Conversa de Mãe

Chá de fraldas simples: dicas para uma festa linda e barata

Reunir quem você gosta, receber presentes e celebrar a chegada de um bebê: quem foi que disse que um chá de fraldas simples não pode ser especial? Não é porque você está com o orçamento apertado que vai deixar de fazer essa comemoração. Com algumas dicas certeiras dá para organizar um momento bem agradável e completar o enxoval do seu nenê

Continue lendo esse post para ver ideias de decoração de chá de fraldas simples, dicas de lista de presente, organização, comidas, lembrancinhas, lista de convidados e muito mais. São diversas ideias de bom gosto e que cabem no bolso.

Dicas para organizar um chá de fraldas simples

Organizadoras do chá

Nada impede que a própria mamãe organize seu chá de fraldas. Porém, como são diversos os detalhes a serem cuidados, o bom é ter alguém de confiança para ajudar. Podem ser as madrinhas (ou padrinhos), familiares ou amigos mais próximos. Eles ficarão com a missão de organizar brincadeiras, ajudar na lista de presentes e em todos os outros detalhes do chá.

Onde fazer

Seu chá de fraldas simples pode ser em diversos lugares, tanto na garagem da sua casa quanto no salão de festas do condomínio. Pode ser no jardim, na sala ou em um quiosque bacana. E caso você não tenha na sua casa – ou na de parentes e amigos – um espaço à disposição, vale pesquisar o aluguel de uma casa de festas que caiba no orçamento.

O chá de fraldas costuma acontecer antes do nascimento do bebê, geralmente por volta do sétimo ou oitavo mês, quando a barriga já está bem proeminente e fica linda nas fotos. Quanto ao dia, é interessante escolher o sábado, o domingo ou um feriado, para garantir que os convidados tenham disponibilidade de comparecer.

Horário

Tradicionalmente os chás de fralda ocorrem à tarde, com um gostoso lanche e bebidas. No entanto, vale inovar. Que tal receber os convidados para um happy hour ou até mesmo um simpático café da manhã? Não existe nenhuma regra fixa e você pode decidir qual horário faz mais o seu estilo.

Quem convidar

Há quem prefira fazer o chá de fraldas apenas com a presença feminina, entre família, colegas e amigas. No entanto, hoje em dia é possível fazer celebrações mistas e convidar tanto mulheres como homens. Para fazer a lista de convidados, leve em consideração o espaço que você terá à disposição: não adianta fazer uma lista com 100 pessoas se o local da festa comporta apenas 50, por exemplo.

Convites

É importante enviar convites para que as pessoas saibam o dia, o horário e o local do seu chá. No entanto, uma dica econômica é fazer isso de forma virtual. Faça no computador um convite bem bonito – ou peça para alguém fazer para você – usando algum dos modelos na internet. Feito o convite, você pode enviar pelas redes sociais para seus contatos. Mais simples, impossível.

Lembrancinhas

Se o orçamento estiver bem apertado, você pode abrir mão das lembrancinhas. No entanto, saiba que é um gesto bacana para que os presentes guardem um pedacinho da sua celebração. Algumas ideias baratinhas são chaveiros em EVA, sabonetes decorados, biscoitos, tubos com balinhas, imãs de geladeira ou sachês com cheirinho.

O cardápio do seu chá de fraldas pode ser definido conforme o horário do evento. Se for uma festa à tarde, bem tradicional, vale apostar em lanchinhos baratos e gostosos: sanduíches, bolo, brigadeiro, cachorro-quente, pipoca, coxinhas e enroladinhos. Cupcakes são uma aposta legal porque também ajudam a decorar a mesa.

O que vestir

Por mais que você queira estar linda no dia do seu chá, o ideal é apostar em roupas confortáveis, que não apertem ou limitem os movimentos. Muitas mamães escolhem usar vestidos nessa ocasião, evidenciando o barrigão. Se você for fazer brincadeiras de chá de fraldas que envolvam pintura, vale usar um cropped e deixar a barriga à mostra.

