Conversa de Mãe

Brincadeiras para chá de fralda: 10 ideias para uma festa animada e inesquecível

A chegada de um neném é motivo de muita celebração para a família. Durante a gravidez, muitos pais curtem a ideia de reunir os convidados para um chá de bebê. Bom, na hora de organizar esse momento especial, a família pensa em vários detalhes: a decoração, as comidinhas da festa e, para muitos, as brincadeiras para o chá de fralda não podem ficar de fora.

Antes de tudo, precisamos nos lembrar de um ponto importante: nem todo pai e nem toda mãe gostam de alguns tipos de brincadeiras para o chá de fralda. Por outro lado, existem pais que realmente são animados e adoram uma diversão. Se você vai organizar o evento, o ideal é perguntar a eles como desejam que esse momento seja comemorado. Depois dessa dica valiosa, veja a seguir várias sugestões de brincadeiras.

15 brincadeiras para chá de fraldas que são muito divertidas

Como durante o evento os pais podem ficar bastante atarefados com os convidados, é interessante que as brincadeiras sejam planejadas com a ajuda de uma ou duas pessoas. Podem ser os padrinhos do bebê, os avós, enfim, alguém que queira muito participar da ocasião.

1. Adivinhe o presente

ISTOCK

Começamos com uma das brincadeiras para chá de fralda mais clássicas. Nela, você pode chamar a mãe e, claro, também o pai para brincar. A tarefa é tentar descobrir quais presentes que receberam dos convidados. Mas a brincadeira não é tão simples, já que a caixa do presente vai estar fechada. Os pais até podem segurar para sentir o peso da caixa, balançar para ouvir o som que o objeto faz, mas nunca abrir! Sempre que errarem, terão que pagar uma prenda: pode ser dançar juntinhos, recitar uma poesia ou, ainda, ter rosto e barriga pintados.

2. Proibido falar a palavra

Essa brincadeira vai valer durante todo o chá de fraldas. Então, assim que o convidado chegar ao evento, você irá explicar que determinada palavra não pode ser falada na comemoração. Por exemplo: “Ninguém pode dizer a palavra gravidez”. Para administrar a brincadeira, cada vez que o convidado comete o deslize e diz a palavra, ele recebe um adesivo na roupa. Mas, surpresa: na verdade, recebe um brinde quem mais falar a palavra, surpreendendo a todos.

3. Nomes inspirados no nome do bebê

ISTOCK

Caso os pais já tenham escolhido o nome do bebê, essa é mais uma atividade que pode fazer parte do chá. Os convidados terão um tempo (30 segundos, por exemplo) para escreverem em um papel o maior número de nomes que comecem com a letra inicial do nome do neném. Ganha a brincadeira quem conseguir escrever o maior número.

4. Hora de trocar a fralda

Aqui, use sua criatividade: pode ser uma disputa entre o pai e a mãe ou mesmo convidar dois convidados para brincarem de trocar fraldas. Mas a brincadeira pode ficar muito mais divertida usando alguns acessórios: vale banheira para dar banho, sabonete, shampoo, pomada, talco, fraldas e, claro, uma boneca (ou boneco) que irá simular o bebê. Ganha a competição quem realizar toda a atividade no menor tempo, porém fazendo tudo com muito carinho, como o bebê merece.

5. Sintonia papai e mamãe

ISTOCK

O pai e a mãe do bebê devem sentar um de costas para o outro. Cada um segurando uma lousa ou mesmo um papel, com caneta para escrever as respostas. As perguntas sobre o casal começam a ser feitas. Podem ser perguntas neste estilo: “Qual lugar vocês mais gostam de viajar?” ou “Qual o programa preferido do fim de semana?”. A cada resposta igual, os pais do futuro bebê podem abrir um presente. Caso errem, podem divertir os convidados pagando uma prenda.

6. Descubra quem é o convidado

Antes de começar essa brincadeira para chá de fraldas, os convidados devem anotar alguma situação marcante que tenham passado com o pai ou a mãe do bebê. Após escreverem, depositam o papel dentro de uma caixa. Conforme cada mensagem for sendo lida, os pais devem tentar descobrir quem escreveu. É uma atividade que permite que todos os convidados participem, podendo destacar a forte relação entre eles.

7. Desenhe a família

ISTOCK

Mais uma que todos os convidados podem participar. Eles vão deixar a criatividade rolar, desenhando como imaginam a família após a chegada do bebê. O interessante é que até as crianças podem brincar, então vale caprichar no lápis de cor, giz de cera, canetinha – para deixar tudo bem colorido.

8. Mundo dos bebês

Em uma lousa ou cartolina, é preciso desenhar figuras relacionadas ao mundo dos nenéns: chupeta, mamadeira, brinquedos, banheira para tomar banho, entre outros. Ganha a brincadeira aquele convidado que tiver maior habilidade nos desenhos.

9. Qual o sabor da papinha?

ISTOCK

Você pode preparar papinhas de bebê em casa ou, para a sua praticidade, basta comprar aqueles potes já prontos (só tire o rótulo, com o nome do sabor, para não “estragar” a brincadeira). Nessa atividade, a mamãe, o papai e até os convidados vão provar as papinhas e, depois disso, devem tentar acertar o sabor. Pode ter certeza que é uma brincadeira em que a risada está garantida, principalmente se eles incorporarem um personagem, usando babador e tudo!

10. Cuidando da família

Assim que chegar à festa, o convidado recebe um bonequinho. Pode ser um dedoche, mas também pode ser feito de papel, plástico, madeira – o que for mais fácil para você! O convidado fica então sabendo que ele precisa cuidar desse boneco a festa toda, como se fosse um filho. Se por algum descuido o personagem for abandonado, quem encontrar poderá pegá-lo. Vence quem tiver, ao final da festa, o maior número de personagens, criando uma família de brincadeirinha.

Comente isso

Seu e-mail não aparecerá no comentário.

Você vai gostar