A hora do lanche é um momento muito gostoso, mas de muita dúvida também, quando se está tentando entrar em forma. Como não é todo mundo que se contenta ao comer apenas um punhado de castanhas.

 

Bolo de Maçã, Canela e Gengibre

Ingredientes
3 ovos
1 ½ xícara (chá) de água
¾ xícara (chá) de xilitol ou açúcar de coco
½ xícara (chá) de óleo de coco
2 ½ xícaras (chá) de farinha de trigo integral
1 xícara (chá) de coco seco ralado
Gengibre ralado a gosto
Canela em pó a gosto
1 colher (sopa) rasa de fermento em pó
2 maçãs

Modo de preparo
Coloque no liquidificador os ovos, a água, o xilitol, o óleo de coco e bata por 2 minutos. Em uma tigela, misture a farinha de trigo integral com o coco ralado. Acrescente o líquido e misture até que fique homogêneo. Corte as maçãs, sendo que uma e meia você pode picar, e o restante em fatias para decorar. Coloque a maçã picada na massa, acrescente o gengibre, a canela em pó e misture. Por fim, incorpore o fermento. Despeje a massa em uma forma untada e enfarinhada. Leve para assar no forno médio (180ºC) preaquecido por cerca de 40 minutos ou até que ao enfiar um palito ele saia limpo. Retire do forno, espere amornar, desenforme e sirva.

Rendimento: 10 porções
Tempo de Preparo: 1 hora

Pãozinho de Abóbora (sem glúten e sem lactose)

Ingredientes
¾ xícara (chá) de abóbora japonesa cozida e espremida (purê)
1 xícara (chá) de polvilho azedo
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
6 colheres (sopa) de água (aproximadamente)
Sal a gosto
Chia a gosto

Modo de preparo
Coloque em uma tigela a abóbora, o polvilho azedo, o azeite de oliva e misture até que obtenha uma farofa. Coloque a água aos poucos, mexendo sempre, até que obtenha uma massa lisa e que não grude nas mãos. Se for necessário, acrescente mais água. Por fim, junte o sal, misture e molde as bolinhas. Coloque-as em uma assadeira untada com azeite de oliva e salpique a chia. Leve para assar no forno médio (180ºC) preaquecido por cerca de 20 minutos ou até que estejam dourados.

Rendimento: 12 unidades
Tempo de Preparo: 40 minutos

Dadinhos de Cacau

Ingredientes
2 bananas nanicas maduras
4 colheres (sopa) de farelo de aveia
2 colheres (sopa) de cacau em pó

Modo de preparo
Amasse as bananas com o auxílio de um garfo. Acrescente o farelo de aveia, o cacau em pó e misture até que fique homogêneo. Distribua em forma de silicone ou outra forma untada e leve para assar no forno médio (180ºC) preaquecido por cerca de 20 minutos.

Rendimento: 8 unidades
Tempo de Preparo: 30 minutos