Carreira & Finanças

“Em toda entrevista de emprego eu travo! O que fazer?” Master coach responde!

Veja algumas dicas de como evitar e como lidar com o nervosismo e a ansiedade

 

Quem já passou por uma entrevista de emprego sabe que é um momento delicado, e claro, crucial, afinal, você quer ser aprovada! Mas a vontade de vencer às vezes pode ser sabotada pelo nervosismo e a ansiedade que te fazem travar durante e até mesmo antes de sentar na frente do entrevistador. O que fazer nesse caso?

Foto: eternalcreative/istock

DECORAR DADOS ATÉ VAI, MAS DECORAR FALAS PODE SER PERIGOSO. ENTÃO NÃO HAJA COMO SE FOSSE UM ROBÔ. FOTO: ETERNALCREATIVE/ISTOCK

EVITE PARECER UM ROBÔ

Treinar tudo que pode ser perguntado em uma entrevista de emprego é uma excelente estratégia para se sentir mais segura e preparada, mas tentar decorar o que falar pode te fazer ter medo de não lembrar tudo na hora ‘H’. “Apresentar-se a uma vaga de emprego sem ter se preparado, é um vacilo. Porém, treinar as respostas por muito tempo pode fazer com que você fique parecendo um robô, respondendo tudo mecanicamente, sem demonstrar maleabilidade e interação”, explica o MASTER COACH JOSÉ ROBERTO MARQUES, presidente do IBC – Instituto Brasileiro de Coaching.

TENHA E MANTENHA O PENSAMENTO POSITIVO

Muitas pessoas começam a sofrer antes mesmo de ir até a entrevista de emprego. A orientação do profissional é: “quando as dúvidas e receios surgirem, procure pensar positivamente, evite ficar imaginando coisas que podem acontecer, assim, você evita se lembrar desses medos durante a entrevista. Por isso, esqueça o medo de estar ou não bem vestido, de acabar falando algo errado, ou de não conseguir passar a ideia de quem você realmente é, vá com pensamentos positivos, vá com a mente limpa e seja você mesmo”.

NÃO FIQUE FAZENDO JULGAMENTOS

Não se encha de opiniões sobre o local, o entrevistador, etc. Isso tudo pode gerar uma ansiedade desnecessária. “Para evitar transtornos, aborrecimentos e consequentemente bloqueios mentais, procure ser empática durante a sua entrevista de emprego. Se coloque no lugar da pessoa que estará entrevistando, acompanhe o ritmo da mesma, esteja calma, faça poucos movimentos, fale de maneira pacífica, entenda que isso é apenas uma conversa para vocês se conhecerem e analisarem se a vaga em questão caberá dentro da sua realidade”, recomenda Jose Roberto.

Tente ainda não julgar à primeira vista as funções impostas, o valor a ser pago, e principalmente as condições de trabalho. “Ouça a proposta, reflita em outro momento e aguarde a posição da empresa. Caso você seja recrutado, exponha suas ideias e discuta amigavelmente as condições”, enfatiza o especialista.

Foto: Ivanko_Brnjakovic/istock

NÃO PERDER O HORÁRIO E ESTAR SEGURA DE QUE ESTÁ VESTIDA ADEQUADAMENTE ELIMINAM MAIS FOCOS DE NERVOSISMO E ANSIEDADE. FOTO: IVANKO_BRNJAKOVIC/ISTOCK

ORGANIZE-SE QUANTO AO HORÁRIO E O LOOK 

O tempo pode ser um fator muito perturbador se não for bem administrado. Preparar-se para todo e qualquer tipo de pergunta é fundamental, “mas se preparar em relação ao tempo/horário é tão importante quanto. Ao se organizar para chegar mais cedo, ou no tempo certo, você estará evitando um estresse grandioso e que certamente influenciaria no resultado da sua entrevista de emprego”, afirma Marques, que ainda ressalta: “o mesmo deve servir para a sua aparência. Arrume-se adequadamente para a entrevista, pois receber uma crítica do entrevistador pode te deixar desestabilizada, causando um bloqueio emocional, o que também pode influenciar no resultado final”.

RELAXE E CONTROLE-SE

Ficar especulando sobre a situação vai ser uma verdadeira tortura mental. “Bombardear sua mente com inúmeras perguntas sobre como vai ser, o que vai acontecer, o que vão te perguntar e tantas outras coisas, não vai adiantar! Por isso, procure relaxar, faça alguns exercícios de respiração antes da entrevista, mantenha a calma e o pensamento positivo. Pessoas que sabem se controlar, passam mais confiança ao entrevistador, ele percebe que mesmo em situações desafiadoras, você consegue se manter firme e sem se abalar”, esclarece Jose Roberto.

Para não travar, “basta provar a você mesma que não existe nenhum problema em participar de uma entrevista de emprego. Pense que será apenas uma conversa, e que você irá conhecer uma empresa nova, que estará contando com suas melhores habilidades, mas que para isso, será necessário contar um pouco mais sobre sua vida e suas experiências profissionais. O segredo é se preparar, manter a calma e ser você mesma!”, sugere.

Comente isso

Seu e-mail não aparecerá no comentário.

Você vai gostar