Carreira & Finanças

Conheça os cinco tipos de chefe mais comuns e veja qual se parece mais com o seu

Psicóloga organizacional traça os perfis e cria um jeito bem interessante de classificá-los

Que tipo de chefe é o seu? Bacana, chato, exigente mas legal, tranquilo mas não inspirador? Pois é, são muitos tipos de líderes, e conhecer um pouco mais do seu, pode te ajudar bastante no dia a dia profissional. Dentro desse amplo universo de personalidades, no entanto, é importante ressaltar que não existe um ideal. “Nos últimos 20 anos tenho atuado na formação de lideranças e tenho observado cinco tipos de líderes os quais possuem, cada um, as suas respectivas características. NÃO EXISTE UMA POSTURA A QUAL SEJA MAIS ADEQUADA”, diz MAGDA DE PAULA, psicóloga organizacional e coach do IBC – Instituto Brasileiro de Coaching.

Conheça, agora, os tipos de chefe selecionados pela profissional, em classificação diferente: o que eles fazem de bom, o que pode atrapalhar seu desempenho:

Foto: Paul/istock

O LÍDER MODERADOR OUVE, É JUSTO E SE SAI MUITO BEM PARA RESOLVER OS PEPINOS. FOTO: PAUL/ISTOCK

MODERADOR

Ele sabe ouvir, entende e busca equilibrar as necessidades das pessoas, evitando demonstrar preferências. “Isso faz com que ele seja considerado justo e maleável. Seu melhor resultado ocorre na resolução de problemas simples ou complexos, envolvendo várias áreas ou pessoas”, explica Magda.

FIQUE DE OLHO: pode ter uma tomada de decisão mais lenta, com riscos de perder sua objetividade, a qual hoje é imprescindível nas empresas.

Foto: Ridofranz/istock

OS CHEFES TÉCNICOS SÃO ORGANIZADOS E TRABALHAM MUITO BEM COM PLANEJAMENTO. FOTO: RIDOFRANZ/ISTOCK

TÉCNICO

Utiliza mais a lógica, sendo disciplinado e metódico, com bom nível de controle e planejamento. Seu melhor resultado ocorre quando está sozinho, analisando os detalhes de cada atividade ou projeto.

FIQUE DE OLHO: por ser focado e metódico, não consegue inspirar sua equipe e dificilmente é identificado como um “líder”. Deve tomar cuidado para não controlar de forma excessiva.

Foto: Wavebreakmedia-Ltd/istock

O LÍDER COMANDANTE É EFICIENTE, MAS PRECISA TOMAR CUIDADO PARA NÃO VIRAR UM DITADOR. FOTO: WAVEBREAKMEDIA-LTD/ISTOCK

COMANDANTE

Por ser um líder nato, envolve as pessoas com maestria para a condução de um projeto, de forma a obter grandes resultados. “É firme e determinado, jamais perde o foco”, enfatiza a coach.

FIQUE DE OLHO: devido ao excessivo foco em resultados pode se tornar um tirano, que não ouve as pessoas e passa por cima de qualquer um, desde que isso justifique o resultado.

Foto: monkeybusinessimages/istock

OS CHEFES COMUNICADORES SÃO OTIMISTAS E TRABALHAM SUPER BEM EM EQUIPE. FOTO: MONKEYBUSINESSIMAGES/ISTOCK

COMUNICADOR

Este é aberto, otimista e adora estar e interagir com a equipe. “Seu melhor resultado ocorre quando está com as pessoas”, afirma a psicóloga.

FIQUE DE OLHO: pode se tornar falante e cansativo, buscando atrair a atenção somente para si, o que pode afastar as pessoas.

Foto: Rawpixel-Ltd/istock

CHEFES VISIONÁRIOS INSPIRAM POR VEREM ADIANTE E SÃO ÓTIMOS PLANEJADORES. FOTO: RAWPIXEL-LTD/ISTOCK

VISIONÁRIO

Enxerga o que os outros não veem, é um idealista. “Possui uma grande intuição e capacidade de conectar tendências futuras. Seu melhor resultado ocorre nos momentos de planejamento e prospecção de negócios”, diz a psicóloga organizacional.

FIQUE DE OLHO: tende a caminhar sozinho, sendo que poucos conseguem acompanhar seu raciocínio rápido. Como líder pode se isolar em seus planos, sem envolver adequadamente a equipe, o que pode gerar resultados negativos.

E aí, seu chefe é mais parecido com qual?

 

Comente isso

Seu e-mail não aparecerá no comentário.

Você vai gostar