Nos dias frios, nada melhor do que reunir a família em volta da mesa para um café quentinho com um bom bate-papo. Para acompanhar esse momento tão especial, o biscoito é o quitute perfeito. Aprenda a preparar três sabores diferentes que vão agradar a todos e deixar o seu feriado ainda mais gostoso.

 

Biscoito de polvilho
Confeiteira Lu Bonometti

Ingredientes:

1 2/3 xícara (250 g) de polvilho azedo;
¼ xícara de leite;
½ xícara de água;
½ xícara de óleo;
1 colher (sopa) de sal;
2 ovos.

Modo de preparo: coloque o polvilho em uma tigela suficientemente grande para fazer a massa. Misture em uma panela o leite, a água, o óleo e o sal e leve ao fogo até levantar fervura. Despeje o líquido fervente no polvilho e incorpore rapidamente para que a umidade se espalhe por todo o pó. Nesse estágio, você terá uma massa de aparência grudenta, mas não se assuste. Mexa até a mistura esfriar o suficiente para adicionar os ovos sem correr o risco de eles cozinharem. Adicione os dois ovos e misture até ficar homogênea.

Adicione água aos poucos até chegar a uma massa mole, que seja fácil de pingar com o saco de confeitar, quase como uma massa de bolo (a quantidade de água varia de acordo com o tipo e marca de polvilho). Preaqueça o forno a 180 °C.  Coloque a massa em um saco de confeitar ou em um saquinho de congelar com uma ponta cortada. Pingue a massa no formato que preferir sobre uma assadeira untada ou forrada com papel-manteiga ou um tapete de silicone. Leve ao forno por cerca de 20 minutos, ou até começarem a dourar e ficarem bem sequinhos.

Biscoito de fubá
Confeiteira Lu Bonometti

Ingredientes:

1 xícara de fubá (140 g);
1 xícara de farinha de aveia (sem glúten, se necessário) (120 g);
½ xícara de açúcar demerara (110 g);
¼ de xícara de óleo de coco derretido;
½ colher (chá) de sementes de erva-doce (opcional);
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio (5 g);
½ xícara de água filtrada;
1 colher (chá) de suco de limão.

Modo de preparo: preaqueça o forno a 180 °C. Coloque todos os ingredientes em um recipiente e misture até obter uma bola de massa lisa e homogênea que não grude nas mãos. Modele os biscoitos com as mãos, formando bolinhas e depois achatando-as. Use uma colher para medir a quantidade de massa de cada um. Coloque em uma assadeira untada com óleo ou forrada com papel-manteiga. Deixe pelo menos três centímetros de espaço entre as bolinhas, pois elas vão crescer bastante quando assarem. Leve ao forno preaquecido por cerca de 30 minutos. Vire os biscoitos com cuidado aos 20 minutos, para assar do outro lado.  Retire do forno e espere esfriar. Não se preocupe se os biscoitos estiverem um pouco úmidos e macios ao saírem do forno – ao esfriar, eles ficarão crocantes.

Biscoito de chocolate belga sem glúten
Chef Paula Rosignoli, do Pra Lá de Bom Delícias Sem Glúten

Ingredientes:

110 g  de manteiga ghee;
200 g de açúcar demerara ou de coco;
180 g de chocolate 50% picado;
2 g de café solúvel;
5 g de extrato de baunilha;
1 g de sal marinho;
2 ovos;
130 g de farinha sem glúten;
30 g de cacau;
5g de fermento em pó.

Modo de preparo: derreta o chocolate picado no micro-ondas em potência média por um minuto. Retire e mexa. Coloque mais 30 segundos e mexa novamente. Repita até que derreta por completo. Coloque o café e o cacau e deixe a mistura amornar. Misture a manteiga com o açúcar usando um fouet , até esbranquiçar. Acrescente a mistura de chocolate, café e cacau e, em seguida, o extrato de baunilha e o sal. Junte os ovos um a um, apenas misturando bem (sem bater). Acrescente a farinha preparada e misture bem. Coloque o fermento.

Sobre uma folha de papel-manteiga coloque 12 porções de massa com a ajuda de uma colher, a uma distância de 8 a 10 centímetros umas das outras. Asse por 15 a 20 minutos a 160 °C.