Arte & Cultura

Arte e Cultura do Brasil – O que é Arte?

O termo Arte deriva do latim Ars, ou Artis, cujo significado é Habilidade. Arte, em palavras simples, é o ato de fazer, produzir ou criar algo. A arte é mutável, ou seja, cada sociedade, cultura e época produz estilos artes diferentes. Apesar do conceito atual de arte nos remeter a algo que serve para ser apreciado ou decorar, seu sentido é muito mais amplo e antigo, pois a habilidade de criar objetos e ferramentas de sobrevivência que o Homem primitivo possuía também é arte! Desde uma faca confeccionada com osso até os desenhos encontrados nas paredes das cavernas.

A arte é também multifuncional: ela pode ter um sentido sagrado, quando religiosa. Pode ser uma crítica a algo. Pode ser simplesmente decorativa também. Ela expõe as ideias e pensamentos de seu criador fazendo uso de estilos e estéticas distintas. O Estilo é a sua forma e a Estética é o seu fundamento.  Cada movimento artístico ou escola literária representa a interpretação dos cenários, objetos, cotidiano e visão de mundo de determinada sociedade ou grupo.

Dentre os inúmeros movimentos de arte, podemos citar o Arcadismo, a Arte Bizantina, a Arte Cristã Primitiva, a Arte Egípcia, a Arte Grega, a Arte Romana, o Expressionismo, o Movimento Barroco, o Minimalismo, a Art Déco, a Art Nouveau, o Movimento Renascentista, o Romantismo, o Futurismo, o Dadaísmo, o Cubismo e o Tropicalismo, dentre muitos outros.

A arte pode se manifestar através da simbologia dos objetos e esculturas, através de uma performance artística, através da música, através dos sinais e de muitas outras maneiras. É possível criar pontes que conectam as diversas manifestações artísticas. Os aspectos de um povo podem ser conhecidos por nós através da arte, e por isso a sua preservação é de extrema importância. Ela revela a pluralidade da humanidade através da multivisão da mesma. A arte não possui início e nem fim, pois ela é o meio.

Expressando suas emoções, contando suas histórias e demonstrando os seus valores, o ser humano, através da arte, foi moldando a sociedade. A arte evoluiu a tal ponto que hoje ela se faz presente em muitas coisas do nosso cotidiano que nós não nos damos conta! Os filmes que vemos na televisão – a própria televisão também, de certa maneira – os shows teatrais, os espetáculos musicais, as esculturas, a jardinagem, as arquiteturas das construções, as roupas que nos vestem, as diversas gastronomias dos povos, tudo isso é arte expressa, cada coisa tem um valor específico, um significado, um propósito. Quando estamos tristes podemos escutar uma música ou ler um poema. Podemos assistir ao filme que nos agrada no cinema ou em casa. Se queremos nos emocionar também! Podemos nos expressar escrevendo, compondo uma música, atuando.

Comente isso

Seu e-mail não aparecerá no comentário.

Você vai gostar