ele escorra ou borre com facilidade, e pode ser evitado com o velho truque de pressionar um lencinho de papel sobre os lábios. “Para não manchar os dentes podemos também substituir o do dedo pela colher, que é mais prático. Você coloca a colher de sopa dentro da boca, faz um pouco de pressão e puxa para fora”, aconselha.

Transforme em matte

Pó translucido transforma o batom em matte. Foto: lokisurina/IStock

Viu uma cor que você amou na versão laqueada, mas não abre mão do acabamento sequinho? “O pó translucido é uma solução bem legal, porque a onda matte não está mais forte, mas a brasileira ainda ama. Se você gostou e quer usar é só aplicar um pouco de pó translucido por cima”.