Conversa de Mãe

Dormir junto com o bebê em sofá ou poltrona aumenta o risco de morte em 50 vezes

Entenda o risco e veja dicas para dormir com seu filho de maneira segura

Você tem o hábito de dormir junto com o seu bebê na poltrona, no sofá ou até mesmo na cama? Se sim, é hora de repensar o hábito. Um estudo recente realizado pela instituição de caridade britânica “The Lullaby Trust” aponta que dormir dividindo o mesmo espaço que seu filho pode causar morte súbita no bebê.

De acordo com a pesquisa, 76% dos pais admitem dormir junto com os filhos em sofás, poltronas cama e outros ambientes compartilhados. Tudo isso pode ser arriscado se os pais não tomarem os cuidados necessários, mas dormir em poltronas e sofás aumenta em 50 vezes o risco de morte súbita.

Alguns hábitos dos pais podem intensificar ainda mais os riscos. Se os adultos consomem bebidas alcoólicas e depois dormem na mesma cama que o bebê, é algo prejudicial. O mesmo acontece se são fumantes.

De acordo com a instituição, o perigo está não apenas no risco dos pais rolarem sobre os filhos enquanto dormem, mas também dos bebês se enrolarem em roupas de cama soltas ou sufocarem em travesseiros, almofadas e outros objetos.

Em entrevista ao “The Sun” , Jenny Ward, CEO da “The Lullaby Trust”, fala que é fundamental discutir com os pais o risco de dormir com os filhos, já que muitos deles desconhecem tais perigos. “É uma realidade. Mesmo que os pais não planejem dormir juntos, muitos adormecem com seus bebês sem querer”, fala.

Por isso, a instituição trabalha para garantir que os pais tenham acesso a esse tipo de informação e reduzir os riscos de morte do bebê.

Como dormir junto da maneira correta?

Para dormir junto com seu bebê em segurança é preciso adotar algumas práticas, como manter o espaço ao redor dele livre
shutterstock

Para dormir junto com seu bebê em segurança é preciso adotar algumas práticas, como manter o espaço ao redor dele livre

Apesar de o estudo mostrar que compartilhar a cama, poltrona ou sofá com o bebê pode aumentar em até 50 vezes o risco de morte, a prática não precisa ser totalmente abolida da família. Se você ainda quiser dormir com o seu bebê, basta adotar alguns cuidados:

  • Mantenha o espaço ao redor do seu bebê livre de travesseiros e cobertas
  • Evite deixar animais de estimação e outras crianças na cama
  • Certifique-se de que o seu bebê não possa cair da cama ou ficar preso entre o colchão e a parede
  • Nunca deixe o bebê sozinho na cama

Com esses cuidados,  dormir junto com seu bebê passa a ser uma prática mais segura.

Fonte Delas

 

Comente isso

Seu e-mail não aparecerá no comentário.

Você vai gostar