Uma boa noite de sono traz uma série de benefícios, que vão do metabolismo saudável à maior disposição para encarar o dia. Com as estratégias certas, no entanto, é possível ir muito além: descubra como usar esse momento de relaxamento para maximizar a sua rotina de beleza, hidratando a pele, cabelos e até as unhas.

Diariamente

Lavar bem o rosto antes de dormir é essencial.

No dia a dia, o mais importante é limpar bem a pele e usar ativos que vão manter o viço e a jovialidade, então nada de ir para a cama antes de dar uma atenção especial a ela. “Dormir com uma pele limpa é fundamental para ter um sono de beleza. Essa limpeza deve começar com o demaquilante, ir para o sabonete adequado para o seu tipo de pele e então para a loção de limpeza profunda, caso você use maquiagem com frequência. Se existe excesso de oleosidade ainda é possível completar com a loção adstringente”, explica a dermatologista Paula Chicralla.

Em seguida, é hora de entrar com o hidratante e o último passo da sua rotina: o creme noturno. “O hidratante não deve ser pulado e deve vir antes do antirrugas, porque quanto mais hidratada a pele, maior a absorção dos ativos (aqui você descobre os mais indicados para cada idade). Use o hidratante para o seu tipo de cútis, deixe absorver e use o antissinais. Os dermatologistas costumam indicar os que contêm ácidos, como retinoico, para a noite e os antioxidantes pela manhã. Se a região dos olhos for mais fina e apresentar necessidades diferentes do restante da pele, como pigmentação, é bom usar um produto específico”, indica.

Uma vez por semana

Pele

Esfoliação pode ser feita semanalmente, seguida por ativos como a vitamina C.

Tem um dia mais tranquilo na sua semana? Então aproveite para usá-lo para um cuidado mais completo e bacana, incluindo a esfoliação nos seus cuidados com o rosto. “Aqui, primeiro você utilizará o demaquilante e, em seguida, o sabonete – que é muito importante para remover as substâncias químicas do produto. A esfoliação vem logo a seguir, e é melhor fazer nesse período noturno, porque a recuperação da pele é melhor. Neste dia não utilize ácidos, prefira uma hidratação com vitamina C ou E, que são calmantes e ainda teê ação antioxidante, prevenindo sinais”, aconselha o dermatologista Adriano Almeida, diretor da Sociedade Brasileira do Cabelo.

Unhas

Reserve um dia sem esmalte para hidratar bem as cutículas e unhas. 

Vai à manicure no dia seguinte? Então esse é o momento ideal para preparar as cutículas e cuidar melhor das unhas. “É bom tirar o esmalte com o removedor (evite a acetona, que resseca em excesso), e passar bastante hidratante para melhorar o aspecto das suas unhas e facilitar a manicure no dia seguinte. Não precisa ser um produto específico, o mesmo que você utiliza no corpo é o suficiente”, aponta Paula.

Cabelos

Os fios também podem ser embelezados durante o sono, mas muito cuidado com as chamadas máscaras noturnas. “Elas costumam ser mais pesadas e a gordura pode acabar no couro cabeludo, favorecendo a dermatite seborreica e trazendo transtornos. Eu indico usar os séruns de hidratação ou nutrição, ou substâncias mais oleosas, assim que chegar em sua casa. Na manhã seguinte basta lavar para remover bem”, esclarece Almeida.

Você sabia que também é possível modelar as madeixas enquanto dorme? Aqui você descobre como aproveitar o sono para fazer ondas, cachos ou até conseguir o liso perfeito.