A circuncisão é uma questão de saúde sexual muito debatida, e alguns especialistas sugerem que os benefícios da decisão superam os riscos. Mas será que o procedimento tem impacto na sua vida sexual? Será que a remoção do prepúcio afeta de alguma forma o prazer do homem ou da mulher?

O que muda na sensibilidade?

A circuncisão não afeta o desejo sexual masculino ou seu funcionamento. Mas como a circuncisão remove até metade da pele do pênis, ele perde alguns neurorreceptores finos que são altamente sensíveis ao toque.

Na verdade, um estudo da Universidade do Estado de Michigan descobriu que a parte mais sensível do pênis de um homem circuncidado é sua cicatriz da circuncisão. Isto significa que as terminações nervosas estão mais longe da superfície e, portanto, seu pênis pode ser menos sensível.

Se você souber massageá-lo com cuidado e dedicação, não haverá diferença alguma

O procedimento afeta seu prazer?

Não há uma resposta clara de como a circuncisão pode afetar o prazer feminino. Um estudo recente da Dinamarca descobriu que mulheres com cônjuges circuncidados tinham duas vezes mais probabilidade de relatar insatisfação sexual que aquelas com parceiros não circuncidados. Mas também há estudos que têm mostrado o contrário.