Consultora dá pequenos toques para você ter uma grande diversão

Um dos feriados mais esperados do ano está próximo, e a ansiedade vem quase que junto com o desespero por não ter dinheiro para se jogar na folia. Calma, não sofra, garota! Há carnavais de todos os preços, mas agora, pegue dicas para se programar financeiramente até o feriado e quem sabe até viajar, tudo gastando pouco, é claro!

AndreyPopov/istock

ANDREYPOPOV/ISTOCK

QUANTO VOCÊ PODE GASTAR?

Apertando aqui e ali (sem comprometer nenhum outro compromisso sério, por favor!) quanto você tem para o hoje e quanto resta para poder aproveitar a festa? “Em primeiro lugar, faça um planejamento financeiro. Faça as contas e determine quanto você provavelmente irá gastar no feriadão todo. Faça uma previsão de custos por dia, assim não extrapolará os gastos”, diz EVANILDA ROCHA, consultora financeira do site Dinheiro Inteligente.

BUSQUE POR HOSPEDAGEM E PASSAGENS MAIS BARATAS

Dependendo de para onde você for, e em quantos, é possível economizar nesses dois aspectos também. “Deixe o carro em casa e vá de ônibus ou avião para aproveitar bem a folia. No caso de passagens aéreas e hospedagem, pesquise em sites de busca específicos para obter os melhores preços. Se tiver amigos na cidade que deseja visitar, peça hospedagem e proponha dividir as despesas (alimentação, locomoção e bebidas)”, sugere a profissional.

undrey/istock

UM DOS JEITOS MAIS SIMPLES E ATÉ DIVERTIDOS DE ECONOMIZAR, É NA ALIMENTAÇÃO. CHAME A GALERA DA FOLIA E PREPARE AS REFEIÇÕES COM ELES PARA NÃO TER QUE COMER NA RUA. UNDREY/ISTOCK

CORTE CUSTOS SUPÉRFLUOS

Evite gastos desnecessários desde o primeiro dia de planejamento até o último de Carnaval. Como falta pouco mais de um mês, você aguenta abrir mão do barzinho, do cinema e das refeições na rua por esses dias. “Prepare-se para economizar principalmente com a alimentação. Se for viajar, leve seus lanches. Se for à praia, além de tomar um café da manhã bem reforçado, prepare uma cesta ou um cooler para levar suas bebidas e lanches. Comer fora de casa custa caro. Se puder cozinhar, inclusive, aproveite”, diz Evanilda.

USE SUA CRIATIVIDADE

No quesito fantasia, o importante é estar confortável para aguentar as horas de agitação. Vale trocar figurinos com outros amigos, mas a consultora tem mais uma dica: “improvise, adaptando ou reformando roupas que você tem em casa” e lembra, “Ah! Use o bom senso e divirta-se com responsabilidade”.

A atriz Leandra Leal mostra a diversão na rua, feita pela multidão atrás do trio. Divulgação/Cordão do Bola Preta

A ATRIZ LEANDRA LEAL MOSTRA A DIVERSÃO NA RUA, FEITA PELA MULTIDÃO ATRÁS DO TRIO. DIVULGAÇÃO/CORDÃO DO BOLA PRETA

CURTA AS ATRAÇÕES GRÁTIS

É comum que a maioria das cidades tenha uma programação gratuita para a população. “Aproveite os blocos de rua porque são democráticos, populares e você gasta muito pouco para entrar na folia. Se tiver um trio elétrico na cidade escolhida, não deixe de acompanha-lo e divertir-se bastante!”, recomenda Rocha.