Carreira & Finanças

Faça um plano de carreira para esse novo ano com essas cinco dicas simples e eficientes

Mesmo o foco sendo na vida profissional, alinhar tudo com a pessoal é fundamental para fazer fluir

Mudar é sempre bom, e quando um ano vira, essa sensação (ou necessidade) fica mais forte. É bom aproveitar a empolgação, principalmente se você quer dar uma guinada na sua vida profissional. Para te ajudar, o DaquiDali pediu ao presidente de um dos maiores institutos de coaching do País, para dar essa dicas de ouro. Preparada?

Nastia11/istock

NASTIA11/ISTOCK

FAÇA UMA AUTOAVALIAÇÃO PESSOAL

Tem que se conhecer, por isso, o primeiro passo para um plano de carreira é fazer uma autoavaliação: seus pontos fortes, aqueles que devem ser melhorados, quais seus dons, talentos, anseios pessoais. “Olhe para si e defina o que realmente te satisfaz, tanto no âmbito pessoal como profissional. Reflita sobre seu momento atual, o que já aprendeu até aqui, o que já conquistou, o que te realizou. O processo de autoconhecimento é muito importante quando falamos em objetivos”, explica o master sênior coach JOSÉ ROBERTO MARQUES, presidente do IBC – Instituto Brasileiro de Coaching.

ESTABELEÇA OBJETIVOS

Para a vida pessoal e para a profissional juntas! Segundo José Roberto, “definir foco, objetivo, é de suma importância para que você faça um plano de carreira assertivo. Eles devem ser tanto profissionais quanto pessoais, uma vez que é preciso haver equilíbrio entre esses dois aspectos. Tente imaginar como você se vê daqui a cinco, dez ou 15 anos, onde deseja estar, como deseja estar. Isso lhe ajudará a definir melhor seus anseios”.

DEFINA ESTRATÉGIAS

Após estabelecer os objetivos, é hora de definir as estratégias que farão você chegar onde deseja. “Nesse caso é preciso estabelecer ações, prazos e o passo a passo para atingir o resultado desejado. Essas estratégias devem ser bem específicas, direcionadas e realistas. A exemplo de uma promoção de emprego, quais cursos você deve fazer, em quanto tempo, qual investimento, como será feiro isso”, afirma o especialista.

AndreyPopov/istock

ANDREYPOPOV/ISTOCK

REGISTRE TUDO

Se vai ser à mão ou em uma planilha no computador, a escolha é sua. “Ao detalhar seu plano, com prazos, investimentos, atividade a serem realizadas, entre outras ações, você terá uma melhora de visão, tanto dos passos que terá que dar, como sua progressão rumo a seus objetivos”, diz Marques.

PARTA PARA A AÇÃO

Não espere para amanhã, comece hoje. De acordo com o coach, “o que você pode fazer hoje, ou mesmo agora, para ficar mais próxima do seu objetivo? O que tem que acontecer para você não perder mais tempo? Concretize! Não espere a segunda-feira chegar, o novo ano começar, ou o carnaval passar. Busque, faça e realize-se”.

Vale lembrar que nem tudo sai como o esperado, mesmo tendo um plano de carreira, há fatores externos que podem atrapalhar seu desempenho, como, por exemplo, uma crise. “Mas não se desespere, com um plano de carreira em mãos é mais fácil fazer ajustes, recalcular a rota e continuar seguindo rumo a seu objetivo”, diz o profissional.

Comente isso

Seu e-mail não aparecerá no comentário.

Você vai gostar