Beleza

10 mitos e verdades sobre firmeza dos seios para você acertar nos cuidados diários

Especialista revela o que realmente previne e trata a queda das mamas

Com o passar dos anos é muito comum que os seios acabem perdendo a firmeza e se tornem mais flácidos e caídos, uma ação que assusta muitas mulheres. E quando o assunto é prevenir o problema, o que não faltam são promessas. Mas, afinal, o que realmente funciona? Descubra os mitos e verdades sobre o tema, e o que pode ser feito de fato para diminuir os efeitos da gravidade.

USAR SUTIÃ PREVINE A PERDA DE SUSTENTAÇÃO

VERDADE. Apesar de funcionar mais ou menos de acordo com a sua genética, o sutiã oferece um suporte extra que pode ajudar. “As mamas não possuem músculos de sustentação, tendo poucos pontos de suporte para a manutenção de sua posição, que são os ligamentos, estruturas frágeis e que apresentam grau de firmeza variável.  O SUTIÃ ACABA SENDO UM ALIADO PARA MANTER AS MAMAS NA POSIÇÃO DESEJADA e evitar que todo o seu peso seja descarregado apenas sobre a pele”, explica a cirurgiã plástica SUZY VIEIRA, mestre em cirurgia plástica pela USP.

DORMIR DE SUTIÃ AJUDA A PREVENIR A FLACIDEZ

Posição de dormir afeta mais que usar sutiã. Foto: Michele Piacquadio/Hemera

POSIÇÃO DE DORMIR AFETA MAIS QUE USAR SUTIÃ. FOTO: MICHELE PIACQUADIO/HEMERA

MITO. De acordo com a especialista, dormir com sutiã não é uma unanimidade entre os médicos, já que a gravidade atua de forma diferente quando se está deitada. Se preferir usar, aposte em opções confortáveis, de algodão, para que a pele da mama respire.

O que pode realmente interferir na beleza da região é a maneira como você dorme, já que a pressão sobre ela pode alterar a aparência da pele. “ALGUMAS POSIÇÕES DE SE DEITAR CONTRIBUEM PARA ALTERAÇÕES NO ASPECTO DAS MAMAS. Quem dorme de lado tende a ter mais rugas no colo, tendo em vista que a pele forma dobras sobre si mesma. Deitar de bruços acaba amassando os seios, porém, evitar essas maneiras de dormir não é por si só uma garantia de firmeza”, aponta.

HIDRATANTES E ÓLEOS AJUDAM NA FIRMEZA

VERDADE. Manter a hidratação é essencial para a pele como um todo, portanto, não deixe esse passo de lado. “A pele das mamas deve ser hidratada e tratada, e isso tende a dar mais firmeza. Na gravidez, período no qual as mamas sofrem um crescimento rápido, a hidratação ajuda a prevenir o aparecimento de estrias”, revela.

CREMES FIRMADORES RECUPERAM AS MAMAS

Cremes firmadores agem de maneira preventiva. Foto: Michele Piacquadio/Hemera

CREMES FIRMADORES AGEM DE MANEIRA PREVENTIVA. FOTO: MICHELE PIACQUADIO/HEMERA

MITO. Os cremes ditos firmadores da pele agem de maneira preventiva, e não recuperando os danos já acumulados. “Eles normalmente são compostos por vitaminas e outros nutrientes e funcionam como preventivos, já que a PELE BEM TRATADA TEM MAIS ELASTICIDADE E TENDE A FICAR MENOS FLÁCIDA. Alguns tratamentos encurtam as fibras elásticas ou rearranjam as fibras colágenas, porém esses efeitos nem sempre são tão evidentes a ponto de reverter um grande quadro de flacidez”, alerta.

ALIMENTAÇÃO INFLUENCIA NO ASPECTO DOS SEIOS

VERDADE. Comer bem é essencial para quem quer uma pele firme e bonita, então aposte em um cardápio saudável e balanceado. “A alimentação irregular pode afetar a medida que altera a firmeza da pele como um todo, A FALTA DE PROTEÍNAS NA DIETA MUDA AS CARACTERÍSTICAS COMO ELASTICIDADE E DENSIDADE”, conta.

EFEITO SANFONA COLABORA COM A FALTA DE SUSTENTAÇÃO

VERDADE. O efeito sanfona pode ser considerado um inimigo, e deve ser evitado. “Alterações frequentes de peso contribuem para aumentar a flacidez de forma irreversível. Sabemos que as mamas, além das glândulas, POSSUEM GORDURA EM SUA COMPOSIÇÃO, PORTANTO SE A PESSOA ENGORDA ELAS CRESCEM, E SE EMAGRECE ELAS DIMINUEM. A pele nem sempre acompanha esta variação. Após a perda de peso ela se torna excessiva e causa a ptose, queda das mamas”, adverte.

FUMAR CONTRIBUI PARA A QUEDA

MITO. Apesar de não ser saudável, fumar não tem efeito direto sobre a queda das mamas. “O tabagismo atua sobre a pele diminuindo a vascularização, hidratação e vitalidade em qualquer parte do corpo, mas NÃO É O FATOR MAIS IMPLICADO NA APARÊNCIA DOS SEIOS”, desmente a especialista.

PRATICAR EXERCÍCIOS REGULARES AUMENTA A FIRMEZA

Use tops reforçados durante os exercícios físicos. Foto: Christopher Nuzzaco/Hemera

USE TOPS REFORÇADOS DURANTE OS EXERCÍCIOS FÍSICOS. FOTO: CHRISTOPHER NUZZACO/HEMERA

MITO. Os exercícios físicos ajudam a manter os músculos firmes e deixam o corpo mais bonito, mas esse efeito é pouco percebido nas mamas. “ELAS NÃO POSSUEM MÚSCULOS DE SUSTENTAÇÃO, ENTÃO A PRÁTICA NÃO ATUA SOBRE A FIRMEZA DA PELE DA REGIÃO ou de qualquer outra área. Tem benefícios indiscutíveis à medida que fortalece e melhora o contorno da musculatura, postura, circulação e aumenta a eliminação de toxinas, fatores que melhoram a silhueta corporal, mas não especificamente os seios”, diz.

Vale lembrar que os seios devem ser mais protegidos durante a visita à academia, o que evita a “queda”: “NA REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES FÍSICAS, ESPECIALMENTE AS DE IMPACTO, COMO A CORRIDA, VOCÊ DEVE USAR SUTIÃ OU TOP REFORÇADOS para diminuir a ação desse impacto sobre a pele da mama e com isto a flacidez”.

AMAMENTAR COLABORA PARA A FALTA DE FIRMEZA

MITO. Amamentar não tem efeito negativo sobre as mamas, e é essencial para o bebê: “NÃO É A AMAMENTAÇÃO QUE ALTERA A FIRMEZA, E SIM A GRAVIDEZ, porque elas aumentam de volume através do aumento das glândulas e a pele acaba tendo que acompanhar essa distensão”.

TRATAMENTOS NÃO CIRÚRGICOS PODEM RECUPERAR AS MAMAS

MITO. Segundo a especialista, existem muitas propostas de tratamento, mas os efeitos são leves. “Para melhorar a firmeza a melhor opção é cirurgia, através da colocação dos implantes mamários de silicone, da SUSPENSÃO DAS MAMAS (MASTOPEXIA), ou os dois procedimentos em conjunto, reservado para os casos em que a flacidez é muito grande. São casos nos quais além de preencher a mama há necessidade de reposicionar as aréolas e retirar o excesso”, afirma.

Comente isso

Seu e-mail não aparecerá no comentário.

Você vai gostar