Amor e Sexo

8 atitudes tóxicas do relacionamento de Cacau e Matheus para NÃO repetir no seu

Os telespectadores costumam esperar ansiosos pela formação de casal no Big Brother Brasil. Mas, ao contrário das outras edições, em que muitos participantes se relacionaram durante o programa, no BBB 16, apenas Matheus e Maria Claudia, a Cacau, trocaram beijos. Além de curtir a novela da vida real, os fãs do programa também podem aprender observando a relação dos Brothers.

Rolo de Cacau e Matheus

Desde o início, Maria Claudia demonstrou querer algo mais sério, enquanto Matheus deixou claro que preferia manter uma relação casual. Apesar do aconselhamento dos demais participantes do programa, ela seguiu insistindo, até que se cansou e, chateada com as atitudes do parceiro, colocou um ponto final na história. Mas, quando Matheu se aproximou novamente em uma festa, Cacau cedeu ao sentimento e voltou a ficar com ele.

Matheus e Cacau foram o único casal do BBB 16

Erros no relacionamento

Comportamentos como os de Cacau e Matheus são mais comuns do que parecem e estão presentes em muitas relações. Segundo a coach de relacionamentos Margareth Signorelli, de São Paulo, isso pode acabar prejudicando um romance e fazendo muito mal para a própria mulher. Veja algumas situações vividas pelo casal e o que a profissional diz sobre cada uma delas.

Situações que podem prejudicar a relação

1 – Homem e mulher em momentos diferentes

Amizade deve ser construída antes de cobrar um namoro sério

O que aconteceu no BBB: Depois de se beijarem em uma festa, Cacau demonstrou seu desejo em ter algo sério. Já Matheus deixou claro que não pretendia formar um casal, mas sim curtir. Ainda assim, ela já o procurou várias vezes para dizer o quanto gosta dele de verdade e chegou a comentar na casa que gostaria de se ajoelhar aos pés dele e pedi-lo em namoro.

O que a especialista diz: Nem sempre o homem e a mulher estão vivendo momentos parecidos. Pode ser que um deles queira logo namorar enquanto o outro prefira ir mais devagar antes de estabelecer algo mais concreto. O fato de Matheus não querer um relacionamento sério logo no dia seguinte ao primeiro beijo não significa que ele não goste de Cacau. No entanto, nesses casos, a pressão pode acabar surtindo efeito contrário e fazendo com que a parte que ainda não está 100% dentro da relaçãose afaste e descarte a possibilidade de um namoro. “A pior coisa é cobrar. Tente entender o momento de vida do outro e saber o que ele espera de uma relação. Construa uma amizade, converse, descubra aos poucos se vocês têm os mesmos valores. Porque pode acontecer uma atração no primeiro momento e depois você perceber que não tem nada a ver”, diz.

2 – Carência e insegurança em excesso

Postura de melancolia fere a autoestima e leva a um ciclo

O que aconteceu no BBB: Nas festas, enquanto Matheus se diverte, dança e bebe com os amigos, Cacau, ao invés de fazer tudo isso junto com ele e com os demais, costuma ficar sentada e isolada, às vezes até chorando, por ele não estar com ela. Ela já assumiu ser muito carente. Em um dos diálogos ela disse: “Sinto que não me deseja”. E ele questionou: “Acha que estaria com você para quê?”

O que a especialista diz: É natural que esses sentimentos existam e, muitas vezes, não é possível controlá-los. Mas, em excesso, são prejudiciais e podem indicar que há algo mais sério. Se o problema é baixa autoestima, busque apoio nos amigos, atividades que te façam bem, ou até mesmo ajuda profissional. Manter a postura de isolamento e melancolia é perigoso porque fere ainda mais a autoestima, induzindo a um ciclo. Por isso, é importante reconhecer quando a insegurança se torna excessiva e buscar ajuda para tratar. “A mulher precisa entender que ninguém mais tem o poder de mudar a vida dela, nenhum homem, nenhum príncipe encantado. Só ela mesma. O homem não faz uma mulher feliz, ele faz mais feliz”, afirma a coach.

3 – Necessidade de ficar um tempo longe

Não respeitar o espaço do outro e cobrar proximidade pode ser prejudicial

O que aconteceu no BBB: Cacau diz com frequência que Matheus está se afastando dela. Ao decidir terminar a relação, afirmou que, quando está com alguém, gosta de curtir o dia junto, mas que Matheus prefere estar com os amigos. Em resposta, ele disse que seria falso se fizesse algo sem vontade e que, por causa da proximidade criada pelo confinamento, vê Cacau o dia todo e não consegue ser diferente.

O que a especialista diz: As pessoas têm formas diferentes de viver e de se relacionar. Enquanto algumas gostam de ficar grudadas o tempo todo, outras precisam ter um pouco de isolamento e solidão. Isso não significa que não há sentimento. Mas, quando a outra parte não respeita esse espaço e fica o tempo todo em cima, cobrando, o resultado pode ser desastroso. Procure estabelecer um diálogo, saber do que o outro gosta e entender a forma como ele age. Se for algo que incomoda muito a ponto de você não saber lidar, talvez não seja a pessoa certa para você naquele momento.

4 – Ciúme de amigas

Cacau tem ciúme da amizade entre Matheus e Munik

O que aconteceu no BBB: Matheus já garantiu a Cacau, mais de uma vez, que não tem interesse em nenhuma outra mulher da casa e que, desde que ficou com ela, não ficaria com mais ninguém. No entanto, ela continuou demonstrando seu ciúme em relação à amizade dele com outras sisters, especialmente Munik, que também já garantiu que não ficaria com Matheus.