Decoração

Ninguém precisa entrar no vermelho para fazer uma decoração bonita de chá de fraldas simples. Utilizando itens que você tem em casa já é possível decorar. Que tal uma toalha bonita e bichinhos de pelúcia? Já dá um toque bem legal. Vale seguir uma mesma temática ou apostar em uma cor que você goste. Mais abaixo você confere fotos e ideias de como decorar sem gastar muito.

Fotos

Ter registros do seu chá de fraldas é importante, mas como a ideia é fazer economia, fica a dica: deixe essa missão com aquela amiga que ama fotografar. Os cliques podem ser feitos com um celular mesmo – hoje em dias as imagens têm uma ótima resolução. Depois você pode colocar as fotos nas suas redes sociais e mandar imprimir as suas favoritas.

Colocando cada detalhe na ponta do lápis e buscando alternativas acessíveis é possível organizar um chá de fraldas simples e inesquecível.

Lista de presentes

Embora o enxoval de bebê conte com diversos itens, é interessante fazer uma lista de presentes bem planejada. Uma sugestão é pedir que cada convidado traga um pacote de fraldas e um lenço umedecido ou pomada. Um bebê utiliza muitas fraldas por dia, então quanto mais você ganhar, melhor. Algumas ideias:

  1. Pacotes de fraldas tamanho RN: peça para 10% da lista de convidadas (se forem 30 convidadas, 3 deverão dar fralda RN).
  2. Pacotes de fraldas tamanho P: peça para 25% da lista de convidadas.
  3. Pacotes de fraldas tamanho M: peça para 50% da lista de convidadas.
  4. Pacotes de fraldas tamanho G: peça para 15% da lista de convidadas.
  5. Algodão.
  6. Cotonetes.
  7. Lenço umedecido.
  8. Pomada para assadura.
  9. Sabonete líquido.
  10. Shampoo neutro.
  11. Talco.
  12. Paninho de boca.
  13. Manta.
  14. Babador.
  15. Mamadeira.
  16. Escova para mamadeira.
  17. Cobertorzinho.
  18. Roupas RN e tamanho 1.

O ideal é sempre pedir uma quantidade menor de fraldas tamanho RN (recém nascido), já que o bebê pode nascer grandinho e acabar usando poucas. Peça fraldas tamanho G apenas se você tiver muitas convidadas. O mais importante no chá de fraldas simples é garantir pelo menos as fraldas para os meses iniciais com o bebê.

Ideias de decoração para chá de fraldas simples

Agora que você já conferiu as dicas de como organizar o chá de fraldas e o que pedir na lista de presentes, chegou a hora de pensar na parte mais divertida: a decoração. Confira lindas inspirações e escolha já as suas favoritas.

1. Você não precisa estourar o orçamento para fazer um chá de fralda simples e bonito

2. Com criatividade e mão na massa você faz uma festa incrível

3. O primeiro passo é pensar em um tema bem bacana

4. E prestar bastante atenção aos detalhes, que são muito importantes

5. Vamos a algumas inspirações? Sim!

6. Chá de fraldas simples de ursinho príncipe: um dos queridinhos do momento

7. Aqui o tema escolhido foi aviões e balões

8. Chá de fraldas simples chuva de amor: boa opção para meninos e meninas

9. Chá de fraldas simples tema safári: colorido e divertido

DETALHE ARTE

10. Chá de fraldas simples tema príncipe: como não amar?

11. Chá de fraldas simples marinheiro: a escolha dos elementos decorativos se destaca

12. Um tema bem fácil de fazer em casa: brinquedos variados!

13. Para um chá de fraldas simples de menino, aposte em cores suaves e decore com bichinhos

14. E olha que ideia fofinha para um chá de fraldas feminino

15. O bolo de fraldas é um clássico em chás de bebê

16. E fica ainda mais charmoso com sapatinhos no topo

17. Centros de mesa dão um toque especial à celebração

18. Que tal utilizar cocos em um chá com tema tropical?

19. Mais uma ideia baratinha: garrafa com flores

20. Não quer decorar a festa com balões? Tudo bem, existem alternativas

Comente isso

Seu e-mail não aparecerá no comentário.

Você vai gostar