Carreira & Finanças

Faça isto para evitar que as relações desandem de vez no trabalho

Nem todo mundo é inspirador no relacionamento profissional, escreve Sofia Esteves, da Cia de Talentos

O relacionamento interpessoal nada mais é do que a conexão feita por pessoas em um mesmo círculo, que pode ser profissional, familiar, de amizade e reflete a forma como se relacionam, bem como a qualidade dessas relações. A todo instante estamos cercados de pessoas e, portanto, é essencial que saibamos manter estas conexões de forma positiva e permanente, gerando crescimento para ambas as partes.

Manter bons relacionamentos profissionais é imprescindível para o sucesso na carreira de qualquer um, já que são eles que geram um networking de qualidade. É fundamental que as relações profissionais fiquem cada vez mais fortes e atinjam os seus objetivos de carreira. Conviver com pessoas diversas é uma oportunidade de aprimorar ideias e fazer crescer o seu potencial criativo, além de manter-se conectado é uma forma de adquirir conhecimento e novos aprendizados. Mas, não pense que o networking é uma relação onde você só ganha, pois é importante perceber que essa rede de contatos é pautada na base da troca de informações, experiências e aprendizados.

Confira algumas dicas que podem ajudar a manter boas relações interpessoais no ambiente organizacional:

Invista em relacionamentos colaborativos:
Evite gerar competição uns com os outros e estimule a colaboração e cocriação mútua entre colegas e equipes.

Escute com atenção:
Sempre que alguém te procurar para dar uma ideia ou tirar uma dúvida, pare o que está fazendo e foque em quem está te solicitando. É sempre bom estar aberto as outras informações e mostre que você as valoriza.

Promova o desenvolvimento da sua equipe:
Invista no desenvolvimento pessoal e profissional da equipe, tendo em vista que uma boa relação de trabalho contribui para a realização de ações integradas e mais eficientes.

Resolva os conflitos:
Os conflitos podem acontecer em qualquer circunstância, principalmente no ambiente corporativo, por isso, é importante que gestores fiquem sempre atentos aos comportamentos do time para poder agir com clareza e transparência.

Entenda as diversidades:
Nem todo mundo é igual e pensa da mesma forma. Personalidades e profissionais diferentes podem contribuir e muito de diversas formas no ambiente corporativo. É preciso respeitar e saber extrair o que cada um tem de bom, nos pontos fortes e habilidades. E quando surgirem os conflitos e as diferenças, seja cauteloso e não tome partido de ninguém, pois todos são peças chaves para o sucesso de um negócio.

O relacionamento interpessoal no trabalho é de extrema importância e quando desanda, a empresa como um todo sofre. São as pessoas que movem os negócios, estão por trás dos números, lucros e de todo bom resultado, daí a necessidade de se investir cada vez mais nas relações humanas. Um profissional com habilidades para lidar com pessoas, trabalhar em equipe, tem mais chances de crescer na carreira e poder contribuir com a harmonia e desenvolvimento dos que estão a sua volta, traz mais satisfação e motivação!

 

Comente isso

Seu e-mail não aparecerá no comentário.

Você vai gostar