Conversa de Mãe Receitas

Cozinha divertida! Cinco receitas doces para você preparar junto com os pequenos

Com a correria do dia a dia, às vezes sobra pouco tempo para se divertir com os filhos, mas uma oportunidade maravilhosa e, literalmente gostosa, é cozinhar com eles! O melhor? Receitas que eles gostam, como essas cinco sugestões de doces que caem bem na hora do lanche e algumas podem até ir na lancheira da escola.

 

Cupcake de Banana com Chocolate

Ingredientes
3 bananas maduras picadas
3 ovos
1 xícara (chá) de farelo de aveia
1 colher (sobremesa) de canela em pó
1 colher (sobremesa) de fermento em pó
Gotas de chocolate meio amargo para decorar

Modo de preparo
Coloque no liquidificador a banana, os ovos e bata por 2 minutos. Despeje em uma tigela, acrescente a aveia, a canela e misture até que fique homogêneo. Por fim, coloque o fermento em pó, misture e distribua a massa em forminhas de cupcake. Salpique as gotinhas de chocolate. Leve para assar no forno médio (180ºC) preaquecido por cerca de 20 minutos ou até que, ao enfiar um palito, ele saia limpo. Retire do forno, espere amornar e sirva.

Rendimento: 10 porções
Tempo de Preparo: 30 minutos

Benefícios
Segundo a nutricionista e chef funcional Vanessa Prieto, “a banana madura é excelente pois é uma forma de deixar a receita docinha utilizando a própria fruta. Além disso, o farelo de aveia deixa a receita mais rica em fibras e o chocolate meio amargo complementa com os antioxidantes e sabor que as crianças adoram. E lembre-se sempre: é desde a infância que habituamos o paladar de uma criança. Se você sempre oferecer ao seu filho preparações com alto teor de açúcar, ele se habituará a apenas aceitar receitas do mesmo perfil, que não são nada saudáveis e inevitavelmente impactarão na forma como ele lida com o alimento até na fase adulta”.

Foto: Azurita/iStock

Picolé de Manga 

Ingredientes
2 mangas haden geladas
Raspas de casca de laranja a gosto

Modo de Preparo
Descasque e corte as mangas retirando bem a polpa. Acrescente as raspas de casca de laranja e bata com um mixer por 1 minuto. Cubra com plástico filme e deixe no congelador por 30 minutos. Retire, bata novamente com o mixer, cubra com o plástico filme e deixe por mais 30 minutos no congelador. Por fim, bata pela última vez com o mixer e distribua nas forminhas de picolé. Se quiser incrementar, pode até colocar uns pedacinhos de outra fruta dentro, para dar contraste na cor e mais sabor ainda. Lembre-se sempre de dar leves batidinhas nas formas de picolé para que o creme se acomode bem e não fiquem bolhas de ar. Coloque o palito e deixe novamente no congelador por 2 horas ou até que estejam firmes.

Rendimento: 6 porções
Tempo de Preparo: 3 horas

Benefícios
A manga é uma fruta que está em alta nesta época, ou seja, já a encontramos nas feiras e mercados com excelente qualidade e preço! “É uma fruta rica em vitaminas A, C  e E e fibras, que fortalece o sistema imunológico e auxilia o intestino. E essa é uma forma refrescante de consumi-la nesses dias mais quentes”, diz a profissional.

Creme de Morango

Ingredientes
10 morangos
1 pote de iogurte natural
1 colher (sopa) de biomassa de banana verde
1 colher (sopa) de mel
1 sachê de gelatina em pó incolor e sem sabor
Morango e hortelã à gosto para decorar

Modo de Preparo
Bata no liquidificador os morangos com o iogurte, a biomassa de banana verde e o mel até que fique homogêneo. Reserve. Hidrate e dissolva a gelatina conforme instruções da embalagem. Acrescente ao creme e bata por mais 1 minuto. Distribua em copinhos e deixe no refrigerador por 1 hora. Decore com o morango, a folha de hortelã e sirva.

Rendimento: 4 porções
Tempo de Preparo: 1 hora 15 minutos

Benefícios
A nutricionista destaca que essa é uma alternativa muito mais saudável que os iogurtes de morango disponíveis para crianças nos supermercados. “Além do morango que é rico em vitamina C, K, complexo B, manganês, potássio e magnésio, temos o iogurte natural que auxilia na qualidade da flora intestinal e também fortalece o sistema imunológico. E lembrem sempre: na hora de escolher o iogurte natural, vejam a lista de ingredientes! Só precisa ter leite e fermento lácteo, nada mais que isso! As marcas repletas de aditivos e edulcorantes artificiais não são interessantes do ponto de vista nutricional”.

Foto: vadimguzhva/iStock

Cookies Integrais

Ingredientes
100g de manteiga
¾ xícara (chá) de açúcar de coco
2 ovos
1 xícara (chá) de farinha de trigo integral
½ xícara (chá) de farinha de trigo
1 ½ xícara (chá) de aveia em flocos
½ xícara (chá) de amendoim picado
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio

Modo de Preparo
Em uma batedeira, bata a manteiga com o açúcar de coco até que fique um creme. Sem parar de bater, acrescente os ovos, um a um. Em seguida, junte a farinha de trigo integral e a farinha de trigo. Bata até que fique homogêneo. Desligue a batedeira, acrescente a aveia em flocos, o amendoim, o bicarbonato e misture até que fique homogêneo. Em uma assadeira forrada com papel manteiga, coloque porções dessa massa com o auxílio de uma colher. Lembre-se de sempre deixar uma distância de pelo menos 2 cm entre um e outro. Leve para assar no forno médio (180ºC) preaquecido por cerca de 25 minutos ou até que estejam dourados. Retire do forno, espere esfriar completamente e sirva.

Rendimento: 20 unidades
Tempo de Preparo: 45 minutos

Benefícios
As crianças amam cookies e “essa versão integral é uma forma mais saudável até para mandar na lancheira do seu filho! A aveia é um cereal muito nutritivo, rico em cálcio, ferro, carboidrato de boa qualidade, proteínas, vitamina E, complexo B e fibras. E o amendoim fornece gordura do bem, zinco, magnésio, fósforo, ferro e potássio. Você também pode substituir o amendoim por castanha-do-Pará ou amêndoas”, sugere a especialista.

Brigadeiro Funcional

Ingredientes
4 colheres (sopa) de açúcar mascavo
4 colheres (sopa) de biomassa de banana verde
2 colheres (sopa) de cacau em pó
1 colher (sopa) de óleo de coco
Cacau em pó ou castanhas trituradas para decorar

Modo de Preparo
Em uma tigela, coloque o açúcar mascavo, a biomassa de banana verde, o cacau em pó, o óleo de coco e misture até que fique homogêneo. Molde os brigadeiros formando as bolinhas e passe no cacau em pó ou na castanha-do-Pará triturada. Deixe no refrigerador por 30 minutos e sirva.

Rendimento: 10 unidades
Tempo de Preparo: 50 minutos

Benefícios
Essa versão funcional desse docinho tem bem menos açúcar que a versão tradicional feita com leite condensado, “além de fornecer mais fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes. As crianças adoram preparar pois é uma receita que não precisa ir ao fogo. Então elas participam de todo o preparo, que vai da mistura dos ingredientes até enrolar os brigadeiros e passá-los no cacau ou na castanha”, afirma Vanessa.

Comente isso

Seu e-mail não aparecerá no comentário.

Você vai gostar