Conversa de Mãe

Como dar banho no bebê no chuveiro: passo a passo seguro ensinado por pediatra

A maioria dos pais e mães costumam optar por dar banho no bebê na tradicional banheirinha, pelo menos até o bebê ficar um pouco maior e mais firme. Mas usar o chuveiro também pode ser uma opção, basta tomar alguns cuidados simples ensinados por pediatra.

Como dar banho no bebê

De acordo com o pediatra e homeopata Moises Chencinski, autor do blog “EuApoioLeiteMaterno”, o dar banho no chuveiro é permitido, mas são necessários alguns cuidados extra.

Passo a passo

Sente

A primeira precaução é dar o banho sentado em um assento firme e estável, isso porque o piso do chuveiro pode ficar muito escorregadio e, caso o adulto deslize ou caia, leva junto o bebê, que é muito mais frágil.

Vá por partes

Ensaboe e enxágue cada parte do bebê de uma vez: comece pela cabeça e pelo rosto, depois vá para um bracinho, em seguida o outro, passe para o tronco e genitália e, por fim, para as pernas, uma de cada vez.

Esse cuidado deve ser tomado porque o bebê ensaboado fica muito escorregadio e, portanto, as chances de ele deslizar das mãos que o seguram são grandes.

Não pegue nada do chão

Caso você se abaixe para pegar um sabonete que caiu, por exemplo, por reflexo você levantará o outro braço, que segura o bebê. Isso coloca o bebê em uma posição arriscada para cair ou se machucar.

Dar banho no chuveiro se torna mais fácil à medida que o bebê cresce e ganha estabilidade

Atenção à orelhinha

Quando você usa um chuveiro para dar banho no bebê, precisa redobrar o cuidado para não entrar água na orelha, muito mais fácil de acontecer uma vez que o dispositivo “dispara” água. O pediatra explica que, caso entre água no ouvido do bebê, ela ficará represada ali e, quando esfriar, causará dor de ouvido.

Prática e segurança

Quando você já estiver mais confiante para segurar o bebê, dar banho no chuveiro vai ficar bem mais fácil. Se ainda tiver medo, o ideal é fazer tudo com bastante calma ou então esperar até se sentir mais segura para tentar.

Comente isso

Seu e-mail não aparecerá no comentário.

Você vai gostar