Filhos contam os ensinamentos que receberam e vão levar para toda a vida

Os ensinamentos passados pelas mães duram a vida inteira. Pode-se dizer que elas são as primeiras grandes professoras na vida de alguém. Os valores e as lições transmitidos pela figura materna podem guiar as ações dos filhos mesmo na vida adulta.

Percorremos locais da cidade de São Paulo para descobrir os conselhos mais importantes que as pessoas receberam desde pequenas, fazendo uma única pergunta: O que você aprendeu com a sua mãe? As respostas carinhosas você confere abaixo.

.

Mayara Bueno
Mayara Bueno, 23 anos, estudante de jornalismo
“Minha mãe me ensinou os valores que eu tenho na vida hoje em dia: minha índole, minha determinação, garra, força de vontade para vencer na vida, zelo com as pessoas, preocupação com os outros e atenção.”

Luciana Oliva
Luciana Oliva, 41 anos, estilista
“Bom humor, porque minha mãe é muito divertida! Ela está sempre sorrindo, bem cuidada, superjovem. Ela está sempre bem. Ela é uma eterna criança.”

Fernanda Chaves
Fernanda Chaves, 18 anos, estudante
“Ela me ensinou honestidade. A ser verdadeira com você, com os outros e nunca mudar quem você é por causa de outra pessoa.”

Thiago de Araújo
Thiago de Araújo, 30, jornalista
“Honestidade e caráter: ela me ensinou esses valores que fazem sentido. Porque é isso que a gente vai levar de fato para toda a vida, não é nada material.”

Luciana Gakyia
Luciana Gakyia, 41 anos, analista de sistemas
“Ela me ensinou muita coisa. Ela me deu coragem e é um exemplo de força. Ela criou os filhos sozinha e isso foi marcante para mim, para minha formação, como pessoa e profissional. Até hoje, aos 70 anos, ela ajuda os 4 filhos, se envolve com os netos. Ela está sempre presente nas nossas vidas.”

Igor cintra
Igor Cintra, 17 anos, estudante de Comunicação
“Minha mãe me ensinou a me defender do mundo, dizendo para eu nunca falar com estranhos, não ficar muito tarde na rua e tomar cuidado com pessoas más intencionadas.”

Evelyn Nunes
Evelyn Nunes, 19 anos, estudante de administração
“Ela me ensinou a correr atrás dos meus objetivos, a conquistar o que eu quero. Porque nada vem de graça, ela sempre diz. Sempre trabalhei para conquistar o que eu quero: estudar, ter um bom emprego, uma carreira.”

Miraldo Silva
Miraldo Bastos Silva, 65 anos
“Foram muitos [ensinamentos], porque ela criou sozinha 4 filhos, meus irmãos e eu, sempre com diginidade. Mas, primeiro de tudo, ela me ensinou a respeitar o próximo, em todos os sentidos.”

Samuel Azevedo
Samuel Azevedo, 17 anos, estudante de publicidade
“Simpatia! Porque nós temos que ser simpáticos. Isso atrai outros valores e deixa o ambiente mais leve.”

Comente isso

Seu e-mail não aparecerá no comentário.

Você vai gostar