Carreira & Finanças

Conheça os comportamentos mais comuns que podem queimar sua imagem nas redes

Na hora de BUSCAR POR UM EMPREGO, há que se CONSIDERAR não só um bom currículo, mas o andamento e conteúdo de quaisquer PERFIS NAS REDES SOCIAIS, a fim de gerir a própria REPUTAÇÃO no mundo digital. Afinal, isso é algo que se espalha e não fica limitado aos sites que possam ter alguma conexão com o meio corporativo.

Uma pesquisa realizada com 300 gerentes de RH pela empresa americana Office Team, uma recrutadora do grupo Robert Half, mostra que o ERRO MAIS COMUM com relação à vida online dos candidatos é FAZER POSTAGENS INADEQUADAS, o que pode custar a participação em processos seletivos.

45% dos entrevistados citaram que COMENTÁRIOS NEGATIVOS ou inapropriados não são vistos com bons olhos, enquanto que um em cada três deles (35%) indicaram as publicações de FOTOS QUESTIONÁVEIS, assim como ser marcado nelas também.

O resto da amostra levou em consideração o aspecto de não ser participativo ou NÃO ATUALIZAR AS PÁGINAS sociais (17%), enquanto uma pequena parte não soube responder.

“As pessoas frequentemente acreditam que postar qualquer coisa na rede é uma diversão inofensiva, mas o fato é que os recrutadores costumam procurar online para ter uma ideia dos possíveis candidatos”, alerta Brandi Britton, presidente regional da Office Team. “Profissionais deveriam enxergar adiante e não só eliminar o conteúdo negativo das suas contas digitais, como encontrar maneiras de DEIXÁ-LAS MAIS ATRATIVAS COM SUAS CONQUISTAS NA CARREIRA E EVOLUÇÃO NO MERCADO”.

E, já que a dica foi dada, veja abaixo a LISTA elaborada pela própria equipe, com os PIORES COMPORTAMENTOS que devem ser evitados na internet:

  1. O CRÍTICO CHATO: faz questão de criticar tudo e todos; daqueles que quando tocam nos assuntos polêmicos, discutem até sozinhos, tamanha a excentricidade. O mínimo de discrição na rede é sempre uma boa pedida.
  2. O VICIADO EM SELFIES: o ruim não é ser viciado nisso, mas fazê-lo no ambiente de trabalho.
  3. O DETALHISTA: a cada movimento, uma postagem – e são muitos os movimentos. É recomendável checar as configurações sobre as permissões de visualização, para que os contatos profissionais não tenham acesso às publicações inoportunas.
  4. O AMIGO DE TODO MUNDO: não seleciona os contatos e manda para qualquer um, pois quantidade parece ser mais importante do que qualidade. O networking nas redes é vazio e ineficiente.
  5. O AUSENTE: entra nas estatísticas dos que não participam das mídias sócias, já que não publica quase nada. Ao não atualizar os perfis, perde em visibilidade no mercado.

Comente isso

Seu e-mail não aparecerá no comentário.

Você vai gostar