Não é segredo para ninguém que o café da manhã é a refeição mais importante do dia. Agora, ao escolher os alimentos certos, ele pode te trazer muito mais benefícios, como é o caso dessas três opções sugeridas pela nutricionista Alyne Santim, da clínica da Dra. Liliane Oppermann: elas espantam o sono, melhoram a memória e aumentam a energia, perfeitas para encarar um longo dia de trabalho.

A profissional indica duas sugestões de mesa e uma na tigela, todas são rápidas de fazer (cinco minutos em média) e muito nutritivas.

As panquecas low carb são as estrelas da primeira sugestão, gostosas, facinhas de fazer e pouco calóricas.

Opção 1
Panqueca low carb energética + chá verde

Para a panqueca
1 ovo
1 colher de sopa de farinha de amêndoas
1 colher de chá de canela
2 nozes picadas
1 colher de chá de óleo de coco
Modo de preparo: misture tudo. Coloque em uma frigideira antiaderente e após alguns minutos, vire uma vez.

Para o chá verde
400 ml de água
1 colher de sopa da erva de chá verde
Modo de preparo: ferva a água. Com ela borbulhando, coloque a erva e abafe por 5 minutos. Coe e beba.

Benefícios para começar o dia

Segundo Alyne, as nozes contém várias propriedades que protegem a função cognitiva, melhorando memória e concentração. “Isso inclui o alto teor de antioxidantes, a combinação de várias vitaminas e minerais, bem como o fato de que elas são a única castanha que contém uma fonte significativa de ácido alfa-linolênico (ALA), um ácido graxo de base vegetal da família do ômega-3, com conhecidos benefícios à saúde do coração e do cérebro. O óleo de coco é rico em TCM(triglicérides de cadeia média), que melhoram o vigor e mantêm a disposição diária em alta”.

Já o chá verde é rico em cafeína, que além de aumentar a disposição, melhora o foco e a memória, pois intensifica as atividades cerebrais. “É também rico em L-theanine, responsável em elevar os níveis de GABA e Dopamima no cérebro, dois neurotransmissores relacionados com o estado de relaxamento, tranquilidade e bem-estar em geral.  A gama-ácido aminobutírico, ou GABA tem ação calmante e relaxante, e é muito importante para controlar a ansiedade e angústia. Ela nos ajuda a ser mais calma e concentrada durante nossas atividades diárias” explica a profissional.

A omelete deixa a sugestão 2 muito mais gostosa, além de melhorar a memória. 

Opção 2
Omelete italiano + suco roxo

Para a omelete
2 ovos orgânicos
5 unidades de tomatinho cereja
1 colher de chá de orégano
1 pitada de noz moscada
1 pitada de sal rosa
Modo de preparo: misture tudo. Coloque em uma frigideira antiaderente e após alguns minutos, vire uma vez.

Para o Suco
1/2 beterraba
1 laranja
1 colher de chá de gengibre fresco
½ limão
1 colher de sopa de chia
200 ml de água
Modo de preparo: bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva.

Benefícios para começar o dia

A nutricionista revela que os ovos, de preferência os orgânicos, são riquíssimos em nutrientes e trazem diversos benefícios ao corpo. “Em especial a gema, que é rica em colina, um importante aminoácido que ajuda no bom funcionamento das células nervosas, otimizando a melhora da memória e da cognição. A beterraba é rica em vitaminas no Complexo B, em especial a B1 e B2, importantes nutrientes que participam ativamente da formação de energia para o bom funcionamento dos órgãos vitais. Além disso, é rico em nitratos que aumentam a irrigação do sangue no cérebro, melhorando o foco e o raciocínio. Quanto ao gengibre, além de pouco calórico, é rico em vitaminas A, vitaminas do complexo B e sais minerais, como magnésio, zinco e potássio. Contém gingerol, um nutriente com poder termogênico, que te dá mais disposição”.

A praticidade de poder misturar tudo em uma tigela e comer é uma salvação para quem tem pouco tempo.

Opção 3
Tigela de frutas com sementes

Ingredientes
Morango
Kiwi
Banana
Semente de chia
Semente de girassol
Nozes
Iogurte branco

Modo de preparo: em uma tigela, coloque primeiro o iogurte. Acrescente a banana fatiada, em sequência os morangos picados e o kiwi. Finalize com as sementes e nozes.

Benefícios para começar o dia

Aline destaca o kiwi, “que possui muita vitamina C e zinco, além de ser um potencial antioxidante, ótimo para manter a disposição. A semente de chia, é rica em ômega 3, que melhora o foco e a cognição, principalmente para indivíduos com déficit de atenção. Ela ainda diminui inflamações e protege o coração, mas aqui se sobressai por também melhorar a memória”.