Conversa de Mãe

10 filmes que valorizam o poder feminino para ver com as crianças

Personagens decididas que mostram, com muita atitude, que o lugar das mulheres e das meninas é onde elas quiserem.

Princesas indefesas que dependem de mocinhos redentores, plebeias que buscam o amor de príncipes para darem rumo às vidas? Foi-se o tempo! Os enredos das animações para crianças hoje mostram meninas e mulheres capazes, donas de si e de suas ações, que têm ao seu redor quem elas quiserem. Pode até ser um par romântico, é claro, mas ele é parceiro e não interfere em suas decisões.

No clima do Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, selecionamos dez filmes em que as protagonistas esbanjam girl power e ensinam para as crianças – meninas e meninos – que o feminino tem poder. Boa diversão!

Frozen – Uma aventura congelante (2013)

Frozen - Uma aventura congelante

 (Divulgação/Divulgação)

Apesar de ter um “probleminha” a ser contido – ela lança gelo com as mãos –, a Rainha Elsa leva a vida numa boa até sua irmã, Anna, fazer uma bobagem e ela quase matar pessoas em uma festa. Detalhe: a culpa pela confusão é de um… homem. E mal intencionado!

A partir daí, acompanhamos uma história em que duas jovens mulheres buscam soluções para seus problemas e para seu relacionamento de irmãs sem depender de homem nenhum. Bem pelo contrário: o cara que surge no meio do caminho, Christoph, mais atrapalha do que ajuda, mas serve como alívio cômico para as façanhas das moças.

Home – Cada um na sua casa (2015)

Home - Cada um na sua casa

 (Divulgação/Divulgação)

Na invasão da Terra por alienígenas que confinam os humanos em vilas, a adolescente Tip é a única pessoa a conseguir escapar. Para procurar sua mãe, ela fura bloqueios, se esconde e mostra muita inteligência ao lado do atrapalhado Oh, alienígena “exilado” pelos invasores. No fim, todos – humanos e alienígenas – têm muitos motivos para agradecer pela perspicácia dela.

Meu Malvado Favorito 3 (2017)

Meu Malvado Favorito 3

 (Divulgação/Divulgação)

Apesar de Gru e os Minions receberem muito mais atenção, é a protagonista feminina, Lucy, que salva a pele de todos do começo ao fim do filme. Pilotando aeronaves, escalando ruínas e mesmo passeando pelo interior de um país distante, ela está sempre alerta e não hesita em colocar em prática seus golpes para defender o namorado, as filhas e o cunhado a todo momento.

Moana (2016)

Moana

 (Divulgação/Divulgação)

A jovem Moana, filha do chefe da tribo, é escolhida pelo oceano para entregar uma relíquia a uma deusa e salvar seu povoado. Apesar de mal saber velejar, ela topa o desafio e dá conta do recado. Nem o semideus que ela encontra no meio do caminho e só atrapalha é capaz de impedir que ela cumpra a missão. A forma como ela supera os desafios é super inspiradora. E as músicas são ótimas!

Monstros vs Alienígenas (2009)

Monstros vs Alienígenas

 (Divulgação/Divulgação)

Susan Murphy é uma moça comum que, ao ser atingida por um meteoro no dia de seu casamento, torna-se gigante. E fica com muito medo, pois é capturada pelo governo e confinada com monstros. Mas, na hora em que a Terra é invadida por alienígenas e sua ajuda é requisitada, Susan descobre uma força imensa dentro dela e vai à batalha pelo planeta.

Mulan (1998)

Mulan

 (Divulgação/Divulgação)

Baseado em uma lenda chinesa, o filme conta a história de Fa Mulan, que finge ser homem para ocupar o lugar de seu pai doente (o guerreiro Fa Zhou) em um recrutamento para combater uma invasão dos hunos. Ela treina, se torna um excelente soldado e lidera as batalhas, sem ninguém saber que aquele salvador é, na verdade, uma mulher mais forte, hábil e valente que todos os homens juntos.

Os Incríveis 2 (2018)

Os Incríveis 2

 (Divulgação/Divulgação)

Este é um dos filmes mais interessantes a respeito da sobrecarga que as mães sofrem no dia a dia. A Mulher Elástica vai passar um tempo fora para salvar o mundo (coisa básica) e, assim, o Sr. Incrível fica sozinho para cuidar das crianças. Acha que será muito fácil (como muitos homens por aí), mas quando a realidade bate… Aí ele passa a dar valor para o trabalho caseiro da mulher. Ainda mais que o caçula resolve passar por transformações de descobertas de superpoderes que deixam todos de cabelos em pé.

Os Smurfs e a Vila Perdida (2017)

Os Smurfs e a Vila Perdida

 (Divulgação/Divulgação)

Para quem já se questionou por que Smurfette é a única mulher na vila dos Smurfs, todas as respostas estão neste filme. E o mais legal: eles encontram uma vila inteira de Smurfettes que finalmente faz com que ela se sinta parte real de uma comunidade.

Shrek para sempre (2010)

Shrek para sempre

 (Divulgação/Divulgação)

Em uma realidade paralela na qual vai parar quando ~cansa da vida de pai de família~, Shrek encontra uma Fiona completamente diferente: guerreira, líder de um exército de ogros, que não o conhece. E é ela que arruma todas as confusões que ele fez e continua fazendo ao longo da história. Sem Fiona, Shrek não seria ninguém.

Valente (2012)

Valente

 (Divulgação/Divulgação)

Mérida é uma princesa que não aceita ser submetida a um casamento arranjado – e se livra desse absurdo com os próprios talentos em arco e flecha – e que, ao pisar na bola FEIO com a mãe, faz por onde resolver o problema. De quebra, ainda lida com uma maldição antiga que o reino enfrentava. Difícil acabar o filme sem querer sair por aí dando umas flechadas!

Fonte MdeMulher

 

Comente isso

Seu e-mail não aparecerá no comentário.

Você vai gostar