Escolher o decote certo pode fazer toda a diferença no look, deixando a silhueta equilibrada e as suas peças com um caimento impecável. E o tamanho dos seus seios, claro, é um fator determinante na hora de optar pelo formato: descubra os modelos mais indicados de acordo com o volume do seu busto e acerte em cheio nas produções.

stooleh/iStock“É preciso tomar cuidado com essa relação entre tamanho de seios e tipo de decote, porque ele muda a forma como o seu corpo é percebido, podendo valorizar ou até acabar com toda a harmonia. É claro que as ocasiões também interferem nisso: no trabalho, os decotes nunca devem ir além da linha da axila, seja qual for o modelo e o volume desse busto”, explica a consultora de imagem e estilo Fê Bastos.

Seios pequenos

Ombro a ombro valoriza os seios pequenos. Foto: Dmitry_Tsvetkov/iStock

Se o tamanho reduzido do busto te incomoda, saiba que existem ótimos decotes para valorizá-lo e aumentar um pouco visualmente. “O ombro a ombro é ótimo porque faz uma horizontal bem próxima aos seios, dando a sensação de ser maior – assim como a gola alta, que é um dos destaques da estação e também cria volume. Coração e tomara que caia (muito comuns nas roupas de festa) desenham bem a região e vão ficar bonitos. Outra opção é o decote redondo mais alto e fechado”, indica.

Seios médios

Vai a uma festa? Decotes profundos valorizam os seios médios. Foto: AndreiPark/iStock

O bustos médios precisam de um pouco mais de sustentação, mas são os mais fáceis de valorizar. “Eles aparecem um pouco mais na roupa e ficam ótimos com decotes bem profundos, porque geralmente não precisam de um sutiã muito reforçado. O frente única é outra boa pedida, porque valoriza as costas e a frente, assim como o ombro único. Para o trabalho, o decote quadrado e o ‘v’ deixam o volume um pouco menor e caem bem”, aconselha.

Seios grandes

Decotes V e U alongam e caem bem no busto grande. Foto: conogenic/iStock

O busto grande pode ser um desafio, já que tende a ficar ainda maior de acordo com o decote e pede uma boa sustentação para ficar firme e bonito: “Precisamos pensar em roupas que permitem o uso do sutiã, então vale o canoa, que fica ótimo tanto pra o trabalho quanto para uma festa e ainda ajuda muito quem tem o quadril largo. O ‘v’ é outra escolha perfeita, porque forma uma vertical que alonga pescoço, colo e o corpo de maneira geral. O ‘u’ também cria essa ilusão de alongamento e dá para usar com sutiã. Modelos trespassados ficam lindos nesse tamanho de busto, porque eles sustentam melhor os seios e fazem um desenho bem bonito na região”.