O que a especialista diz: Se a mulher vê seu namorado ou paquera conversando com alguém e se sente incomodada, a melhor alternativa é dialogar de forma honesta e direta. Acusar, criticar ou duvidar não leva a nada: se você está em uma relação, é porque escolheu confiar na palavra daquela pessoa, e é essa a única prova que você tem de que ela está falando a verdade. “Se ele falar que a outra mulher não significa nada para ele, confie”, diz Margareth. Se isso parece impossível para você, considere uma dessas alternativas: ou seu parceiro, de fato, não é uma pessoa confiável (confiança é algo construída ao longo do tempo com atitudes) ou você está com a autoconfiança muito abalada.

5 – Cobrança por mudanças de atitude

Críticas e cobranças constantes podem arruinar a relação

O que aconteceu no BBB: Cacau critica a proximidade de Matheus com as mulheres e até com os homens da casa, que são seus amigos. Nas vezes em que não a convidou para jantar, ela demonstrou sua insatisfação. Ele já afirmou para ela várias vezes que é o seu jeito e que não vai mudar, e ela, embora diga que não deseja mudá-lo, continua insistindo que ele poderia agir de forma diferente, pois tem um jeito estranho. Além disso, ela adora uma DR (discutir a relação).

O que a especialista diz: Ninguém gosta de críticas nem de cobranças, especialmente quando se trata de uma pessoa querendo mudar o jeito de ser da outra. São situações que, quando se tornam muito constantes, podem arruinar a relação. Mas isso não significa que não possa ou não deva haver questionamentos quando algo incomoda. A dica da profissional é fazer isso sempre pelo lado positivo. “Fale que você adorou quando ele te levou para jantar ao invés de dizer que ele nunca mais te levou para jantar”, sugere. Mais importante do que isso é tentar analisar com frieza a relação: se você está tão insatisfeita com o jeito de agir da outra pessoa, talvez não queira estar com ela.

6 – Sexo sem compromisso

Alinhar as expectativas é a melhor forma de evitar mágoas

O que aconteceu no BBB: Nas vezes em que ficaram juntos, Matheus tentou “avançar o sinal” e, segundo ele, Cacau sempre recuava. Até que, depois de mais uma discussão, eles transaram. Nos dias seguintes, continuaram afastados e chegaram a terminar, mas, sempre que ele a procura, o sexo volta a acontecer.

O que a especialista diz: Se o acordo entre o homem e a mulher é de que vai haver apenas sexo casual, sem compromisso, não há nenhum problema e pode ser saudável para ambas as partes. Mas, quando um deseja uma relação mais séria, com sentimento, e o outro quer apenas transar, é quase certo que haverá decepção. Tente enxergar o que o outro quer da relação e, se possível, pergunte (por que não?). Alinhar as expectativas é a melhor forma de evitar mágoa. Além disso, evite se aproveitar da vulnerabilidade de alguém que tem sentimentos fortes por você só para conseguir o que quer e depois desconsiderar as emoções dessa pessoa.

7 – Tentar agradar o tempo todo

Ficar dependente do parceiro é um grande erro

O que aconteceu no BBB: Cacau já declarou várias vezes que faz mais por Matheus do que ele por ela. Ela o prioriza em todas as decisões, querendo agradá-lo. Mas ele não. Quando venceu a prova do anjo, Matheus escolheu Cacau para cumprir o castigo do monstro. E, na hora dos benefícios, escolheu Renan para acompanhá-lo em um almoço especial e Geralda para receber a imunidade.

O que a especialista diz: Para a especialista, ficar dependente do parceiro é um grande erro. É preciso se ocupar, ter suas próprias amizades, atividades e compromissos. Além disso, tentar mudar seu próprio jeito, físico ou comportamento, para se adequar ao que o homem gosta não funciona. “Não se pode forçar ninguém a gostar de você. Se ele não quiser, tudo bem ficar triste, mas vida que segue”, afirma.

8 – Não levar a sério os sentimentos do outro

Cacau terminou relação, mas voltou atrás

O que aconteceu no BBB: Cacau procurou Matheus para uma conversa e colocou um ponto final na relação dos dois, dizendo que seriam apenas amigos, pois ela queria ficar sempre junto e sabia que ele não. Ele concordou. Mas, na primeira festa, ele tentou ficar com ela novamente e ela cedeu. Ou seja, ele foi desonesto e a seduziu mesmo sabendo que ela tinha sentimentos fortes e ele não.

O que a especialista diz: Fazer tudo o que o outro quer, na hora que ele quer, não vai fazer com que ele se apaixone. Mas, muitas vezes, quando as pessoas estão apaixonadas acabam caindo nesta “cilada” e voltando atrás em suas decisões. O conselho para quem está “cega” de amor é: sempre procure colocar-se em primeiro lugar nas decisões. Ele te procurou após o término? Tente se lembrar do porquê você quis encerrar e de como você se sente ao lado dele. Tenha em mente que se afastar é uma medida de proteção para você. Já o conselho para quem está lidando com alguém que está mais apaixonado do que você é: procure não ficar em cima do muro. Se você gosta dele, vá com tudo e tente fazer dar certo. Se não gosta na mesma intensidade, “desocupe a moita” e deixe-o seguir a vida.

Comente isso

Seu e-mail não aparecerá no comentário.

Você vai gostar