Receitas

Fica, Vai Ter Bolo! Nutrichef Revela o Diferencial Dessas Três Receitas Light e Deliciosas

Seja o feito pela vovó, com o sabor da infância, ou o sofisticado para celebrar datas especiais, o bolo faz parte da memória afetiva de muita gente, não é? É por isso que quem faz dieta para perder peso sente tanta falta desse pequeno e delicioso prazer. Com a receita certa, no entanto, você pode colocar sim esse doce no cardápio sem prejudicar sem plano de alimentação saudável.

 

Foto: Divulgação/Vanessa Prieto

Bolo de Amêndoas com Banana

Ingredientes
4 ovos
3 bananas maduras
1 colher (sopa) de óleo de coco
2 ½ xícaras (chá) de farinha de amêndoas
1 colher (sobremesa) de fermento em pó

Modo de preparo
Bata no liquidificador os ovos com as bananas e o óleo de coco. Despeje em uma tigela, acrescente a farinha de amêndoas e misture até que fique homogêneo. Incorpore o fermento e coloque a massa em uma forma de bolo inglês antiaderente. Leve para assar no forno médio (180ºC) preaquecido por cerca de 25 minutos ou até que ao enfiar o palito, ele saia limpo.

Rendimento: 8 porções
Tempo de Preparo: 40 minutos

Diferencial
“Nesse bolo não é necessário acrescentar nenhum tipo de ingrediente para adoçar, porque a banana madura já faz esse papel. Além disso, quando feito com farinha de oleaginosas (amêndoas, castanha de caju), que também são fontes de gorduras boas, possui uma quantidade de carboidratos menor do que bolos tradicionais feitos com farinha de trigo. Essa receita não tem lactose e nem glúten”, destaca a nutricionista e chef funcional Vanessa Prieto.

Foto: Divulgação/Vanessa Prieto

Bolo de Cacau

Ingredientes
3 ovos
1 ½ xícara (chá) de quinoa em flocos
¾ xícara (chá) de açúcar de coco
½ xícara (chá) de água
4 colheres (sopa) de cacau em pó
2 colheres (sopa) de psyllium
1 colher (sopa) de óleo de coco
1 colher (sobremesa) rasa de fermento em pó

Ingredientes para cobertura
½ lata de creme de leite (sem soro)
2 colheres (sopa) de açúcar de coco
2 colheres (sopa) de cacau em pó

Modo de preparo
Coloque no liquidificador os ovos, a quinoa em flocos, o açúcar de coco, a água e bata por 1 minuto. Acrescente o cacau em pó, o psyllium, o óleo de coco e bata até que fique homogêneo. Despeje em uma tigela, acrescente o fermento em pó e misture delicadamente. Coloque a massa em uma forma de bolo inglês antiaderente e leve para assar no forno médio (180ºC) preaquecido por cerca de 30 minutos ou até que ao enfiar o palito, ele saia limpo. Retire do forno e prepare a cobertura.

Modo de preparo da cobertura
Em uma panela, coloque o creme de leite, o açúcar de coco, o cacau em pó e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até que fique homogêneo. Retire do fogo e sirva com o bolo.

Rendimento: 8 porções
Tempo de Preparo: 40 minutos

Diferencial
Segundo a chef, “a quinoa em flocos é versátil nas receitas e excelente fonte de proteína de origem vegetal e fibras. Para os intolerantes à lactose, basta não colocar a cobertura ou substituir o creme de leite por uma versão sem lactose (lacfree). O cacau é melhor do que os achocolatados habitualmente usados nas receitas de bolo de chocolate, isso porque a maioria tem uma quantidade grande de açúcar, basta olhar na lista de ingredientes e ver que o primeiro item que aparece é o açúcar”.

Foto: A_Lein/iStock

Bolo Fit de Iogurte com Limão

Ingredientes
3 ovos
1 pote de iogurte natural desnatado
½ xícara (chá) de manteiga (temperatura ambiente)
2/3 xícara (chá) de xilitol
1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo integral
½ xícara (chá) de aveia em flocos finos
1 colher (sopa) de fermento em pó
Raspas de casca de limão a gosto

Modo de preparo
Em um recipiente, coloque os ovos e bata-os com o auxílio de um fuê. Em seguida, sem parar de bater, acrescente o iogurte, a manteiga, o xilitol e misture bem. Junte a farinha de trigo integral, a aveia em flocos finos e misture até que fique homogêneo. Por fim, incorpore o fermento em pó, as raspas de casca de limão e despeje numa forma antiaderente ou untada e enfarinhada. Leve para assar no forno preaquecido (180ºC) por cerca de 30 minutos ou até que, ao enfiar um palito, ele saia limpo e o bolo esteja dourado.

Rendimento: 8 porções
Tempo de Preparo: 45 minutos

Diferencial
Vanessa explica que “o iogurte é sempre uma ótima forma de agregarmos proteína à receita! Além disso, ele é rico em minerais como o cálcio, magnésio e o zinco, que são excelentes não apenas para a saúde óssea, mas também nas contrações musculares e recuperação pós atividade física”.

Bom apetite!

Comente isso

Seu e-mail não aparecerá no comentário.

Você vai gostar