Conversa de Mãe

Chá de bebê simples: organizando um evento modesto mas inesquecível

A gravidez é uma fase muito especial e é aceitável que os futuros papais queiram compartilhar desta alegria com familiares e/ou amigos próximos. Para isso, não é preciso fazer, necessariamente, uma “festona”. Muitas famílias optam por um chá de bebê simples, mais intimista, mas que seja carregado de boas energias e amor. A ocasião costuma ainda ser uma maneira descontraída de ganhar presentes para a criança que está para chegar!

Um chá de bebê simples, porém, não é sinônimo de uma “reunião improvisada”. A ocasião também exige planejamento. É preciso definir, por exemplo, uma boa data, o local, o cardápio, a decoração e as lembrancinhas que serão dadas aos convidados. Confira as principais dicas e inspirações para isso!

Dicas para organizar um chá de bebê simples

Confira os principais pontos que você deve levar em conta na hora de planejar um chá de bebê simples mas inesquecível:

Considere seu orçamento

Na hora de organizar qualquer tipo de evento, avaliar o orçamento é essencial para que se possa planejar uma festa dentro das possibilidades de cada um.

Juliana Magalhães, cerimonialista da Amelié Assessoria, destaca que é a partir da lista de convidados que se consegue ter um direcionamento. Será um chá só para mulheres? Se é um chá para mais pessoas, é importante dar atenção para comida e bebida, servir bem durante todo o evento. Se for para poucas pessoas, dá para investir em itens de decoração e lembrancinha, por exemplo.

Defina quem vai organizar

Juliana Magalhães comenta que geralmente é a própria mamãe a responsável pela organização do chá. “É ela quem lidera a equipe formada em sua maioria por familiares e amigas próximas, divide as tarefas e delega as funções de cada um durante os preparativos e, principalmente, no dia do chá”, diz.

Juliana Monteiro, da AAMY Produtora, comenta que, em alguns casos, profissionais são procurados para organizar eventos pequenos e íntimos, tendo em vista a facilidade e comodidade de se ter uma pessoa para cuidar de cada detalhe, desde as compras, escolha de fornecedores, montagem da festinha e recepção dos convidados.

Tudo isso depende muito da disponibilidade financeira e de tempo de cada família. Mas, se a proposta é mesmo fazer um chá de bebê simples e econômico, organizar o próprio evento com a ajuda de familiares costuma ser o melhor caminho.

Escolha a data

De acordo com Juliana Monteiro, o ideal é fazer o chá de bebê entre o sexto e oitavo mês de gestação, assim a mamãe já passou pelos primeiros estágios de adaptação. Definir a data do evento é um dos primeiros passos, pois essa escolha ajuda a determinar pontos importantes como local, cardápio, decoração, entre outros.

Faça a lista de convidados

Este é, talvez, o primeiro ponto a ser definido, pois orienta a escolha do local e outras decisões. A lista de convidados é sempre algo bem pessoal, mas, para o chá de bebê, os familiares e amigos próximos são os principais. São aqueles que vibraram ao saber da gravidez e que certamente continuarão ao seu lado até o momento do parto e depois, diz Juliana Magalhães.

Escolha o local

Se a ideia é fazer um chá de bebê simples, pode-se economizar bastante fazendo o evento em casa ou na casa/chácara de algum familiar ou amigo. Se não existe esta possibilidade, pode-se pensar em alugar um salão simples ou uma chácara (em alguns casos, os familiares topam até dividir o aluguel). Quem mora em apartamento ou condomínio tem ainda a opção de fazer no salão de festa do local.

Juliana Magalhães destaca que o essencial é que o local tenha estrutura para acomodar os convidados (mesas e cadeiras), banheiros e cozinha (por mais simples que seja). Pensar na climatização do ambiente também é importante. Lugares quentes e pouco ventilados, por exemplo, podem fazer mal à gestante.

Escolha o cardápio

O cardápio dependerá bastante do horário e estilo do evento. Mas, de acordo com Juliana Magalhães, bolos caseiros, tortas doces e salgadas, sanduíches, pães de queijo e sucos são boas sugestões. Se o evento for um almoço, pode-se optar por um churrasco, um strogonoff ou massas, por exemplo.

Se a proposta é fazer um chá de bebê simples, pode-se economizar muito fazendo a própria comida. Mas, ainda que a família tenha que contratar um buffet, dá para pensar em opções econômicas também.

