Arte & Cultura

Encontro de Violeiros do DF comemora 90 anos da música caipira

O Encontro de Violeiros e Violeiras do Distrito Federal comemora, a partir desta sexta-feira (19), os 90 anos da música caipira com shows, seminários e debates. A organização adota como data marco o primeiro EP do gênero, gravado em 1929 por Cornélio Pires.

O produtor, humorista e escritor paulista possibilitou a inserção da música caipira no meio fonográfico, adentrando as rádios e os ouvidos de quem circulava pelos granes centros urbanos. Naquele ano, “Jorginho do Sertão” foi a primeira moda de viola a ser gravada, pela dupla Caçula e Mariano.

Exposição de objetos históricos relacionados ao universo caipira durante o Encontro de Violeiros e Violeiras do DF — Foto: Luiz e Rafael Fernandes/Divulgação

Exposição de objetos históricos relacionados ao universo caipira durante o Encontro de Violeiros e Violeiras do DF — Foto: Luiz e Rafael Fernandes/Divulgação

O Encontro de Violeiros ocorre até domingo (21) no Complexo Cultural de Planaltina, onde também será montada uma exposição de objetos históricos relacionados ao universo caipira e, ainda, uma praça de alimentação. A entrada para o evento é gratuita.

Durante o encontro, o violeiro Claudinho da Viola vai lançar o disco “Viola em serenata”. O músico é o primeiro deficiente visual a gravar um CD de viola instrumental.

Encontro de Violeiros e Violeiras do Distrito Federal — Foto: Luiz e Rafael Fernandes/Divulgação

Encontro de Violeiros e Violeiras do Distrito Federal — Foto: Luiz e Rafael Fernandes/Divulgação

Considerados um dos maiores representantes vivos da música caipira, Zé mulato e Cassiano abrem a programação musical, com o lançamento do DVD gravado ao vivo com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional, em celebração aos 40 anos de carreira da dupla.

Em um palco externo, também haverá apresentação da dupla de violeiras Irmãs Freitas, de Goiás, com 41 anos de carreira e mais de 15 milhões de discos vendidos.

A dupla de música caipira Mary e Marilene, conhecida como As Galvão — Foto: Luiz e Rafael Fernandes/Divulgação

A dupla de música caipira Mary e Marilene, conhecida como As Galvão — Foto: Luiz e Rafael Fernandes/Divulgação

No sábado (20), o show é da dupla Mary e Marilene, conhecida como As Galvão. Considerado o duo de maior prestígio no Brasil e responsável por exportar a música caipira a países como Portugal, Canadá, Suíça e Japão, elas construíram um carreira de 70 anos juntas e lançaram cerca de mil músicas.

O encerramento, no domingo (21), leva ao palco a violeira paulista Juliana Andrade e a dupla goiana André e Andrade, com mais de 40 anos de carreira.

O músico Roberto Corrêa apresenta o espetáculo ‘O violeiro’ na Caixa Cultural Brasília  — Foto: Diego Bresani/Divulgação

O músico Roberto Corrêa apresenta o espetáculo ‘O violeiro’ na Caixa Cultural Brasília — Foto: Diego Bresani/Divulgação

Além dos shows, haverá um seminário sobre a valorização e preservação da música caipira, e mesas de debate com o violonista, pesquisador e compositor Roberto Corrêa, o presidente da Associação Nacional de Violeiros do Brasil, Minerim, o escritor Bariani Ortêncio, além de produtores e pesquisadores da música e da viola caipiras.

Programe-se

Encontro de Violeiros e Violeiras do DF

  • Data: 18 a 21 de julho
  • Hora: veja abaixo
  • Local: Complexo Cultural de Planaltina
  • De graça

Sexta (19)

  • 20h
    Abertura com ZÉ MULATO E CASSIANO – Lançamento do DVD gravado, ao vivo, com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro
    Vanderley e Valtecy
    Volmi Batista
    IRMÃS FREITAS (GO) – Palco externo
    BAILÃO: FLÁVIO BRASIL (DF) – Palco externo

Sábado (20)

  • 9h
    Abertura do Seminário Música Caipira 90 Anos rumo aos 100
    Atração Musical: Gabi Viola (DF)
  • 14h
    Seminário Música Caipira 90 Anos rumo aos 100 – 2ª parte
    Atração Musical: Claudinho da Viola – Lançamento do CD Viola em Serenata
  • 19h
    ROBERTO CORRÊA (DF)
    Maike e Cabral
    Moisés Mozer e Luiz Borges
    Macedo e Mariano
    AS GALVÃO (SP)
    BAILÃO: Ênio lima e Gustavo Neto (DF) – Palco externo

Domingo (21)

  • 16h
    JULIANA ANDRADE – SP
    Idelbrando e Barcellus
    Ânderes e Fernandes
    Dyego e Gustavo
    PEREIRA DA VIOLA (MG)
    BAILÃO: ANDRÉ E ANDRADE (GO)- Palco externo

Atividades diárias
Exposição “90 Anos da Música Caipira”, com instrumentos musicais e objetos históricos
Praça de Alimentação

Comente isso

Seu e-mail não aparecerá no comentário.

Você vai gostar