Pense nas brincadeiras

Para Juliana Monteiro, um quizz de perguntas sobre a maternidade e as fases da criança é sempre divertido e desperta a curiosidade de todos. Outras opções são bingo do bebê e adivinhar o tamanho da barriga da mamãe.

Vale organizar diferentes brincadeiras, mas é preciso lembrar, sobretudo, que os convidados vão querer também um momento de tranquilidade para curtirem o evento e para comerem/beberem. Por isso, não é legal elaborar uma “lista gigante de brincadeiras”!

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Defina as lembrancinhas

Juliana Monteiro comenta que as possibilidades são infinitas! Doces tipo bem-nascidos, velas ou aromatizadores de ambientes com fragrâncias de bebê, marmitinhas com alguma receita de família (bolo, torta ou biscoitinhos amanteigados) e um creme hidratante são algumas ideias.

Há muitas opções DIY que podem ser feitas por qualquer pessoa. Fazer a própria lembrancinha, aliás, é mais uma ótima maneira de economizar. Hoje, na internet, você encontra muitos vídeos e dicas mostrando o passo a passo.

Não esqueça de fotografar

Juliana Magalhães lembra que é preciso registrar esse dia especial. “Podem ser fotos tiradas de um celular mesmo, mas que ficarão pra sempre na memória da mamãe”, diz. Se for possível contratar um fotógrafo, ótimo; mas, senão, combine com algum convidado para que faça isso

Com um bom planejamento, o evento será um sucesso, por mais simples que seja!

Lista de presentes

DICAS DE MULHER

Vale colocar na lista itens que são bastante utilizados no dia a dia do bebê, como fraldas (o principal), lenços umedecidos, mamadeira etc. Confira boas sugestões de itens de higiene, alimentação, vestuário, brinquedos, acessórios para a mãe e para o quarto.

Higiene

    1. Lenços umedecidos
    2. Fraldas
    3. Sabonete e shampoo neutro para bebê
    4. Cotonetes
    5. Pomada para assadura

Roupas

    1. Bodies manga curta e manga longa (tamanhos diversos)
    2. Calças (tamanhos diversos)
    3. Meias
    4. Luvas e toucas
    5. Sapatinhos

Alimentação

    1. Mamadeira
    2. Babador
    3. Copinho com alça para bebê
    4. Aquecedor de mamadeira
    5. Paninho de boca

Quarto

    1. Travesseiro antissufocante
    2. Jogo de lençol para berço
    3. Protetor de colchão
    4. Mantas para enrolar (cueiro)
    5. Almofadas protetoras de berço

Brinquedos

    1. Mordedor
    2. Móbile de berço
    3. Chocalho
    4. Brinquedo para carrinho
    5. Brinquedos de banho

Para a mãe

  1. Protetores de seio descartáveis
  2. Cinta pós-parto
  3. Bomba de tirar leite
  4. Canguru ou sling
  5. Almofada de amamentação

É de bom tom deixar o convidado livre para escolher marca e cores, mas a indicação do presente é importante para deixar o chá de bebê ainda mais organizado. Vale usar de bom senso para não deixar nenhum convidado chateado e/ou desconfortável com a ocasião.

Ideias de decoração para chá de bebê simples

Para Juliana Monteiro, cores claras e alegres, bolas, uma mesa de doces principal ou apenas um backdrop para registrar fotos são ótimas sugestões para o chá de bebê. Inspire-se abaixo com mais dicas e imagens para definir a decoração do seu chá de bebê.

1. Um cantinho decorado talvez seja tudo o que você precisa!

2. A decoração de um chá de bebê simples azul pode ser bem criativa

3. Quando itens associados ao bebê integram a decoração

4. Vermelho e branco compõe uma decoração de maior destaque…

5. Mas a combinação de azul e branco sempre encanta pela elegância e delicadeza!

6. Bonecos também podem compor a décor

7. Um chá de bebê simples pode ser pura doçura!

8. Um chá de bebê simples rosa pode ficar rico em detalhes

9. Cores claras são perfeitas para um chá de bebê simples e elegante

10. Um chá de bebê tema Marinheiro é perfeito para quem gosta de inovar…

11. Assim como o tema de ursinho casa perfeitamente com este tipo de evento!

12. Um chá de bebê simples pode ser decorado somente com elementos que você tem em casa

13. Usar o nome do bebê deixa a decoração mais personalizada e linda

14. Um chá de bebê simples pode ser feito em uma chácara…

15. Ou em casa mesmo…

Comente isso

Seu e-mail não aparecerá no comentário.

Você vai gostar